22 de set. de 2010

STAR PERÚ DÁ INÍCIO AOS VOOS REGULARES NA LINHA RIO BRANCO, CUSCO E LIMA

Escrito por Samuel Bryan
Ligação aérea é resultado de negociação entre Governo do Estado e iniciativa privada para movimentar economia e turismo da região
Voo da Star Peru tem saídas regulares de Rio Branco com destino às cidades peruanas Cusco e Lima (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

Na última segunda-feira, dia 20 de setembro, marcou um fato histórico importante para o turismo do Acre com o voo inaugural da empresa Star Perú, que a partir de agora realiza a linha Rio Branco, Cusco e Lima, ligando Acre e Peru em viagens regulares. Cerca de 20 pessoas embarcaram no Aeroporto Internacional de Rio Branco com destino às cidades peruanas, entre turistas, empresários e autoridades acreanas e bolivianas. Os voos serão regulares, sempre na segunda e sexta-feira, com chegada às 10h20 no Aeroporto Internacional de Rio Branco, e saída às 11 horas.

A Secretária de Turismo em exercício, Ediza Pinheiro de Melo, contou como é importante destacar a consolidação dessa rota e o esforço do Governo do Estado do Acre para sua concretização. "O voo surgiu de uma negociação do governo com a iniciativa privada, consolidando esse trabalho que faz parte de um projeto muito maior junto com a Estrada Interoceânica. Agora você pode tomar café em Rio Branco e almoçar em Cuzco", afirma Ediza.

O voo marca acima de tudo um momento especial no processo de integração comercial, econômica e turística entre o Peru e o estado do Acre. José Raimundo Moraes, Presidente da Associação das Agências de Turismo e representante da Star Perú no Estado, lembra que há pouco tempo os acreanos não tinham fáceis opções de voos internacionais.

"Do Peru, o usuário pode se deslocar facilmente para o Chile e a Argentina. A partir de Cusco, são três horas de trem pra uma das maiores maravilhas do mundo, Machu Picchu. Tudo isso numa tarifa de ótimo valor, muito abaixo das tarifas cobradas a partir de Brasília", conta o empresário. É acima de tudo um novo destino para os acreanos. As passagens podem ser compradas em qualquer agência de turismo do estado. Os preços variam. A média, segundo o empresário, é de U$ 480 ida e volta de Rio Branco a Lima, e U$ 280 ida e volta para Cusco.
Negócios e lazer

Representantes do trade turístico, secretária de turismo em exercício e secretário de ciência e Tecnologia participaram do ato que marcou a chegada do voo regular da rota .

Quando soube do voo, Orlando Figueiredo, de Natal, que veio ao Acre para participar de um encontro de pesquisadores, comprou imediatamente uma passagem e partiu em busca de realizar o sonho de conhecer Machu Picchu (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O voo que agora liga o Acre ao Peru faz parte de um projeto de integração ainda maior que integra a Estrada Interoceânica, e deve aumentar ainda mais as relações comerciais do Acre com os países andinos. "Com a consolidação da estrada, e o início dos voos regulares, começa a haver uma segurança para que os empresários invistam ainda mais nas relações comerciais entre o Acre e o Peru", conta o Secretário de Desenvolvimento, César Dotto.

Representando o Itamaraty, Carlos Francisco também participou da solenidade. "Hoje, a inauguração deste voo é a realização de um sonho. Ele chega no momento em que outras rotas estão sendo inauguradas. Num feito que o Governo Federal nunca teria conseguido sem o total apoio do Governo do Estado do Acre".

José Manuel Aguilar, representante da Star Perú, contou que a empresa quer aumentar ainda mais a interação Lima, Cusco e Acre. "São destinos importantes e com uma rota que compensa cada vez mais, saindo de Rio Branco e chegando a Lima, com várias opções para ir a qualquer lugar do mundo", falou José.

A Secretaria de Turismo, Setul, estima que pelo menos cinco mil acreanos são clientes em potencial para o voo que ligará Rio Branco a Cusco e a Lima. O turismo para o Peru vem sendo cada vez mais incentivado e não apenas os acreanos interessados em descobrir as maravilhas do país vizinho serão beneficiados pela nova rota aérea internacional. Turistas de todo o Brasil terão mais uma opção de entrada, utilizando o Acre como porta, como já vem acontecendo através da ligação rodoviária. Hoje, um ônibus sai todos os dias de Rio Branco para Puerto Maldonado.

O voo já começa a atrair turistas até mesmo fora do Acre. Orlando Figueiredo, de Natal, veio ao Acre para participar de um encontro de pesquisadores em Cruzeiro do Sul e já tinha o grande desejo de conhecer o Peru. Ao saber do voo não perdeu tempo, comprou imediatamente uma passagem e partiu em busca de realizar um sonho, conhecer Machu Picchu. "Vou avisar a todos de Natal sobre essa oportunidade. É pelo menos 50% mais barato que qualquer outra rota, vir para Rio Branco e depois para o Peru", conta o pesquisador. "Estou impressionado com o Acre, Rio Branco é uma cidade linda e eu estou maravilhado, planejo voltar muito mais", completa ele.

Nota do blog: E daqui pra lá? Vamos de Bandeirante ou é só a empresa peruana a lucrar?

Fonte: Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.