13 de dez. de 2011

CASAS ENTREGUES HÁ POUCO MAIS DE QUATRO MESES PELO GOVERNADOR TIÃO VIANA ESTÃO DETERIORADAS

As casas do Conjunto Habitacional Vale dos Buritis, no município de Cruzeiro do Sul, entregues pelo governador Tião Viana (PT), no dia 16 de julho deste ano, há pouco mais de quatro meses, estão deterioradas e não oferecem condições de habitação, segundo denúncia da associação de moradores, que aponta ainda, graves problemas de infraestrutura em todo local, onde foram construídas as unidades habitacionais que fazem parte das obras do PAC, do governo federal.

O morado José Gomes classificou a situação das moradias como lastimável. “É um absurdo o que está acontecendo aqui em Cruzeiro do Sul. Nossa situação é lastimável, não temos a quem recorrer. O Conjunto Habitacional Vale do Buriti, entregue pelo governo do Acre há pouco mais de 04 meses, já está todo deteriorado, não por conta dos moradores, mas porque foi mal feito”, afirma, ao informar que procuraram a imprensa local, mas não foram ouvidos.

De acordo com os moradores do Vale do Buriti, a rede de esgoto entupiu e as pessoas não agüentam o mau cheiro do esgoto que transborda nas ruas do conjunto habitacional. Na semana passada, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora das Graças realizou uma assembleia com as pessoas que residem no local, para deliberar uma pauta de reivindicações que será apresentada aos representantes do Governo do Acre.

“As casas são mal feitas e inacabadas, os terrenos medem apenas 9×14. Fizemos um abaixo assinado, pedindo conserto do esgoto, até hoje não tivemos resposta. Procuramos a imprensa local, porém eles se recusaram a denunciar com medo de represália. Quanto ao tamanho dos terrenos temos conhecimento de que são desse tamanho porque parte do conjunto foi usado para pagar as pessoas que trabalharam na construção da obra”, afirmam os moradores.

A associação preparou um minucioso relatório, com todos os problemas que dificultam a vida dos moradores. Saneamento Básico; conserto das unidades habitacionais; adaptação das casas aos idosos e deficientes; cobranças abusivas de taxas de energia elétrica; construção de creche; construção do posto de saúde; horta comunitária; falta de água e os tamanhos dos terrenos estão na pauta de reivindicação.
Segundo os moradores, todas as casas de madeira apresentam defeitos e estariam com pisos e paredes com buracos, já que a madeira utilizada na obra seria de acordo com eles, a conhecida madeira branca, que é usada apenas como material de apoio na edificação de colunas de concreto. “O piso das casas não resistirão a um ano de uso. A madeira está podre, dando de ver o chão, corremos risco das casas desabarem”, diz José Gomes.

“Queremos que façam reparos nos diversos buracos que existem nas calçadas e no próprio asfalto do conjunto. Foi pedido através de algumas pessoas idosas e deficientes que a empresa construtora faça a adaptação das casas entregues a eles, pois a Lei de Acessibilidade e o Estatuto do Idoso lhes garantem isso”, acrescenta a moradora Maria Conceição.

Para os “contemplados” com as casas do PAC, eles teriam sido usados para fazer propaganda, na entrega das unidades habitacionais, que contou com a presença do governador Tião Viana (PT), secretários de Estado, deputados e políticos da Frente Popular que possuem base eleitoral na cidade de Cruzeiro do Sul. “Fomos usados pelo governador e abandonados, sem qualquer assistência do poder público”, finaliza José Gomes.

“Vamos acionar a empresa para reparar os problemas”

Procurado pela reportagem, para saber quais seriam as providências adotadas pelo Governo do Acre, para corrigir os defeitos do conjunto Vale dos Buritis, o secretário de Obras, Wolvenar Carmargo informou que todos os defeitos de execução das obras do PAC serão reparados pelas construtoras responsáveis.

Segundo o Camargo, as empresas executoras das obras públicas teriam um prazo de cinco anos, para ser responsabilizada e reparar os defeitos de execução. O secretário disse ainda, que não teria conhecimento das denuncias, mas que acionaria sua equipe técnica para apurar as reclamações dos moradores.

“Com certeza as obras são mantidas por um determinado prazo. Vamos acionas a empresa para reparar os problemas. O que tiver de responsabilidade da empresa vamos cobrar que seja reparado. Não tínhamos conhecimento da denúncia. Os técnicos da secretária de Obras serão acionados para fazer um relatório da situação real do conjunto”, afirma Wolvenar.

Ray Melo, da redação de ac24horas – raymelo.ac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.