16 de jun. de 2012

UMA HISTÓRIA DE AMOR - O TSURU

Quando lançaram a bomba em Hiroshima, uma menina chamada Sadako Sassaki estava para completar dez anos. Aparentemente ilesa, escapou com a mãe e o irmão mais velho.
Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade dos doze anos,aparentava estar normal,uma menina saudável. Estudava e brincava como outras crianças
e uma da coisas que mais gostava era correr.


Destacava-se nas corridas do colégio, quando, de repente, começou a sentir tonturas. Não disse nada a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício. Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão.

Tiveram então que levá-la pra um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia. Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida da descarga da bomba.
Quando Sadako estava no hospital uma amiga trouxe-lhe alguns papéis para origami e dobrou uma garça (tsuru)para a menina. Contou a lenda do pássaro sagrado do Japão, que vive mil anos e tem o poder de conceder desejos.


Se uma pessoa dobrar mil Tsuru (Senbazuru) e fizer o mesmo pedido a cada um deles, será atendido. Sadako começou a dobrar Tsuru e pedir para sarar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia.


Sadako então desejou pedir para a paz mundial e disse "eu escreverei paz em suas asas e você voará pelo mundo inteiro".

Sadako dobrou novecentos e sessenta e quatro Tsuru até vinte e cinco de outubro de 1955, quando morreu. Seus amigos dobraram os Tsuru restantes a tempo para o enterro.


Mas eles queriam mais: desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em conseqüência da explosão da bomba de atômica. Formaram um clube da paz e começaram a pedir recursos para um monumento.


Estudantes de mais de três mil e cem escola s no Japão e de nove outros países contribuíram.
 

Em 03 de maio de 1958 o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no Parque da Paz em Hiroshima. As crianças desejam espalhar a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:

"Este é o nosso grito
Esta é a nossa oração:
Paz no mundo
Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, e esperamos que seja também cumprida."


Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, e esperamos que seja também cumprida.
A ave Tsuru (tradução: grou ou cegonha) simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave símbolo do origami).




Fonte: Projeto 1000 Tsurus.
Escola de Aplicação da FEUSP - Associação de Pais e Mestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.