7 de mar. de 2013

MARACANÃ SOFRE COM CHUVAS:CRONOGRAMA DAS OBRAS PODE ATRASAR

Estádio ficou alagado com as chuvas | Foto: Carlos Eduardo Cardoso / Agência O Dia

O DIA/Rio -  Palco da final da Copa do Mundo de 2014 e principal estádio da Copa das Confederações, em junho, o Maracanã - ainda em reforma para as duas competições - praticamente submergiu após o temporal que castigou a cidade do Rio na noite de terça-feira. Usado como base das obras, o gramado ficou coberto pelas águas. A situação calamitosa também afetou o entorno da arena, com ruas alagadas, semáforos queimados e muito lixo espalhado. Os danos podem atrasar ainda mais o cronograma das obras.

Em meio a guindastes e tratores sob a água, alguns operários dispensaram os equipamentos de segurança e, só de calção e munidos de baldes, foram para a cobertura de lona do estádio desfazer as poças de água que ameaçavam derrubar a estrutura - ainda inacabada e que só começou a ser montada no mês passado.

“Lá dentro, onde fica o campo, a água chegava até o nosso joelho. Mas o alagamento só atingiu aquele local. Os vestiários não ficaram alagados. Aqui fora, a água chegou até a cintura”, revelou um dos operários, que pediu anonimato, e não escondeu a surpresa com o nível que a água atingiu dentro do espaço reservado ao gramado.

De acordo com a coordenadoria de comunicação da Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro, o cronograma das obras - apesar dos problemas causados pelo forte temporal - segue sem ser modificado. Sobre a questão do escoamento da água em possíveis novos temporais, a Secretaria informou que as obras ainda não estão totalmente finalizadas.

Segundo as autoridades do Rio, a reforma do Maracanã está 87% concluída e a previsão é de que o estádio seja entregue à Fifa no dia 24 de maio. O jogo de abertura está previsto para 2 de junho, contra a Inglaterra.

“Quem vê as imagens do Maracanã fica preocupado. Quarta, o estádio está alagado. Realmente estamos preocupados ”,admitiu o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que cancelou a visita que faria na quarta ao Maracanã, na companhia de membros do Comitê Organizador Local (COL), devido aos danos causados pelo temporal.

Valcke fala com Cabral

Após cancelar a ida ao Maracanã, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi a Belo Horizonte vistoriar o Mineirão - já concluído e elogiado pelo dirigente - e regressou quarta-feira mesmo ao Rio. À noite, ele se reuniu com o governador Sérgio Cabral para tratar dos problemas do estádio carioca - os detalhes da conversa não foram revelados pela assessoria do governo.

Já a Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop) divulgou, em nota, que os problemas com a chuva estão sendo solucionados e o cronograma da obra será mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.