7 de jan. de 2009

Tião Viana quer melhorar a prestação de serviços da aviação regional e mais espaço entre poltronas nas aeronaves


A empresa de transporte aéreo TAM Linhas Aéreas deverá oferecer uma nova opção de voo para os acreanos. O novo voo entraria em operação nos próximos dias com horário previsto de chegada às 12 horas e saída de Rio Branco às 12h40.

A rota seria São Paulo/Brasília/Rio Branco. A saída seria do aeroporto de Guarulhos, com escala em Brasília e chegada a Rio Branco prevista para as 12 horas, no horário local. O retorno, com a rota inversa, seria 40 minutos após a chegada.

A informação foi dada ontem, em Rio Branco, pelo senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado, ao revelar que o diretor presidente da TAM, David Barioni Neto, e o gerente-geral da empresa em Rio Branco, Uiter José da Silva, confirmaram a aprovação de mais um voo da empresa tendo o Acre como destino.

O senador havia feito a reivindicação de mais um voo da empresa para o Acre em novembro de 2008, quando recebeu, no seu gabinete em Brasília, a diretoria da TAM, incluindo o vice-presidente comercial da companhia, Paulo Castello Branco, para discutir os destinos e as perspectivas da aviação brasileira. O senador revelou que defende a expansão da aviação regional do país, o que, segundo ele, interessa muito ao Acre. “Nós nos ressentimos de mais linhas aéreas para ampliar a integração com os Estados da Região Norte e de outras regiões brasileiras, além dos países vizinhos, como Peru e Bolívia”, disse o senador.

O senador sugeriu aos dois executivos que seja aberto um portal de transporte de passageiros e carga a partir do Acre com os países vizinhos banhados pelo Pacífico. De acordo com Tião Viana, a integração aérea do Acre com os países andinos ampliará o fluxo turístico e de negócios entre as duas Amazônias, criando um fluxo rodoviário para o interior do país a partir do Acre.
As duas regiões serão integradas a partir de 2010 com a conclusão da pavimentação da Rodovia Interoceânica, que vai ligar a Amazônia brasileira, por meio do Acre, com as cidades portuárias do Pacífico peruano e com a rodovia Pan-Americana, que interliga os países sul-americanos.

Além da integração sul-americana, Tião Viana sugeriu a inclusão de alimentos regionais nos serviços de bordo da aviação nacional, o que geraria renda e emprego nas regiões para onde são realizados os voos comerciais das grandes e médias companhias aéreas. O senador também solicitou aos dirigentes da TAM a compreensão das companhias para ampliar o espaçamento interno das aeronaves, pleito que já faz parte de um projeto de lei de sua autoria em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Tião Viana é autor de um projeto de lei que, se aprovado, vai determinar a configuração interna exigida para a certificação das aeronaves no transporte aéreo de passageiros, com espaçamento livre mínimo, entre duas fileiras consecutivas de poltronas, de 78,7 centímetros para voos domésticos e de 83,8 centímetros, para voos internacionais.

O senador justifica seu projeto dizendo que há uma tendência mundial de aumento de assentos oferecidos em cada aeronave, o que resulta na redução do espaço disponível por passageiro.

Segundo o senador, a insuficiência de espaço tem efeitos nocivos para o bem-estar dos usuários do transporte aéreo, prejudicando a adequada movimentação dos membros inferiores dos passageiros, o que pode levar a manifestações de ordem vascular.

“A compressão e a imobilização favorecem a formação de coágulos e, por conseguinte, pessoas propensas a problemas circulatórios podem apresentar quadro de trombose durante voos de longa distância”, disse o senador, que também é médico com doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).


fonte: Pág 20

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