30 de set de 2011

AMANHÃ INAUGURA EM TARAUACÁ A PADARIA E CONFEITARIA CENTRAL

Do mesmo proprietário do Mercantil Central, será inaugurada amanhã a confeitaria que leva o mesmo nome, do já bastante conhecido na cidade empresário Paulo.
Com isso a cidade ganha mais um ponto comercial e consequentemente a população, pois poderá ter mais opção de escolha.
Fica no mesmo local onde era o comercial Peg Pag na entrada do bairro Avelino Leal conhecido também como bairro novo.

SOU UM PROFESSOR QUE PENSA…

Pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião, que
certamente o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.

SOU UM PROFESSOR QUE

LUTA…

Luta dentro da sala de aula, com os alunos, para que eles não matem uns aos outros.

Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.

SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE….

Compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema, ele é sempre o lado mais forte.

SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA…

Critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico, assistente social, mas não consegue fazer o próprio papel que é o de ensinar.

SOU UM PROFESSOR QUE TEM ESPERANÇA,

E espera que a qualquer momento chegue um “estranho” que nunca entrou em uma sala de aula, impondo o modo de ensinar e avaliar.

SOU UM PROFESSOR QUE SONHA…

SONHA COM UM ALUNO INTERESSADO,

SONHA COM PAIS RESPONSÁVEIS,

SONHA COM UM SALÁRIO MELHOR, UM MUNDO MELHOR.

ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA…

Representa a classe mais desprestigiada e discriminada, e que é incentivada a trabalhar só pelo amor à profissão.

Representa um palhaço para os alunos.

Representa o fantoche nas mãos do sistema concordando com as falsas

metodologias de ensino.

E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para conciliar as duas coisas.

Professores de Niterói/São Gonçalo


AINDA EXISTEM PESSOAS LIVRES E DE BONS COSTUMES

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberde Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.

Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria.
Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que são bem remunerados… Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina… E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata.
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride… chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os “alfabetizados funcionais”. Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.
- Vanessa Storrer
- Professora da rede Municipal de Curitiba! 

TRIBUTO AO PASSADO - TARAUACÁ - JOGADORES DE FUTSAL DE TARAUACÁ

Tuta; Luislai; Neto Gaudêncio; Véio; Sanderson; Merson; Hugo Júnior; Alexandre e Bala

AMORIM DIZ QUE COMPRA DE CAÇAS É FUNDAMENTALMENTE E URGENTE

Brasília – A compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é considerada fundamental e urgente pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, mas ainda não foi discutida “em profundidade” com a presidenta Dilma Rousseff.

Amorim, que participou dia (29) de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, destacou a relevância do assunto devido ao estado dos caças Mirage que país detém e do tempo que as empresas que produzem os aviões levam para entregá-los.

“Até o final de 2013, nenhum dos 12 Mirages que estão em Anápolis estará em condição de atuar plenamente. É algo realmente muito urgente, muito importante. A necessidade de defesa da Amazônia, das fronteiras, impõe que nós tenhamos uma aviação de caças adequada”, afirmou Amorim.

Apesar disso, o ministro disse que falou apenas superficialmente sobre o assunto com a presidenta. Amorim ressaltou ainda que os aviões não serão escolhidos apenas pelo preço, por considerar que “em defesa, o barato sai caro”. A transferência de tecnologia, já colocada como requisito na escolha dos caças, será fator determinante.

“Há atenção prioritária à transferência de tecnologia. Não apenas a promessas de transferências de tecnologia, mas a questões contratuais e à presença de empresas brasileiras no processo de transferência”, explicou o ministro.
FONTE: Agência Brasil/Via Poder Aéreo

FICHA LIMPA AMEAÇADA -DILMA: RESGATE A FICHA LIMPA!

Ontem a Ficha Limpa fez um ano, entretanto nossa grande vitória contra a corrupção pode ainda perder a grande batalha, a não ser que a Presidente Dilma a salve. 

DILMA: RESGATE A FICHA LIMPA!

Clique AQUI  e assine a petição.

