12 de jan. de 2009

QUER SIGILO TOTAL? só matando!



publicado no GLOBO de Hoje

BBC: destruição total do HD é a única maneira realmente eficiente de evitar o roubo de dados
Um estudo realizado por uma revista especializada britânica concluiu que a única forma de evitar que dados sejam roubados de um computador velho é destruindo fisicamente o seu disco rígido, de acordo com matéria da BBC publicada no site do GLOBO.

Para verificar como é fácil recuperar informações pessoais de computadores velhos, a revista comprou oito discos rígidos oferecidos no website de leilões eBay, e descobriu que eles ainda continham informações confidenciais de seus proprietários originais.

Usando um software baixado de graça da internet, os pesquisadores da revist a " W h i c h ? C o m p u t i n g " conseguiram recuperar nada menos que 22 mil arquivos apagados, entre imagens, música e planilhas.

A revista, diz a BBC, decidiu realizar a investigação depois de saber que ladrões de dados pessoais estão rastreando locais onde se joga foram computadores e sites de leilão da internet.

Os potenciais fraudadores pagam especialistas em software para recuperar essas informações, e com elas obter cartões de crédito, pedir uma nova linha telefônica ou até uma cópia da certidão de nascimento da vítima.

A editora de "Which? Computing", Sarah Kidner, advertiu que é alto o risco de se tornar vítima deste tipo de crime na Grã-Bretanha: — Hoje PCs contêm mais informações pessoais valiosas do que nunca pois as pessoas estão cada vez mais comprando online, usando sites de relacionamento e tirando fotos digitais.

E este crime parece ultrapassar fronteiras. Segundo a revista, um de seus leitores, Alexander Skipwith, que mora em Londres, teve que pagar o equivalente a cerca de R$ 330 para conseguir de volta o seu disco rígido de um homem que dizia estar na Letônia.

O homem enviou para Alexander um e-mail com uma foto pessoal da vítima, para provar que tinha acesso à memória armazenada no seu disco rígido. A mensagem continha ainda extratos bancários e um pedido de empréstimo para a compra de imóvel, conta a revista.

De acordo com a "Which? Computing", Alexander disse que teve o disco original de seu computador substituído por outro pela firma que montou a máquina.

Foi dito a ele que o disco tinha defeito, mas que teria as informações pessoais apagadas.

A revista diz ainda que não são apenas usuários domésticos que sofrem risco de ter seus dados roubados quando se desfazem da memória de seu computador de maneira descuidada.

A publicação afirma ter recebido informações da polícia londrina de que discos rígidos de máquinas para se tirar dinheiro estão sendo compradas por falsários ansiosos por colocar a mão em informações bancárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.