30 de set de 2010

FORÇAS ARMADAS É A INSTITUIÇÃO MAIS DIGNA DE CONFIANÇA

Guilherme Poggio

Para ICJBrasil Forças Armadas é a instituição em que a população mais confia

Com 63% de respostas positivas, as Forças Armadas é a instituição mais digna de confiança por parte da população, segundo o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV).

A sondagem procurou saber como estava a popularidade do Judiciário frente a outras instituições e constatou que a sua posição não é confortável. Com apenas 33% das respostas, o Judiciário ganha apenas do Congresso Nacional (28%) e dos partidos políticos, quando se pergunta se os entrevistados confiam ou não nas instituições. As outras respostas foram: grandes empresas (54%), Governo Federal (43%), emissoras de TV (42%), imprensa escrita (41%), Polícia (38%) e Igreja Católica (34%).

Essa pergunta específica marca o primeiro aniversário do ICJBrasil, uma iniciativa da DIREITO GV para mensurar o grau de confiança no Judiciário e como anda a utilização das instituições da Justiça, pela população, para a reivindicação de direitos e busca por soluções de controvérsias.

O ICJBrasil do segundo semestre de 2010 foi de 4,4 pontos, em uma escala de 0 a 10. O índice é formado pelos subíndices de comportamento e percepção, sendo que o segundo cravou uma nota 6,4 e o primeiro, 3,5 pontos, sempre em uma escala de 0 a 10.

O Rio Grande do Sul foi o Estado que registrou maior confiança no Judiciário, com 4,6 pontos, seguido por Pernambuco, com 4,5. Empatados, com 4,4 pontos, vieram Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Logo em seguida, com 4,3 pontos, encontra-se a Bahia e o Estado que menos confia nas instituições da Justiça, com 4,1 pontos, foi o Distrito Federal.

O primeiro aniversário do ICJBrasil foi marcado por algumas mudanças, visando o aprimoramento das informações levantadas pela sondagem. A mais importante é que, a partir do segundo trimestre, a avaliação deixou de se restringir às regiões metropolitanas e avançou pelo interior.

“Desta forma. buscamos também verificar qual é o sentimento da população pelo interior do país, o que permitirá, em um futuro próximo, traçar uma comparação entre as necessidades das grandes capitais e do interior, que certamente são distintas”, explica Luciana Gross Cunha, coordenadora do ICJBrasil.

O resultado foi uma desconfiança um pouco maior em relação à Justiça da população que vive no interior. Enquanto o ICJ dos habitantes das regiões metropolitanas se igualou ao ICJBrasil (4,4 pontos), nas cidades do interior, ele foi a 4,3.
Utilização do Judiciário

Segundo o ICJBrasil, a confiança no Judiciário é maior entre os que nunca utilizaram os seus serviços do que entre os que já utilizaram, e essa confiança aumenta conforme a renda e a escolaridade dos entrevistados. Entre os entrevistados que disseram que já utilizaram o Judiciário para resolver algum conflito, o ICJ é de 4,3 pontos, enquanto entre os entrevistados que disseram que nunca utilizaram o Judiciário, o ICJ é de 4,5 pontos.

Com relação ao futuro do Judiciário, “(…) apesar de todos os problemas e do pouco prestígio de que goza junto à população, a visão do brasileiro é de que o Judiciário de forma geral está melhor hoje do que no passado e a perspectiva é de que tenda a melhorar no futuro”, analisa Luciana Gross Cunha, diante do fato de que 51% dos entrevistados acreditam que o Poder Judiciário melhorou nos últimos 5 anos. Para 70% dos entrevistados, nos próximos 5 anos o Judiciário tende a melhorar.

Segundo o ICJBrasil, a Justiça é percebida pela grande maioria como morosa: 88% dos entrevistados avaliam que o Judiciário resolve os conflitos de forma lenta ou muito lentamente. Para 80% dos entrevistados, a Justiça é cara e 72% responderam que o Judiciário é difícil ou muito difícil de se utilizar.

