24 de nov. de 2012

O PURUSSAURUS É NOSSO! - CALMA AINDA NÃO É EM TARAUACÁ



JONAS FILHO - No ano de 1985, ainda muito jovem, momento em que cursava mestrado em paleontologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, eu tive a honra e o privilégio de liderar e coordenar uma expedição paleontológica realizada conjuntamente entre a Universidade Federal do Acre e o Museu de História Natural de Los Angelis. A expedição foi realizada na região do alto rio Acre, fronteira Brasil/Peru, no trecho Assis Brasil e o igarapé dos Patos.

Mesmo não sendo aquela a minha primeira experiência de campo em paleontologia e tampouco a última, devo admitir que fora uma das mais emocionantes e proveitosas que já realizei em quase 30 anos de pesquisas na área.


Na estiagem daquele ano, desgastada pelo sol escaldante, pelas noites mal dormidas, pelas picadas de mosquitos e alimentação precária, a equipe foi presenteada com o achado do crânio mais completo até então conhecido, do grande jacaré Purussaurus. O maior predador da Amazônia.


A pesar de estar quase que totalmente soterrado e quase nada exibir da sua completa anatomia, o fóssil não deixou de ser avistado pelos olhos treinados dos pesquisadores (vide foto histórica). 

O achado, na posição como se encontrava, deixava ver apenas enormes alvéolos sem dentes. Mesmo assim, nos permitira uma imediata identificação genérica do fóssil. Era um Purussaurus.

Depois de vários dias de translado pelo rio puxando literalmente canoa e ferramentas e posterior escavações, a cansada equipe chegou a pensar que só lhes restavam forças suficientes para chagar ao ponto final do retorno (Município de Assis Brasil), para onde se deslocava já a dois dias de caminhada pelo leito do seco rio Acre.

Cansaço que nada, a expedição só foi concluída com a retirada do material que, de forma surpreendente revelou-se em um crânio completo.


O material original encontra-se depositado no Laboratório de Pesquisas Paleontológicas da Universidade Federal do Acre (onde pode ser visitado) e cópias estão expostas em vários museus do Brasil e do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.