 

GOD SAVE DILMA! PRESIDENTA BAIXA DECRETO PARA THE ROYAL BANK OF SCOTLAND LUCRAR COM CÂMBIO NO BRASIL

Edição do Alerta Total – http://www.alertatotal.netLeia mais artigos no site Fique Alerta – www.fiquealerta.netPor Jorge Serrão

God Save The Queen Dynamite! A Presidenta Dilma Rousseff Dynamite arranjou um motivo caríssimo para ser ainda mais amada e apoiada pela Oligarquia Financeira Transnacional. Baixou, segunda-feira passada, um decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União, reconhecendo como sendo “do interesse do Governo brasileiro a participação estrangeira de até cem por cento no capital social de instituição financeira a ser constituída pelo The Royal Bank of Scotland, PLC, instituição financeira sediada na Escócia”.

O Banco Central do Brasil dará o mais valioso presente aos britânicos – que comandam o banco escocês fundado em 1727. O RBS daqui poderá atuar com câmbio – o negócio do momento, com a flutuação do dólar. Com sede em São Paulo, o Royal tupiniquim deve trazer R$ 140 milhões ao Brasil, para atuar também como banco de investimento. Os focos serão as grandes empresas e os clientes corporativos. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o Presidente do BC do B, Alexandre Tombini, assinaram o decreto pró-RBS junto com a Queen Dynamite.

Durante a crise de crédito mundial, em 2008, o governo britânico salvou o Royal Bank of Scotland – sediado em Edimburgo, na terra do melhor Whisky. A Grã-Bretanha pode começar a vender sua participação de quase 80% na instituição, em 2012. Até porque o socorro de bilhões de libras a bancos como o RBS, Lloyds Banking Group e Northern Rock, provocou uma explosão do déficit e da dívida do país. A entrada em operação do banco no Brasil vai ajudar a valorizá-lo, na hora da previsível venda.

Em 30 de junho, o Conselho Monetário Nacional (CMN) já tinha autorizado o Royal Bank of Scotland a abrir um banco de investimentos no Brasil com capital inicial de R$ 140 milhões. Mas, por tratar do ingresso de capital estrangeiro no sistema financeiro nacional, a autorização do CMN teria de ser confirmada pela Presidenta da República – o que só ocorreu segunda-feira, depois de ela ter sido homenageada pelas entidades da Oligarquia Financeira Transnacional, semana passada, nos Estados Unidos, antes, durante e depois do inédito discurso feminino abrindo a Assembléia Geral da ONU. God save the Queen Dynamite...
Nota do Blog: Com esse post, o post de baixo não pode ser atribuído ao capitalismo "selvagem".
Leia também
Ato pelo primeiro ano da ficha limpa cobra que STF valide a lei

MULHERES MISERÁVEIS

Giba Um

O Brasil tem hoje 16 milhões de miseráveis, dos quais 10,5 milhões vivem em situação de extrema miséria. Metade desse sofrido contingente é formado por mulheres e perto de três milhões delas recorrem a sucessivas maternidades para aumentar sua cota no Bolsa-Família, única alternativa de sobrevivência delas – e dos filhos. As mais de cinco milhões de brasileiras que vivem em extrema miséria são também rotuladas de subnutridas, nova designação dada pelo Governo para famintas, ou seja, aquelas que acordam sem ter a menor idéia se conseguirão comer e dar de comer aos seus. Essa massa de brasileiras não preocupa a ministra Iriny Lopes, de Políticas para Mulheres. Ela prefere se preocupar com o bem-humorado comercial de lingerie Hope, estrelado por Gisele Bündchen.

29 de set de 2011

FALA DE CORREGEDORA SOBRE "BANDIDO DE TOGA" ABRE CRISE NO CNJ

Felipe Recondo, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Uma crise sem precedentes se instaurou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As declarações da corregedora, Eliana Calmon, que disse haver hoje "bandidos de toga" no Judiciário levou o presidente do CNJ, Cezar Peluso, a exigir a publicação de nota oficial contra as afirmações. O texto foi lido na sessão desta terça-feira, 27, pelo próprio Peluso, e na presença da corregedora, mas o nome de Eliana Calmon não foi citado na nota.

Na nota, o CNJ "repudia veementemente acusações levianas e que sem identificar pessoas nem propiciar qualquer defesa lançam sem prova dúvidas sobre a honra de milhares de juízes que diariamente se dedicam ao ofício de julgar com imparcialidade e honestidade".

A divulgação da nota oficial foi decidida em reunião a portas fechadas na manhã desta terça. Conselheiros relataram que o clima foi tenso e que houve acusações em voz alta durante a reunião que durou mais de uma nora. Peluso teria, de acordo com esses conselheiros, exigido a publicação de uma nota oficial em repúdio às declarações.

