10 de dez. de 2008

C-reativa aprenda


C-reativa

Descobriu-se, então, que as pessoas mais suscetíveis a um ataque cardíaco eram aquelas que tinham no sangue altas doses de uma proteína chamada C-reativa. Pessoas nessa situação corriam um risco três vezes maior de sofrer um ataque do coração. A proteína C-reativa é produzida pelo fígado em decorrência dos processos inflamatórios. "Exames comprovaram que a incidência dessa proteína aumenta a probabilidade de ocorrer um infarto".
O que fazer para se prevenir? Atividades físicas e a redução do colesterol ajudam a diminuir a proteína C-reativa no sangue. Colesterol, pressão alta e fumo contribuem muito mais para o risco de infartos do que a inflamação crônica, que sozinha não é suficiente para produzir perigos ao coração. Comer frutas, verduras e legumes, manter o peso adequado e esmerar-se na higiene bucal são armas importantes. Experiências sugerem o uso de antiinflamatórios como uma possibilidade de afastar as doenças, mas – com exceção da aspirina – ainda não existem protocolos de uso desses comprimidos com o objetivo específico de evitar infarto.
Na teoria, esses medicamentos anulariam ou amenizariam os processos inflamatórios e poderiam evitar o risco de muitas doenças graves. Em pacientes com propensão a infartos – fumantes, sedentários, obesos, hipertensos –, o uso diário de uma aspirina infantil é suficiente para reduzir o risco de problemas cardíacos. "Orientação médica é fundamental. Se tomada erradamente, a aspirina pode causar sangramento digestivo ou inibir a ação de outros medicamentos".
Como vencer a inflamação?
Com a descoberta de que doenças graves como os ataques cardíacos, alguns tipos de câncer e o mal de Alzheimer podem ter como uma das causas as inflamações, os médicos passaram a aconselhar cuidados especiais com elas. Algumas de suas sugestões:

EXERCÍCIOS
Praticar exercícios regularmente, pelo menos trinta minutos por dia, é um aliado na luta contra a inflamação. Queimar calorias ajuda a reduzir as células de gordura, que são um dos fatores envolvidos nos processos inflamatórios.

ALIMENTAÇÃO
O consumo de peixe, óleos vegetais, frutas e legumes aumenta a quantidade de substâncias antioxidantes cuja presença no organismo inibe os efeitos destrutivos das inflamações.

MEDICAÇÃO
Um médico pode recomendar a ingestão regular de aspirina para evitar inflamações em geral. As estatinas, substâncias que diminuem o colesterol, podem ter efeito antiinflamatório sobre o interior das artérias e, assim, aumentar seu efeito protetor do sistema cardiovascular. Pesquisas mostram também o efeito benéfico de certos medicamentos antiinflamatórios não esteróides.

HIGIENE ORAL
Escovar os dentes e usar o fio dental regularmente ajuda a afastar o risco de doenças periodontais e gengivite, uma das portas de entrada mais comuns para as inflamações.

Conclusões
Com base na revisão da literatura especializada pode-se inferir que no exame e tratamento da saúde bucal de um paciente, muitos aspectos devem ser considerados, pois da mesma forma que a saúde geral do paciente pode influir em sua saúde bucal, o contrário também é verdadeiro, ou seja, as doenças bucais interferem de maneira significativa na condição sistêmica do indivíduo. Devido a esses fatores ora apresentados se faz necessário enaltecer a importância do tratamento periodontal, pois desta forma estaremos reduzindo o número de microrganismos e seus produtos assim como substâncias liberadas pelo hospedeiro em resposta à presença do biofilme dentário, diminuindo, assim, o risco de alterações sistêmicas, dentre elas as doenças cardiovasculares.
Apesar da maioria dos estudos apontarem para um inter-relacionamento entre as condições citadas nessa revisão, é importante ressaltar que esse potencial focal da doença periodontal ainda precisa ser melhor esclarecido, visto que ambas as alterações possuem um caráter etiológico multifatorial, podendo indicar ou não uma relação de causa e efeito devido à superposição de muitos fatores de risco em comum.
PCR ultra-sensível é considerada elevada , quando está acima de 3 mg/L, na ausência de outras doenças inflamatórias. Para evitar resultados falsamente elevados, na vigência de processos infecciosos e inflamatórios agudos, a dosagem da PCR ultra-sensível deverá ser evitada. Essa dosagem não necessita de jejum.

Um comentário:

  1. adorei essa materia, esclareceu muitas dúvidas. meu esposo está com a pcr em 12mg/l, sente dores nas pernas e vive estressado demais, esta tentando deixar de fumar.
    tomara q ele fiq bom.

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.