1 de nov. de 2010

DIA DE TODOS OS SANTOS. NINGUÉM QUE FOI SANTO FICA DE FORA DESTA DATA


Tarauacá tem um Santo, conhecido por Amin Kontar.

No Dia dos Finados, sua tumba é a mais prestigiada, a mais visitada. É o dia em que muitos vêm pedir o seu auxílio, que vem lhe agradecer, que vem lhe prestar homenagens.

Aos poucos, o povo de Tarauacá tem resgatado a história deste homem, que faz parte do imaginário forense, policial e religioso da cidade.

Amin foi preso, torturado e assassinado, acusado de um crime que não cometeu. Daí a raíz do sentimento popular por Amin Kontar.

Seu nome significa Príncipe da Constância. Honrou este nome até a hora da morte. Ao ser indagado de sua culpa, debaixo de grande dor, dizia para seus algozes: "Não foi eu e não sei quem foi".

A história de Amin Kontar é rica em significados. Pode-se examiná-la do ponto de vista do direito, da filosofia, da sociologia, da psicologia, da religião, da história. 
Feliz um povo que tem um acontecimento tão prenhe de relevantes dimensões. 
A sociedade de Tarauacá, num movimento amplo, acima das divergências políticas ou religiosas vem se unindo para propor que a bela ponte que cruza poeticamente o Rio Tarauacá receba o seu nome: Ponte Amin Kontar.
Isso é o que eu chamo de justiça histórica! Vamos juntos, isso é uma bandeira que engrandece todos os tarauacaenses.

Blog do Dr. Sanderson Moura 


Nota do blog: Essa idéia do Dr. Sanderson de colocar o nome da ponte de Tarauacá de Amin Kontar, visa fazer justiça a um homem que serve de exemplo para todos. Apesar de Torturado não abriu sua boca para acusar ninguém, pelo simples fato de que estaria comentendo o mesmo erro dos seus algozes. Essa iniciativa deverá ser apoiada por todos os munícipes.

8 comentários:

  1. Penso num outro nome LEANDRO TOCANTINS. O maior vulto literário que Tarauacá já recebeu, cuja única honra tem sido o esquecimento! Seria um preito de justiça a ele.

    ResponderExcluir
  2. Isaac meu amigo, tu tens razão. Leandro Tocantins é outro injustiçado por Tarauacá. Acho que a ele caberia a honra em algo ligado a cultura, principalmente a literatura. Parece-me que a biblioteca será municipalizada. Está ai uma boa oportunidade de prestar homenagem a tão vultosa figura.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Se for pra indicar nomes, também indico o nome de "José Leão". Não foi um Leandro Tocantins e nem tão pouco Amin Kontar, mais foi um seringueiros que nas "brenhas" destes seringais conseguiu criar e educar 26 filhos. Ok?

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo, criar 26 filhos realmente não deve ter sido fácil. Merece ter seu nome perpetuado também.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. 26 filhos. Realmente merece um prêmio!
    Pena que meu pai foi apenas 9. Fica fora da disputa! rsrs...

    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
  6. Amigo Palazzo e Izaac Melo, estou apenas brincando, mais é verdade que minha mãe, assim como outras, teve 26 filhos, inclusive todos com parto normal. Grande mulher e grande homem, meus pais. Mais nem por isso, acho que deve ser colocado a ponte com seu nome. Outros heróis também foram importantes na história da nossa cidade. Exemplo , foram os citados pelo Dr. Sanderson Moura e Isaac Melo. Acho também que podemos fazer diferente. Que tal a idéia de colocar o nome da ponte de “ABACAXI GRANDE”, em homenagem ao nosso abacaxi, que só tem aqui em Tarauacá , grande desse jeito. A de Sena Madureira poderia ser “Ponte do Mandin”, em homenagem ao mandin. A de Feijo poderia ser “Ponte Açai”, em homenagem ao Açai. E assim seriam as outras.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, aqui não é ms só abacaxi que dá grande. Dá pepino também. srsrrsrsrs
    abç

    ResponderExcluir
  8. É verdade Palazzo. Mais o pepino maior está na politica ai em Tarauaca. Há muito tempo a gente vem levando "peia". Na beleza, feijo já passou na frente. Nossa maravilhosa Tarauacá só ficando pra trás. Será que dessa vez não vamos eleger um candidato que seja da frente popular? Tenho minhas dúvidas!!!! Você viu a votação pro Serra ai em Tarauaca? Sei não, hem!!! Mais como diz o velho ditado: "O povo tem o governo que merece"

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.