Na entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), a ministra afirmou haver juízes bandidos infiltrados no Judiciário. "Acho que é o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga", afirmou.

A declaração foi feita num momento em que a competência de o CNJ de investigar magistrados é questionada na Justiça. O tema deve ser discutida nesta quarta-feira, 28, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base em processo da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), que considera a atuação do conselho inconstitucional.

Charge de Chico Caruso
Eliana Calmom afirmou ainda que o presidente do CNJ, por ter vindo do Tribunal de Justiça de São Paulo, seria refratário às inspeções da corregedoria. "Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista", disse a ministra.

Leia mais sobre o assunto clicando nos links abaixo:
Entidade de juízes sai em apoio a corregedora que criticou “bandidos de toga”  
Eliana Calmon aceita convite para depor no Senado 
Uma carreira marcada pelo combate à corrupção
Carreira de Eliana Calmon é marcada por declarações de impacto e canetadas de combate à corrupção 
Supremo tende a permitir que CNJ só processe juízes, se nada for feito antes pelas corregedorias dos tribunais

TRIBUTO AO PASSADO - TARAUACÁ - ANTIGO MOBRAL

Hoje nesse local fica a residência do ex prefeito Júnior Menezes. O primeiro à esquerda é o Reydiner Mattos e o Tupanir Gaudêncio.

DEFINIÇÃO DE FILHO POR JOSÉ SARAMANGO


"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como

amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos

para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter,

porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar

agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se?

Foi apenas um empréstimo".

NOVO NOTEBOOK DA APPLE VEM COM CHEIRO DA FRUTA

28 de set de 2011

SESSÃO DO DIA 28/09/2011 - VEREADOR ROBERTO FREIRE EXPLICA PARA A POPULAÇÃO A CELEUMA SOBRE A LEI 693/2010

..."O que está sendo divulgado e jogado na nossa cidade em relação à Lei 693\2010 está totalmente distorcido, conforme a Ata da Sessão Extraordinária que foi votada não só esta Lei como também a Lei que concede o aumento dos servidores da educação para o ano de 2010, estavam presentes os nove Vereadores, conforme pode ser verificado na Ata, para abrir os trabalhos de uma nova Sessão é necessário que seja aprovada a Ata da Sessão anterior, como prova de que estavam presentes os nove Vereadores consta na aprovação da Ata anterior a assinatura dos nove, onde se pode também verificar que as Leis foram aprovadas por unanimidade, inclusive a Promotora Eliane Misae esteve aqui ontem e verificou isso, por sinal foi muito educada nos tratou muito bem e verificou a assinatura dos nove Vereadores na Ata aprovando a Ata lida na Sessão que aprovou a Lei 693\2010".

ONG FINCA 594 VASSOURAS EM FRENTE AO CONGRESSO EM BRASÍLIA

Foto: Agência Brasil 
O gramado do Congresso amanheceu repeleto de vassouras verdes
Manifestantes pedem voto aberto e a Lei da Ficha Limpa


Agência Brasil
O gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu hoje (28) com 594 vassouras, em uma manifestação a favor do voto aberto e da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo. A organização não governamental (ONG) Rio da Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro. 
“A vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”, disse o presidente da ONG, Antônio Carlos Costa.

Esta não é a primeira vez que a ONG faz um protesto cênico em Brasília. Em 2007, cerca de 15 mil lenços brancos foram pendurados em varais na Esplanada dos Ministérios, como forma de representar o número
de brasileiros assassinados no país nos cinco primeiros meses daquele ano.

O grupo pretende, à tarde, entregar uma vassoura para cada um dos parlamentares: 513 deputados e 81 senadores. “Queremos inaugurar uma nova fase da sociedade civil com o Congresso. Dizer que a corrupção vive no pior ambiente possível, gosta de escuridão, de penumbra. E o voto aberto é luz”, comenta Antônio Carlos.

O protesto ocorre no mesmo dia em que o Conselho de Ética da Câmara vai votar o relatório preliminar do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) no processo contra Valdemar Costa Neto (PR-SP) por quebra de decoro parlamentar.

O PSOL e o PPS pediram a abertura de processo sob a acusação de que Valdemar Costa Neto teria envolvimento em irregularidades no Ministério dos Transportes, pasta comandada pelo PR.