Outros três problemas apontados são a falta de honestidade: 61% dos entrevistados não consideram o Judiciário honesto; a parcialidade: 60% disseram que o Judiciário não é independente; e incompetência: 54% da população entrevistada não considera o Judiciário competente para resolver conflitos.
ICJBrasil por renda

Os entrevistados com renda inferior a 2 salários mínimos e os que recebem entre 4 e até 12 salários mínimos tiveram um ICJ de 4,4 pontos, enquanto os que recebem mais de 2 salários mínimos e até 4 salários mínimos e os que ganham acima de 12 salários mínimos tiveram um ICJ de 4,3 pontos.
ICJBrasil por escolaridade

Em relação à escolaridade, os respondentes com colegial incompleto são os que menos confiam na Justiça, com 4,3 pontos. Todas as outras categorias apresentaram ICJ de 4,4 pontos.
Sobre o ICJBrasil

O ICJBrasil começou a ser mensurado no segundo trimestre de 2009 pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Direito GV). O índice é composto por dois subíndices: o de percepção avalia a opinião dos respondentes a respeito do Judiciário nos seguintes aspectos: confiança, tempo de solução de conflitos, competência para a solução de conflitos, custos de acesso ao Judiciário, facilidade de uso do Judiciário, honestidade, independência, um panorama dos últimos 5 anos e a perspectiva para os próximos 5 anos.

O subíndice de comportamento procura saber se, em situações hipotéticas, o cidadão recorreria à justiça. Foram excluídas propositadamente situações onde o Estado é obrigado a atuar no caso, como, por exemplo, crimes.

Foram entrevistados 1.550 pessoas de 7 Estados (Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro) durante os meses de abril, maio e junho de 2010. Esses Estados representam 60% da população brasileira, segundo dados do Censo de 2000 do IBGE.

FONTE: Portal Direito Legal

PROCURA-SE

Cachorrinho perdido

SE LULA OPTAR PELO RAFALE, TERÁ QUE JUSTIFICAR MUITO BEM A ESCOLHA


Rádio França Internacional - RFI
Adriana Brandão

O suspense sobre a compra dos 36 caças para renovar a Força Aérea Brasileira marcou este ano eleitoral no Brasil. Três empresas estão na concorrência: a francesa Dassault com o Rafale, a sueca Saab com o Gripen e a americana Boeing com o F-18. Depois de muito adiar, o presidente Lula promete anunciar o vencedor da licitação logo após as eleições. Isso prova o temor de que a escolha pudesse interferir na campanha.

Há um ano, Lula chegou a declarar sua preferência pelos Rafale da França, país com quem o Brasil tem uma parceria estratégica no setor de defesa desde dezembro de 2008. Mas um relatório técnico da FAB, que vazou para a imprensa, aponta o sueco Gripen, muito mais barato, moderno e com melhor oferta de transferência de tecnologia, como a melhor alternativa.

“O relatório da Força Aérea Brasileira tem uma preocupação muito grande com os custos de manutenção dos aviões. Os Gripens tem um custo muito mais baixo de manutenção e de horas de voo. Isso significa, do ponto de vista da FAB, que ela terá condições de treinar um número muito maior de pilotos, por muito mais tempo”, avalia o professor Antônio Jorge Ramalho, especialista em defesa do Instituto de Relações Internacionais da UNB, Universidade de Brasília.
 
Parceria França-Brasil

O presidente Lula vai escolher, mas a conta do negócio de mais de 10 bilhões de reais será paga pelo seu sucessor. Se o presidente tomar uma decisão política, ele terá que justificar muito bem a escolha. “Não se sabe exatamente o que a França daria ao Brasil em troca desta escolha”, afirma o professor da UNB, acrescentando que o presidente Lula pode tomar esta decisão “desde que ele explique satisfatoriamente à sociedade o que se está recebendo em troca dessa concessão que parece, do ponto de vista técnico, tão absurda”.

A parceria estratégica entre a França e o Brasil já existe. Helicópteros e submarinos estão sendo construídos conjuntamente pelos dois países. Para o professor, não convém acentuar a dependência brasileira em relação à França no setor de defesa.

“O fato de ter deixado a decisão para depois das eleições evidencia que é um tema que se tornou sensível politicamente e que na visão do presidente, poderia dar munição à oposição”, estima Antônio Jorge Ramalho.

NOTIMP

TRIBUTO AO PASSADO - RIO BRANCO

ESPOSA AFLITA MANDA UM BILHETE


Meu doce amor,
Antes de tu voltares da viagem de negócios, queria te informar de um pequeno acidente que eu tive com a camionete quando estava entrando na  garagem.
Felizmente, não foi muito grave e eu não me machuquei; então, por favor,não te preocupes comigo.
Eu estava voltando do mercado quando, ao entrar na garagem acidentalmente, em lugar de pisar no freio, pisei no acelerador.


