1 de jul. de 2009

Acabou a TV Analógica nos EUA

As emissoras de televisão nos Estados Unidos começou a cortar seus sinais analógicos desde o dia 12 de junho, marcando o fim de uma tecnologia de mais de 60 anos. Todas as transmissões no país serão feitas pela tecnologia digital. E deve haver confusão. Pelo menos pelo menos três milhões de domicílios amanheceram sem TV.
[]
Para lidar com as dúvidas de telespectadores, a Comissão Federal de Comunicações colocou cerca de quatro mil operadores de plantão para receber ligações e instalou centros de demonstração em várias cidades. Grupos voluntários e agências de governo locais estavam ajudando pessoas mais velhas a instalar conversores digitais que permitem que TVs antigas continuem funcionando.

Transmissão de TV dos EUA passa a ser apenas digital, mas três milhões de casas ficaram excluídas

- Quando se está sozinha como eu, ela é meu parceiro - diz Patricia Bruchalski, de 82 anos, sobre sua televisão.

Bruchalski, uma pianista e ex-cantora de ópera do Brooklyn Park, recebeu ajuda de uma instituição para idosos de Maryland. Depois da instalação do conversor, ela ficou maravilhada com a qualidade da transmissão digital e o aumento do número de canais de três para 15.

- Agora vai ficar assistindo televisão a noite toda - disse o voluntário que instalou o aparelho, Rick Ebling.

Alguns telespectadores aproveitaram a mudança de tecnologia para comprar TVs novas e jogaram as antigas no lixo, como em Burke, no estado da Virgínia

[]

Cerca de 15% dos domicílios nos EUA não têm transmissão por satélite ou cabo e tendem a ser mais pobres. Uma pesquisa da Nielsen apontou que os lares de minorias devem estar menos preparados para a mudança da tecnologia. Um estudo patrocinado pelas TVs mostrou que a população está informada da mudança, graças a dois anos de publicidade sobre ela. Mas muitas pessoas simplesmente adiaram a questão.

- Sabemos que alguns telespectadores vão esperar até o último minuto ou até depois de 12 de junho até que tomem alguma medida - disse Paul Karpowicz, da Associação Nacional de Emissoras de TV.

A WUPW, afiliada da Fox em Ohio, foi a primeira a cortar o sinal analógico, às 8 da manhã desta sexta-feira. Em pouco mais de duas horas 40 ligações já tinham sido recebidas pela empresa, muitas com dúvidas sobre a instalação do conversor, segundo o chefe da área de engenharia, Steve Pietras.

O fim da transmissão analógica estava inicialmente previsto para o dia 17 de fevereiro, mas os cupons de subsídio para a a compra dos conversores, de US$ 40, acabaram em janeiro, fazendo com que a administração Obama adiasse a adoção da nova tecnologia. O programa recebeu novos recursos no pacote de estímulo econômico.

Xico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.