6 de dez. de 2011

JAPONESES CRIAM PRIMEIRO CABO ELÉTRICO ELÁSTICO DO MUMDO PARA ROBÔS E OUTRAS APLICAÇÕES

Foto: Reprodução: Geeky Gadgets
O Roboden também poderá ser utilizado em conexões USB e na transferência de dados.

Por Fernanda Morales - Cada dia mais os pesquisadores do universo da robótica buscam soluções para que seus robôs se assemelhem ainda mais com os seres humanos como movimentos, atividades e por que não dizer, com um aspecto ainda mais humano. Pensando nisso, pesquisadores da empresa japonesa de cabos e fibras Asahi Kasei criaram o primeiro cabo elétrico elástico do mundo, que também pode ser utilizado com aparelhos USB, transferência de dados e até carregadores.

O Roboden foi desenvolvido com base em um tecido elástico, chamado Spandex, que contrai e expande suas fibras de acordo com o movimento do corpo humano. Com o Spandex, os pesquisadores descobriram que a pele humana estica com um fator de 1.5 e eles concluíram que se eles desenvolvessem um cabo eletrônico com essa mesma capacidade, ele poderia ser utilizado na pele de robôs humanoides ou em roupas eletrônicas.

“Essas eram as aplicações que nós tínhamos em mente quando começamos a desenvolver o projeto”, afirmou aoDiginfo Shunji Tatsumi, gerente da Asahi Kasei.

A ideia é que o Roboden torne os movimentos dos robôs mais realistas e também mais seguros, sem que os cabos fiquem apertados ou soltos demais nas articulações do robô.

“Quando falamos com o professor Inaba da Universidade de Tóquio, ele nos aconselhou que para que os robôs fossem mais parecidos com as pessoas, eles teriam que ter um aspecto mais suave, necessitando de algo parecido com a pele humana. E se você fizer a pele, você terá uma fiação correndo por debaixo dela e essa fiação por sua vez, deverá seguir os contornos do robô. Portanto, para fazer robôs com uma pele macia, é essencial que a fiação seja capaz de expandir e contrair”, explicou o gerente.

Segundo o Geeky Gadgets, os pesquisadores acreditam que existem diversas aplicações possíveis para o cabo elástico como na construção de novas máquinas industriais e aparelhos móveis que necessitem que seus cabos estiquem ou encolham dependendo das funções solicitadas.

Um vídeo produzido pela empresa mostra o cabo elástico em ação e pode ser conferido no YouTube
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.