A porta da garagem entortou um pouquinho; mas, por sorte, a camionete parou quando encontrou sua Ferrari.

Tua moto não sofreu nada, somente um pouco de poeira devido a movimentação que provoquei.
Sinto muito, mas eu sei que tu tens um grande coração e vais me perdoar;
Tu sabes o quanto te amo e me importo contigo, meu chuchuzinho.
Estou te mandando uma foto, para que vejas que não foi tanto assim. Não  vejo a hora de te ter novamente em meus braços.
Com muito carinho da tua saudosa esposinha, Mary!
PS: Ah, já ia me esquecendo: A tua amante ligou.

29 de set de 2010

DEPUTADO FERNANDO MELO NA LISTA DO DIAP PARA POSSÍVEIS ELEITOS

CLIQUE AQUI

ASSUNTOS DIVERSOS


Foto do dia
Frente Fria para sábado. Será?Clique aqui

Constância - Sanderson Moura relembra Amin kontar

Foto noturna de Tarauacá ontem a noite. Blackout mesmo.

Boa reportagem sobre remédios para emagrecimento no blog do Dr. Rodrigo. Clique aqui
Maior acidente aéreo da história de Sena Madureira completa 39 anos - Contilnet

28 de set de 2010

TRIBUTO AO PASSADO - TARAUACÁ - HÁ 82 ANOS

 28/09/1928
Sob a invocação de São Francisco das Chagas, foi iniciada no arraial de S. Francisco, por dona Liberalina Leite Moura, o novenario daquele santo. [sic]

28/09/1933
Por iniciativa do Sr. Raimundo Estaquio de Moura, foi construída a capela de São Francisco das Chagas no arraial, que tomou o nome de arraial de São Francisco.

28/09/1943
Foi registrada, no Cartorio do Registro de Imóveis desta cidade, a escritura de doação, que Nagip Said e sua mulher Dona Maxima de Sousa Said, fiseram de uma casa asobradada, a Cruzada Nacional de Educação, em homenagem a data de 19 de abril de 1943, aniversário do Presidente Getúlio Vargas. [sic]


28/09/1943
Chegou a esta cidade, o avião “Getúlio Vargas”; conduzindo o Tenente Coronel Jeferson do Amaral, Comandante da Força Pública do Territorio, e o Major João Donato Filho, também daquela unidade, aquele investido na qualidade de Delegado Especial, afim de abrir inquerito referente a denuncias feitas as autoridades superiores.[sic]

Fonte : Diversos dados sobre o Município de Seabra - 1905 - 1943 (atual Tarauacá).
Autor: Anastácio Rodrigues de Farias

MINHA COLUNA 28/09/2010


"Muitos homens iniciaram uma nova era em sua vida a partir da leitura de um livro." (H.D.T.)

Novenário está aí
Começou o novenário de São Francisco, a tradicional festa da cidade. Nunca é demais lembrar que a malária pode aumentar, já que muitos colonos trazem da zona rural o plasmódio consigo. É bom ficar atento aos mosquitos.

Falando em novenário
As ruas ficam cheias demais para alguns transitarem de bicicleta, dando com os pedais nas canelas dos outros. Deveriam criar um estacionamento e colocar vigias com controle.

Nível insuportável
Grande os números de roubos que está acontecendo na cidade. Assalto inclusive à mão armada. Se a sociedade tarauacaense não começar a se mobilizar a tendência é aumentar e ninguém fazer nada.


Um estilo
Um “estilo” de assalto novo em Tarauacá é dois menores vindos por trás da pessoa(geralmente uma mulher), um derruba a bolsa no chão, sendo que o outro vem por trás  recolhe a mesma, e corre.

Cuidado e precaução
Ande com sua bolsa na frente e segurando firme.

Os barzinhos
Bem que os donos poderiam se adiantar e mostrar que são “antenados” com as coisas, e proibirem de fumarem dentro dos mesmos. Ou então que se criem áreas para eles. Mas cuidado com a direção do vento antes de inventarem.

