15 de jun. de 2013

POLÍCIA DISPERSA MANIFESTANTES COM BOMBAS E TORCEDORES SOFREM COM GÁS

Vinicius SegallaDo UOL, em Brasília 
Manifestante foi atingido com bala de borracha após confronto com a polícia em frente ao Mané Garrincha

Um grupo de manifestantes entrou em confronto com a polícia militar do Distrito Federal na entrada do estádio Mané Garrincha na tarde desta sábado, palco da abertura da Copa das Confederações entre Brasil e Japão, e a Tropa de Choque reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta.

Os torcedores que chegavam à arena para a partida também sofreram com os efeitos e três manifestantes foram detidos pela PM. 

Foram cerca de 15 bombas de efeito moral usadas pela polícia militar em apenas 30 minutos. Pelos alto falantes, os voluntários da Fifa pediam para os torcedores não esfregarem os olhos por conta do gás de pimenta. 

A polícia também usou viaturas para tentar abrir espaço na chegada ao estádio e atropelou mais de um torcedor, segundo imagens da Globo News.

Gabriel Germano, um dos manifestantes, foi atingido por uma bala de borracha disparada por um policial durante o confronto. O jovem foi atendido por soldados do Corpo de Bombeiros que estavam no local. 

"Estava parado, mas eles tentaram nos tirar da rua. Nosso protesto é sem violência", disse o manifestante.

Por volta das 12h, cerca de 600 manifestantes iniciaram um protesto no acesso ao estádio Mané Garrincha. O grupo se posiciona contra a realização da Copa do Mundo no país e alega que o dinheiro utilizado para a realização do Mundial poderia ser usado em educação e saúde. A construção do estádio em Brasília consumiu cerca de R$ 1,5 bilhão dos cofres públicos.

Após um início de protesto pacífico, houve correria e tumulto por volta das 13h30. Controlados pela Tropa de Choque, os manifestantes passaram a chamar a atenção dos torcedores que estavam na fila para entrar no Mané Garrincha com gritos de "vendidos" e "vocês também estão sendo roubados" . O clima ficou tenso e houve princípio de confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.