8 de nov. de 2012

UM ERRO CULTURAL GRAVÍSSIMO PARA A SOCIEDADE TARAUACAENSE QUE EU ESPERO QUE TENHA ACABADO DEFINITIVAMENTE


Em trabalho de manutenção de ramais é possível que o DERACRE durante as ‘raspagens’ encontre fósseis de inestimável valor científico não só para o Brasil como para o mundo.
Fui avisado pelo Soldado Bruno da COE/TK que em uma dessas raspagens apesar de ser avisado, um operador de ‘patrol’, simplesmente passou a lâmina por cima de uma tartaruga gigante, que pode ter mais ou menos uns 50 milhões de anos, cujo casco estava de cabeça para baixo arrebentando em centenas de pedaços o seu palastrão (a parte de baixo, o peito como os colonos chamam). Pode ser uma Podocnemis sp ou uma Chelus fimbriatus.

Fui ao local com o SD. Bruno e já retiramos mais de 200 fragmentos.

Já conversei com o responsável pelo DERACRE o Sr. Assis, que me disse não saber do acontecido, e pedi para orientar melhor esses operadores de máquinas e tratores para que isso não aconteça mais.
Caso encontrem algo, avise imediatamente a Prefeitura ou o Governo do Estado para que se tomem as devidas providências, mas o ideal é que esses fósseis permaneçam em Tarauacá.

Sei também de um Jacaré Gigante um (Purussaurus), esperando para ser resgatado, mas esse já demanda verbas não disponíveis nem muito menos lugar para ser colocado como, por exemplo, um museu.

Tarauacá pode se tornar um pólo turístico se for encontrado mais fósseis desse tipo, isso é renda para a população tão carente de trabalho. 

Pensem nisso, por favor.

Ainda não encontrei o Casco que ao que dizem parece estar inteiro.

Estou indo ao local no próximo sábado e convido a quem desejar que faça parte dessa busca, não é longe.

Foto: Terra Magazine
Clique aqui para conhecer o laboratório de Paleontologia da UFAC.
Matéria relacionada: Pesquisadores da UFAC coletam fósseis de jacarés gigantes na BR-364 - Veja .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.