1 de set. de 2013

A INDÚSTRIA DE MULTAS DE TRÂNSITO EXISTE SIM, NO ACRE


Ac360 graus - Nas semanas que se passaram, por meio da imprensa, deputados estaduais e até um comitê se manifestaram contra a onda multas aplicadas pelo Detran/AC, por meio da fiscalização eletrônica, os radares fixos, que foram o tema central de calorosos debates na capital do Acre.

Grupos reclamaram das inúmeras notificações e a forma como são aplicadas. Denunciaram a existência da "indústria da multa", que penaliza o motorista diariamente.

O Detran negou tal prática e disse que a existência dos radares eletrônicos é legal e tem servido para diminuir o número de acidentes na capital.

Os motoristas discordam.

O caso que vamos relatar a seguir comprova sim a existência da "indústria da multa"  e expõe ao questionamento o sistema implantado pelo órgão fiscalizador do trânsito do Acre que prefere punir a educar.

Duas multas ao mesmo tempo
O empresário Natalino Silveira, ficou surpreso e ao mesmo tempo confuso, depois de receber em casa, duas notificações do Detran onde o carro que ele dirigia aparece em fotografias dos radares cometendo duas infrações ao mesmo tempo, por excesso de velocidade.

De acordo com as notificações, o motorista cometeu as irregularidades no mesmo trecho, na mesma hora, porém com velocidades diferentes e sentidos contrários.

Veja bem: na primeira notificação, Natalino Silveira, segundo o documento do Detran, trafegou pela Avenida Ceará esquina com a Rua Manoel Rodrigues a uma velocidade de 68 km/h, sentido bairro/centro. A notificação foi registrada no dia 30 de junho ás 10:46 minutos.

Na segunda, o carro do motorista aparece no mesmo local, na mesma hora a uma velocidade de 57 km/h, porém no sentido contrário, centro bairro.

Seria o mesmo que o condutor passasse pelo mesmo local na mesma hora em dois sentidos, indo pro centro e retornando pro bairro.

Na via, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
" Eu queria entender como é que eu poderia fazer dois percursos ao mesmo tempo. Isso é um absurdo. Eu não vou pagar mais nenhuma multa, nunca mais. O documento mostra meu carro passando duas vezes pelo mesmo local, na mesma data e dois sentidos, como eu iria fazer isso?", pergunta indignado o empresário.

Além das duas notificações curiosas, o empresário recebeu outras quatro multas pelo mesmo motivo e já acionou um advogado para interpelar o Detran judicialmente.

Assessoria recomenda consulta a gerência de multas
A assessoria de imprensa do Detran/AC, Janice Dantas, consultada pela reportagem sugeriu que o motorista procurasse a gerencia de multas do órgão para que a situação seja revista. Segundo ela, pode ter ocorrido uma falha do sistema, e somente com a análise das notificações é que será possível corrigir uma provável erro.

Natalino Silveira disse que na próxima semana, irá procurar o setor competente, mas adiantou que vai brigar judicialmente para anular todas as multas que recebeu.

A reportagem é de Jairo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.