5 de dez. de 2011

EXÉRCITO E RECEITA FISCALIZAM CONTRABANDO E COMPRAS ILEGAIS NA FRONTEIRA

Quem foi às compras na Bolívia neste final de semana foi surpreendido com uma Operação surpresa, desencadeada pelo 4º Batalhão de Infantaria e Selva e a Receita Federal. No entroncamento da entrada para o município de Xapuri, a ordem era combater o tráfico de drogas e as compras ilegais feitas nos municípios de fronteira.

Sacoleiros também são alvos da operação conjunta. O major Henrique Augusto concedeu entrevista para nossa reportagem e garantiu a intensificação da operação durante todo o final de ano. As instituições utilizam equipamentos de última geração. Um scanner de inspeção por raios-X móvel, revista sacolas, malas, mochilas e objetos transportados.

- Ninguém sabe quem é que está transportando drogas ou praticando outros ilícitos, a ordem é parar todo mundo – disse o Major.

Neste final de semana engarrafamento quilométrico foi registrado no sentido Xapuri/Rio Branco. Com a chegada do natal e festas do final de ano, aumenta o fluxo de acrianos que vão ao departamento boliviano de Pando fazer compras.

Pela norma, o turista procedente do exterior pode trazer em sua bagagem, com isenção de tributos, livros, folhetos, periódicos e bens de uso ou consumo pessoal, excluindo máquinas, aparelhos e outros objetos que requeiram alguma instalação, assim como máquinas filmadoras e computadores pessoais. A cota para compras continua sendo de US$ 300 dólares.

Muitos foram pegos de surpresa na operação de ontem (04), principalmente, quem participava de excurssões escolares e outras caravanas. Todos eram obrigados a descer dos ônibus e terem suas bagagens revistadas. Dona Maria Neves, aposentada, disse que a apoia a operação. “Isso tinha que ser todo dia para acabar com a entrada de drogas no Acre”, destacou a senhora.

Nem a receita e nem o comando do exército, divulgaram o volume de apreensões de mercadorias e de tráfico de drogas. A operação vai continuar. 
Jairo Carioca – da redação de ac24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.