24 de jan. de 2010

CATARATA


É sempre bom saber

E a opacidade parcial ou completa, estacionária ou progressiva, do cristalino, devido a um processo degenerativo deste.

Cristalino é uma pequena lente, localizada atrás da íris. A íris é uma membrana colorida, circular e retrátil, situada atrás da córnea e com uma abertura central (pupila). A íris determina a cor dos olhos das pessoas.

Quando a opacidade torna-se acentuada, impede a passagem da luz para o fundo do olho (retina) e a visão está comprometida. O grau de perda da visão depende da localização e da extensão da catarata. Em geral, as cataratas são o resultado do envelhecimento dos tecidos, por isso, ocorrem mais nas pessoas idosas. Não obstante, também se apresentam em pessoas não idosas como consequências de certas enfermidades, dentre elas, os diabetes. Há pessoas que nascem com catarata e outras, ainda, que têm tendência para o mal ou o herdam. É ainda causada por deficiência na nutrição, tais como nas avitaminoses, lesão no cristalino ou na cápsula do olho e doenças oculares. Alguns medicamentos, exposição ao radium e raios-X são causadores de cataratas tóxicas. Também podem ser o resultado de ocupações como a de sopradores de vidros, onde os olhos se expõem ao calor e à luz intensa. As cataratas quase nunca se apresentam simultaneamente nos dois olhos, a não ser quando infecciosa ou contagiosa.

A doença leva um, dois ou mais anos para se desenvolver; todavia, pode, em poucos meses, atingir o estágio mais crítico.

Com a evolução da doença, o paciente vê cada vez menos, com diminuição da sensibilidade à luz. Eventualmente há visão dupla e miopia (dificuldade para distinguir objetos longínquos). O paciente queixa-se de ver sinais ou manchas e a visão torna-se enevoada.

A doença quando não tratada pode levar a cegueira. O tratamento é cirúrgico e o resultado é muito bom.

Cremers 5.801, médico

Dr. Eliseu Santos
dreliseusantos@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.