Monitoramento de presos no Acre e no Brasil
Apenas uma medida corretiva. Preventiva e evolucionária que é bom, nada. O leste do Acre vai andando devagar. E o Oeste? Quais são as novidades anunciadas. Para um município que nasce mais de 200 crianças por mês, geração de emprego tem que ser prioridade.

Mato Grosso anuncia mega descoberta de jazida de ferro e fosfato no estado
Eita país bom, que esse povo te ame como tu merece veja aqui
Dois convites
Recebi de dois ilustres tarauacaenses convites para participar de dois projetos distintos. Vem coisa boa por ai, aguardem. 

Facetas da política tarauacaense
Tem político que acha que tá forte, e não está. E tem político que acha que está fraco, e está mesmo. Os últimos três dias prometem.

Veja a cor do seu cérebro
Se te interessar clique aqui
Grande o número
Grande o número de adolescentes que estão provocando acidentes com mortes em Rio Branco. Mas por aqui tem adolescente dirigindo também.  Fica o alerta para as autoridades.

E essa BR 364?
Se já causa tanta morte sem ser asfaltada, fico imaginando quando asfaltar.
Todo verão, vidas são ceifadas por pura falta de prudência , orientação de pedestres e ciclistas.
Só uma perguntinha. Vai ter policia rodoviária federal e anjos do asfalto?

Se tiver PRF...
O primeiro equipamento que vão ter que comprar é um caminhão para retirada de gado e outros animais.

Falando em PRF
Uma vez vieram aqui mediram a distância das cercas em relação ao eixo da estrada e foram embora avisando que voltariam e teria multa para quem não obedecessem as normas. Eles voltaram? Retrocederam as cercas?

Jornais e sites na mira da justiça
Multa para quem publica pesquisa não autorizada é prevista no art. 33 da Lei das Eleições, que varia de 50 mil a 100 mil UFIR´s.
Terremotos no Brasil. E têm?
Têm! clique aqui

ISSO QUE EU CHAMO VIVER DE APARÊNCIA

27 de set de 2010

TRE CASSA CANDIDATURA DE N. LIMA

Por 5 votos a favor e 1 contra, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral cassaram a candidatura à reeleição do deputado estadual N. Lima (DEM), a pedido do Ministério Público Federal no Acre.
Lima foi acusado de compra de votos e abuso de poder econômico por ter distribuído comidas, bebidas e camiseta durante abertura da Expoacre 2010.
Nas camisetas, as frases “Guerreiros da Luz”, “Rancho W.W.U.C.”, “Paraíso dos meus sonhos”, “Deus te ama e eu também” e “100% popular”.

O juiz relator David Pardo havia negado a tese do Ministério Público Eleitoral, mas os demais juízes derrubaram o voto do magistrado.

Além de ter o registro de candidatura cassado, N. Lima foi multado em R$ 51 mil e declarado inelegível pelo prazo de 8 anos.

Fonte: Blog do Altino

QUEREMOS BIS! QUEREMOS BIS!


Pelo menos eu quero.
Brincadeiras à parte a festa no estilo dos anos 70/80 organizada na Maçonaria e capitaneada pelo nosso amigo Bolinha, não estava nem cheia nem vazia, estava na medida certa.
Esse tipo de acontecimento serve para algumas coisas que tem que ser levadas em consideração.
Primeiro a diversão em si, que, aliás, aqui não posso deixar de mencionar todos que estavam lá se comportaram dignamente. Sei que isso não passa de obrigação, mas é que nos dias de hoje a coisa está feia e temos que louvar.
Segundo, mesmo sendo suspeito para falar, pois todos sabem que adoro o passado e coisas antigas, essa festa me remeteu a uma infância inocente e até não porque dizer ingênua. 



Na década de 70 morava em Brasília e debaixo dos blocos nas entre quadras fazia com meus amigos e amigas da minha idade os esperados Hi Fi(s) nos fins de semana. 
 
Eram tempos que apesar de uma “sociedade alternativa” que se tentava firmar e não deu certo por se entregarem ao consumo, eram tempos que, por exemplo, na área da segurança ouvíamos falar somente em batedores de carteiras, os indivíduos que deveríamos nos preocupar quando saiamos na ruas para passear, trabalhar, fazer compras, etc. 

Na área da Educação, professores eram segundos pais, sentia-se a preocupação em educar como se a escola fosse uma continuação do seu próprio lar. A Educação era nivelada, mas era nivelada por cima e não por baixo.

