10 de nov. de 2011

EM MENOS DE TRÊS ANOS PREFEITURA DE CRUZEIRO DO SUL MECANIZA QUASE QUATRO MIL HECTARES DE TERRA

AC 24 HS - Alternativa tem resultado em um aumento significativo na produção de frutas, legumes e culturas tradicionais como a da mandioca.

O período de estiagem esse ano na Região do Juruá foi mais curto, as chuvas intensas que geralmente caiam a partir de novembro, vieram dois meses antes do esperado. Com a terra encharcada, a mecanização da terra fica quase impraticável, mesmo assim, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul ainda insiste com o trabalho em algumas comunidades rurais. A meta é atingir pelo menos 1 mil hectares ainda este ano, atendendo o maior número possível de produtores.

A Secretaria Municipal de Agricultura segue um calendário obedecendo ao tipo de produto cultivado por cada comunidade. No início do verão são priorizadas, as áreas de produtores que plantam melancia e jerimum, a safra é rápida. Após a colheita desses produtos, a mesma terra é mecanizada e reaproveitada para o plantio da mandioca.

Todos os tratores utilizados são velhos, depois de cada jornada forçada passam por um rigoroso processo de manutenção para a próxima temporada. Mas o maquinário ganhará reforço nos próximos dias, pelo menos dois tratores novos adquiridos com recursos de emenda parlamentar estão assegurados para o próximo verão.

O secretário municipal de agricultura, Erni Dombroswski, enfatiza também, o auxílio que os microtratores têm dado as atividades mais voltadas para a agricultura familiar no plantio de hortaliças e legumes. “Além disso, os microtratores estão sendo utilizados na preparação dos roçados de mandioca em áreas que os agricultores chamam de arrancadores. Eles servem tanto para limpar como para roçar e revolver a terra”, explica Dombroswsk.

Estatística recorde
Nunca os produtores rurais de Cruzeiro do Sul tiveram tanto auxílio na parte de mecanização de terra. Desde o início da administração do prefeito, Vagner Sales até agora, já são quase 4 mil hectares de áreas mecanizadas e centenas de produtores atendidos. A reutilização das áreas degradas tem sido a alternativa encontrada pelos agricultores para seguir produzindo sem desmatar.

Este ano, apenas os barcos e caminhões a serviço da Prefeitura transportaram mais de 60 mil unidades de melancia, fruta que chegava a ser escassa nos mercados da cidade em alguns períodos. A produção de abacaxi, maracujá e pimenta do reino também já começa a crescer, com a aragem da terra.

“Uma das grandes preocupações da nossa administração sempre foi o incentivo a produção rural que gera emprego, renda e ainda abastece o mercado local. Mesmo com as dificuldades que temos com relação a maquinário, estamos alcançando estatísticas importantes nessa área de mecanização. Em comunidades ribeirinhas onde não é necessário mecanizar, levamos assistência técnica e distribuição de algumas qualidades de sementes. A minha luta agora é para conseguir a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos e implementos agrícolas para tornar mais fácil a vida desses nossos bravos trabalhadores”, resume o prefeito, Vagner Sales.

Neto Vitalino, de Cruzeiro do Sul-Ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.