VEREADOR CLEUDON ROCHA DIZ NA TRIBUNA QUE OBRA EFETUADA PELO DERACRE EM TARAUACÁ FOI DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO E VAI AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Clique aqui e veja. 
Veja também no blog do João Rego.

"É a primeira vez na minha vida que eu vejo colocar o asfalto para depois fazer a terraplanagem", disse o Vereador Cleudon Rocha.

Leia mais da política acreana

A FOTO E A FRASE II

Não se pode fazer um omelete sem quebrar os ovos.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO NO BAIRRO DA COPA JÁ TEM SEU CORAL

Com a supervisão do Padre Sebastião e coordenação da Senhora Júlia Wanderley a comunidade do bairro da Copacabana já conta agora com o coral da Igreja de São Francisco criado.
Foi uma simples apresentação em homenagem a São Francisco pela passagem do novenario que está acontecendo essa semana.
Pela boa vontade dos envolvidos deu para notar que esse coral tende a crescer ainda mais com ajuda da comunidade e do Pároco da cidade.





27 de set de 2011

REPRESSÃO A ÍNDIOS ABRE CRISE POLÍTICA NA BOLÍVIA

EXTRA - LA PAZ - Um cabo de guerra que já dura 42 dias entre o governo boliviano e índios da região amazônica do país abriu nesta segunda-feira uma crise e fez sua primeira vítima no campo político. A ministra da Defesa, Cecilia Chacón, apresentou sua renúncia por discordar da repressão violenta da polícia, no domingo, à marcha de 1.500 indígenas contra a construção de uma estrada que passaria por uma reserva natural. Por sua vez, sindicatos, associações indígenas, partidos de oposição e grupos ecologistas protestaram em La Paz, Sucre e Cochabamba, pedindo a renúncia de Evo Morales, enquanto a Central Operária Boliviana convocou uma greve geral para amanhã.

A ação, que irritou grupos indígenas — uma das bases do governo de Evo Morales — deixou uma criança morta, e resultou em diversas pessoas feridas e presas, segundo a Igreja Católica do país. Os policiais atacaram a multidão com gás lacrimogêneo e porretes. O governo nega ter ordenado a repressão, e garante que não houve mortos. Nesta segunda-feira, a polícia foi obrigada a libertar 200 índios depois que uma multidão bloqueou uma estrada e um aeroporto perto do povoado de Yucamo, a 300 quilômetros de La Paz, onde ocorreram os confrontos da véspera.
Para oposição, ofensiva foi atitude ditatorial

Segundo a polícia, os agentes só partiram para a violência após terem sido ameaçados com flechas pelos índios. Mas a repressão causou mal-estar dentro e fora do governo.

“Renuncio pois não concordo com a medida de intervenção assumida pelo governo, e não posso defendê-la nem justificá--la”, disse Cecilia, em carta a Evo Morales, afirmando ao presidente que havia alternativas pacíficas para lidar com a questão.

Rolando Villena, que ocupa o cargo de ombudsman do governo boliviano, desmentiu as versões policiais, assegurando ter relatos de que os agentes atacaram quando os indígenas estavam se preparando para jantar.

— Há relatos de crianças feridas, mães que não conseguem achar seus filhos. Isso não é uma democracia — disse Villena.

A oposição também condenou abertamente o episódio, tachando o governo de Morales de “ditatorial”.

— Se foi o presidente que ordenou a ofensiva contra a marcha, ele sepultou sua liderança e deixou de ser símbolo de mudanças — disse Doria Medina, ex-candidato à Presidência.

Tentando acalmar a situação, Morales anunciou na noite de segunda-feira a suspensão da obra até que ela seja discutida em âmbito nacional e, principalmente, em Cochabamba e Beni. O presidente convocou lideranças indígenas ao diálogo e abriu uma investigação para apurar os responsáveis:

— Repudiamos os excessos (de policiais) cometidos na marcha. É imperdoável.

Do seu lado, os indígenas ainda debatiam se continuavam o protesto, iniciado em agosto, quando mais de mil pessoas começaram a marchar os 500 quilômetros que separam a reserva Isiboro Secure da capital.

Alvo do protesto, a estrada é construída pela empresa brasileira OAS, e deve ligar o Brasil a portos do Chile e Peru, passando pela Bolívia. O governo de La Paz defende a obra, afirmando que a economia boliviana se beneficiaria com a construção da estrada. Pressionado, Morales prometeu organizar um referendo sobre a questão nas províncias que serão cortadas pela rodovia. Mas os índios sabem que os produtores de coca — a principal base de Morales e maiores beneficiados pelas obras — votarão a favor do projeto.