Hoje batem é a nossa porta com escopeta e fuzis para roubar não só nossas coisas materiais, mas também a nossa falta de paz para o resto da vida, já que o estrago psicológico para alguns é irreversível. 

 
Ao Bolinha e a todos que ajudaram de uma forma ou de outra, que essa seja a primeira de muitas, para o bem de uma sociedade que já não tem muitas alternativas.
Parabéns!
























26 de set de 2010

ALGUMAS ESTRADAS PELO MUNDO

Veja uma seleção das rodovias e caminhos que têm um visual impressionante
Revista Galileu

O site Cars Route fez uma seleção das estradas mais incríveis do mundo. Escolhemos algumas para mostrar aquelas que impressionam ou por sua vista ou pelo trajeto desafiador e cheio de curvas.

Muitos caminhos são pouco movimentados dado o grau de dificuldade para completá-los ou a distância dos grandes centros urbanos. Veja a lista abaixo:


10. Autoestrada Overseas, Florida Keys (EUA)




 A autoestrada foi construída para fazer ligação entre o grupo de cerca de 1.700 ilhas ao sul dos Estados Unidos, chamado Flórida Keys. A maior porção de sua extensão fica sobre o mar e tem uma vista incrível. 
 9. Iroha-Zaka, Japão
Esta rodovia sinuosa é composta de uma pista para subida e outra para descida, ambas com 48 curvas muito fechadas. Cada uma das curvas recebeu o nome de uma letra de um alfabeto antigo japonês, começando com a letra i-ro-ha. Era muito usada por monges budistas para peregrinação.
8. Rodovia Atlântica, Noruega
A estrada foi escolhida como a construção norueguesa do século e como um dos trajetos do mundo por publicações especializadas. Com oito quilômetros de extensão, liga as cidades de Molde e Kristiansund. Com varias elevações, em alguns momentos dá a impressão de acabar no nada e é cercada por um cenário impressionante.

7. Oberalp, Suíça

A passagem entre os Alpes tem uma vista incrível. Mas só é aberta durante o verão, por causa da forte cerração que cai sobre ela nos meses mais frios do ano e impede a visão dos motoristas. Mas não pense que ela fica inutilizada, vira uma pista de esqui, tobogã e até caminho para escalada.

6. Camino a Los Yungas (ou “estrada da morte”), Bolívia

Com quase 70 km de extensão, esta perigosa estrada conecta as cidades de La Paz e Corioco. Yungas não tem grade de proteção, e a chuva e neblina, comuns na região, atrapalham a visibilidade dos motoristas. Com uma estatística de cerca de 300 mortes ao ano causadas por acidentes, hoje ela é pouco usada, mas é mui geralmente é procurada por quem anda em busca de aventuras.

5. Túnel Guoliang, China


Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta estrada foi escavada nas rochas da montanha Taihang e inaugurada em 1977. Tem mais de 30 "janelas" que proporcionam entrada de luz no caminho. Tem 1.200 metros de comprimento, cinco metros de altura e quatro de largura.

4. Estada de Los Caracoles, Chile e Argentina

O caminho sinuoso que passa pela Cordilheira dos Andes não conta com grades de proteção. Com muitas curvas inclinadas, a estrada fica coberta de neve em grande parte do ano, o que a torna ainda mas desafiadora.


3. Estrada da Montanha Jebel Hafeet, Emirados Árabes Unidos

Com uma extensão de quase 12 km sobre uma montanha de 1.219 metros de altura, a estrada impressiona pela beleza do deserto. O caminho, que mistura retas para alta velocidade e boas curvas é um convite para quem gosta de dirigir. Ela termina em um local com apenas um estacionamento, um hotel e um palácio.

2. Rodovia Lysebotn, Noruega

Mais uma representante norueguesa, esta estrada contém 27 curvas fechadas, 1,1 km de túnel e fica na cidade de Lysefjord. Com um superfície perfeitamente lisa, é uma das estradas mais divertidas desta lista.

1. Estada Stelvio, Itália
Localizada nos Alpes italianos, é uma das estradas com maior altitude da região, com 2.757 metros acima do nível do mar. Tem 48 "zigue-zagues" inclinados entre as montanhas e desafia a habilidade do motorista em um cenário fantástico.