11 de ago. de 2013

MÉDICO ALERTA PARA OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

imagem ilustrativa
Especialista afirma que remédios podem mascarar doenças graves.

Uso incorreto do antiinflamatório pode ocasionar problemas gástricos.

Do G1 AC - Quem nunca tomou um remédio sem prescrição médica quando estava com febre ou resfriado? De acordo com estatísticas da organização mundial de saúde, 50% dos pacientes em todo o mundo tomam remédios de forma incorreta. Os médicos alertam sobre os perigos da automedicação.
Algumas vezes a medicação pode estar correta, mas a autônoma Sibele Fideles não teve muita sorte. Por falta de tempo para ir ao médico, decidiu comprar um remédio por conta própria e teve mais problemas.
"Eu senti uma dor, na correria do dia a dia não fui ao médico e decidi me automedicar. Mas retive líquido e inchei muito", conta. Depois disso, ela teve que procurar um especialista.

O médico Stanley Bittar explica que uma leve dor de cabeça ou um mal estar em alguns casos podem ser sintomas de uma doença grave e automedicação pode mascarar esses problemas.
"Nós vivemos em uma zona tropical, onde as doenças tem sintomas muito genéricos. São sintomas que não são tão específicos. Normalmente buscamos um analgésico, um antiinflamatório. Esse uso indiscriminado, sem ter um acompanhamento médico não vai resolver qual é o problema principal dessa doença, como também pode dificultar o diagnóstico", afirma.
Ele alerta para os perigos de um uso incorreto do antiinflamatório. "O antiinflamatório é muito perigoso. Tem que ter um cuidado agregado no uso desse remédio, porque ele causa sérios problemas gástricos,  problemas intestinais. Tem um sério risco tanto para o rim, para o fígado e, inclusive, o coração" diz.
O médico também afirma que é importante seguir a receita médica, tomando os remédios nos horários indicados e pelo período orientado. A automedicação pode ser muito perigosa, podendo chegar a desenvolver outras doenças ou até intoxicações.
Colaborou Daniel Scarcello, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.