19 de nov. de 2013

O V FATTE E SUGESTÕES AOS AMIGOS



Amigos são aqueles que dizem o que tem que ser dito, e não aquilo que eles querem ouvir, e se querem ser atores devem aceitar críticas construtivas ou não, portanto o V FATTE (FESTIVAL ABERTO DE TEATRO TARAUACÁ/ENVIRA), deixou algumas lições que devem ser observadas, pensadas, refletidas e se forem também autocríticos assimiladas para o futuro.

A Primeira vai para o meu amigo Félix. É complicado fazer eventos em época de chuva, em caso excepcionalidade, tem-se que procurar lugar coberto. Sorte a chuva ter atrapalhado pouco.

Segundo (já venho batendo nesse tambor há algum tempo), tem que mudar a mentalidade de que o que se apresenta é para toda faixa etária. E não é! Crianças são crianças, e tem o direito de não terem sua infância amputada, houve frases em certa peça que não eram para elas terem ouvido. Pode-se muito bem criar peças infantis. É justamente por essas e outras que o público adulto se afastou do teatro, só que é o público adulto que tem o dinheiro para sustentar quem quer viver da arte. Se isso é ser conservador, acho que sou mesmo, conservo o bom tom de ver todas as famílias unidas, ajustadas e não desajustadas como vemos hoje em dia. E nesse sentido, já basta o Big Brother.

Outro fato é que a porta do teatro não parava fechada, era um entra e sai danado, atrapalhando tanto a iluminação já precária, quanto a concentração de atores e platéia.

Terceiro não cumprir a programação é como diz no DETRAN (falta grave), que deve ser repensada para o futuro, Grupos de Teatro que cancelam na última hora tendem a perder credibilidade do público.

Outro amigo que devo dar uma sugestão é ao Secretário de Obras Luiz Meleiro, que deve investigar o que aconteceu, pois não pode acontecer ter no encerramento de um festival de teatro, lixo acumulado em frente a um dos maiores pontos turísticos do Acre e de Tarauacá.

Sei que não é fácil organizar um evento desses, e nem tudo deu errado, ouve peças bem legais que eu soube, mas que infelizmente não pude assistir, e também a amostra cenográfica da peça ALMA ACREANA foi sensacional, e resgatou já um pedaço importantíssimo da nossa história. Todos os que participaram estão de parabéns.

Mas, temos que pensar no Futuro, e um evento que poderá se tornar um dos maiores, ou o maior encontro Teatral da Região, não pode cometer falhas básicas, portanto o Prefeito Rodrigo Damasceno e o Secretário de Cultura João Maciel, não podem deixar um dos maiores patrimônios públicos que foi reformado (não restaurado), do Acre e de Tarauacá, se encontrar sem água e com lâmpadas queimadas. Portanto o Prefeito deve já articular para que seja aprovado um Projeto que já está em curso pela Própria Secretaria de Cultura na pessoa do Secretário João Maciel para que no orçamento, crie-se um dispositivo para proteção do que ainda resta do município. Nossos descendentes merecem ver o que nós estamos vendo. 

ABAIXO FOTOS DA ÚLTIMA PEÇA ENCENADA - JÁ PASSAM DAS OITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.