25 de jan. de 2009

Barriga aumenta risco de câncer

BERLIM - Homens com muita barriga são mais propensos a desenvolver câncer de próstata, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira, realizado por cientistas do Instituto Alemão de Nutrição, em Postdam. Há anos já se sabe que o acúmulo de gordura abdominal eleva o risco de infarto e diabetes . De acordo com a pesquisa, na qual foram acompanhados 153 mil homens, a
relação cintura-quadril é a que melhor reflete o risco de se ter este tipo de câncer. Os pesquisadores suspeitam que a gordura abdominal tem uma ifluência negativa sobre o equilíbrio hormonal.
Os homens com um coeficiente de cintura-quadril superior a 0,99 têm 43% mais risco de sofrer de câncer de próstata do que aqueles que têm um coeficiente inferior a 0,89. O índice é obtido dividindo-se a medida da cintura pela do quadril. As duas medidas permitem tirar conclusões sobre o volume da gordura acumulada no abdômen.
- Até agora sabemos pouco sobre a relação causa - reconheceu Heiner Boeing, um dos autores do estudo, que indica a possibilidade de que haja uma estreita relação entra a gordura e o nível dos androgênios, hormônios sexuais masculinos.
O estudo paz parte da "Pesquisa européia prospectiva sobre câncer e nutrição", uma ampla investigação iniciada em 1992 sobre a relação entre alimentação, o câncer e outras enfermidades crônicas como diabetes tipo 2.
www.opera.com/mail/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.