6 de dez. de 2010

PURAQUÉ ou PORAQUÉ - CURIOSIDADES AMAZÔNICAS - ESSE PEIXE JÁ FEZ VÍTIMAS POR AQUI

Peixe-elétrico (como o poraquê do Brasil) é uma denominação comum dado às espécies de peixe, quer de água doce, quer de água salgada, de gêneros diversos, dotados de células especiais em região específica do corpo (parte médio-posterior, até a cauda), capazes de gerar diferenças de potencial elétrico e suscetíveis de, por associação em série, desenvolver capacidade de descarga externa total apreciável, a variar de poucas dezenas a muitas centenas de volts, em correntes também variáveis de fração de um a alguns ampères, os valores destas correntes a dependerem da resistência elétrica do receptor (presa aquática ou ameaça potencial ou ser humano em encontro eventual).


As descargas produzidas prestam-se tanto à subsistência alimentar, sendo utilizadas para atordoar as presas das quais o animal se alimenta (geralmente peixes menores), quando à autodefesa do animal em razão de perigo iminente.

A fauna acreana é uma das mais ricas do mundo. Um exemplo disso é esse puraquê, de quase dois metros, que foi abatido em um açude próximo de Rio Branco. O animal, que vive em lagos e igarapés, é conhecido pelas descargas eletrícas que, segundo muitos, é capaz de matar até uma pessoa.

A eletricidade produzida por esses peixes tem a função de orientá-los e promover sua interação social. Eles utilizam o campo elétrico para construir uma rede de comunicação. O macho estabelece sua dominação de acordo com a intensidade da descarga elétrica que libera, o que também atrai a fêmea para a cópula. Para depositar os ovos, ela recebe um estímulo elétrico dos machos que auxilia na produção de hormônios.
 
Fontes: Wikipédia e Pág 20 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.