3 de jun. de 2011

CADASTRO MOSTRA QUE 56 DEPUTADOS E SENADORES SÃO SÓCIOS OU TÊM PARENTES NO COMANDO DE EMISSORAS DE RÁDIO E TV

O Globo
RIO - O Ministério das Comunicações lançou na segunda-feira um cadastro que traz o nome de 56 deputados e senadores que são sócios ou têm parentes no comando de emissoras de rádio ou TV em todo o Brasil. A lista passa a ficar permanente no site do ministério. O cadastro de rádios e TVs, comerciais, educativas e comunitárias, com a composição acionária de cada uma, pode ser consultado por estado ou município. As informações são do site Congresso em Foco .

ESTADO POR ESTADO : Veja a lista de entidades por localidade

NOME POR NOME : Confira a lista de sócios e diretores por entidade

- Com esta divulgação ampla avançamos na transparência e acreditamos que a sociedade poderá nos ajudar na fiscalização do setor - disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Na lista, são apontadas 291 TVs, 3.205 rádios e 6.186 retransmissoras comerciais existentes no país. Entre os donos de emissoras, estão famílias como os Sarney, no Maranhão, dona da Televisão Mirante, e os Collor, proprietários da TV Gazeta de Alagoas.

Segundo o Congresso em Foco, muitas concessões foram dadas pelo governo federal na época em que o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), era presidente do país.

De acordo com a legislação, político pode ser sócio de rádio e TV, mas não pode exercer cargo de diretoria. A restrição é para tentar evitar o uso dos veículos de comunicação para facilitar campanhas e prejudicar adversários.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/31/cadastro-mostra-que-56-deputados-senadores-sao-socios-ou-tem-parentes-no-comando-de-emissoras-de-radio-tv-924573854.asp#ixzz1OD1vsYfG
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.