5 de jun. de 2012

CIÊNCIA - 05/05/2012

Um homem de 69 anos apresentou um enrugamento da pele muito maior do lado esquerdo do rosto. Segundo pesquisadores da Universidade de Northwestern, em Chicago, que estudaram o caso, o motivo foram os raios ultravioletas (UVA) que atingiram o rosto do senhor durante os 28 anos que trabalhou como caminhoneiro. Os pesquisadores estudaram os efeitos da exposição sofrida pelo caminhoneiro durante esse período e o resultado foi publicado no New England Journal of Medicine Mais New England Journal of Medicine/Divulgação

Vênus passa à frente do Sol em imagem de arquivo de junho de 2004. (Foto: Geert Vanden Wijngaert / Arquivo / AP Photo)
A distância é tão grande que não tem nenhum efeito sobre a Terra, mas é uma "grande oportunidade" para os cientistas estudarem os movimentos ondulares, as forças gravitacionais, a densidade e outros aspectos.
saiba mais

Colunista Cássio Barbosa explica por que o trânsito de Vênus é importante para a astronomia

Já começou o recolhimento de dados, mas os resultados não serão vistos imediatamente, uma vez que os estudos que apresentarão as primeiras descobertas só serão concluídos em meses.

"É uma oportunidade do ponto de vista do mundo científico, mas do ponto de vista da curiosidade humana é única também", assegurou Araujo, ao lembrar que nem todas as gerações têm a oportunidade de ver uma transição.

Os Trânsitos de Vênus são pouco comuns, acontecem em pares separados por oito anos e depois não voltam a ocorrer em menos de 100 anos. O último foi em 2004, e, após esse, que completa o par, os especialistas calculam que não acontecerá outro até 2117.

A Nasa prevê seu início entre 19h09 e 19h27 (horário de Brasília), e a saída para algum momento entre 1h32 e 1h50 de quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.