Para analistas, o episódio confirma a decepção dos povos nativos em relação ao presidente — que durante a campanha eleitoral fez questão de sublinhar sua origem indígena para conquistar o apoio desse grupo, cerca da metade da população do país. Apesar de Morales ter promovido medidas que favoreceram os índios — como a adoção de 36 idiomas no país além do espanhol e maior autonomia para os grupos indígenas — críticos o acusam de privilegiar os produtores de coca.
Brasil defende projeto

O governo brasileiro defende uma solução negociada para o projeto da estrada de 306 quilômetros que atravessa a Amazônia boliviana e que conta com financiamento de US$ 332 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

“O governo brasileiro manifesta sua confiança no governo boliviano, e os diferentes setores da sociedade boliviana continuarão a favorecer o diálogo e a negociação em busca de um entendimento sobre o traçado da estrada”, informou em nota o Ministério das Relações Exteriores. O comunicado destaca a importância do projeto para a integração nacional da Bolívia. Em nota, o ministério expressou preocupação com a notícia dos distúrbios com os protestos contra a construção.

O assessor da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse após reunião com o presidente Evo Morales que o Brasil não tem razão para suspender o financiamento ao projeto.
Nota do Blog: Só numa tacada conseguiram sumir com 20 índios. Isso deve ser um recorde.

TSE CONCEDE REGISTRO E LIBERA PSD PARA DISPUTAR ELEIÇÕES DE 2012

iG - Por 6 votos a 1 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram o registro para o PSD. Com isso, o partido idealizado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab fica liberado para disputar as eleições de 2012.

Foram favoráveis à criação do partido os ministros Marcelo Ribeiro, Arnaldo Versiani, Teori Zavascki, Carmem Lúcia, Nancy Andrigui (relatora da matéria) e Ricardo Lewandowski (presidente do TSE). Foi voto vencido o ministro Marco Aurélio Mello.

Durante o julgamento, o principal ponto do embate entre os magistrados foi a validação de assinaturas certificadas por cartórios eleitorais mas que não passaram pelo crivo de juízes de alguns Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s).

Ao todo, de 490 mil assinaturas necessárias para a criação de um partido, o PSD apresentou 538 mil. Parte certificada somente por cartórios, parte certificada tanto pelo cartório quanto pelos TRE’s.

TRIBUTO AO PASSADO - RIO BRANCO - ESCOLA NORMAL LOURENÇO FILHO

PONTE SEM NOME SERÁ INAUGURADA DIA 04/10 TERÇA-FEIRA QUE VEM

E É AQUI EM TARAUACÁ MESMO

OS ESPECIALISTA CONCORDAM...DESARMAR A POPULAÇÃO CIVIL FUNCIONA!

NÚMERO DE ACESSOS DO BLOG DO LUIZ CALIXTO NÃO É DE SE MENOSPRESAR

RÁPIDAS- 4

MUNDO
Após mãe deixar casa, menino é amamentado por uma vaca
EUA apoiam abertura de representação talibã no Catar


Brasil
Ministra de Dilma diz que feriado pode ser melhor do que obras de mobilidade urbana para facilitar o trânsito para os estádios da Copa 2014
Torres Gêmeas de Sobral terão de oito a 10 andares, segundo vereador. Cidade tem um ''Arco do Triunfo'' e ônibus escolares amarelos.
Exército não aceita acordo de Cabral c om traficantes
Quadrilha vendia notebook de madeira
10 anos depois, o Islã fundamentalista visa uma revoluçã mais profunda que o comunismo   


ACRE
Governo do PT faz campanha de preservação, mas continua jogando esgoto sem tratamento no Rio Acre
Major Rocha vai financiar 500 mil panfletos contra senador Jorge Viana
Sibá pode se tornar ficha suja por problemas de prestação de contas
Governo do PT faz campanha de preservação, mas continua jogando esgoto sem tratamento no Rio Acre
Ministério envia a Flaviano dados sobre empréstimos do Acre  
PT deverá indicar Marcos Alexandre para disputar a prefeitura em 2012


POLÍTICA
STJ anula investigação da PF contra a família Sarney


CIÊNCIA
Philips lança fritadeira que substitui óleo por ar
Bolsas' na pálpebra sinalizam risco de ataques cardíacos, diz estudo