29 de set de 2013

VISITANTE ILUSTRE - 29/09/2013

NAMORADA DE DIRCEU GANHA CARGO DE CONFIANÇA NO SENADO

PODEROSO - Ainda influente em Brasília, o ex-ministro José Dirceu, condenado por corrupção no escândalo do mensalão, conseguiu nomear Simone Patrícia, sua namorada, para um cargo de assessoria no Congresso. Salário: 12 800 reais  (Cristiano Mariz)

Com salário de 12 800 reais, horário flexível e pouco ou quase nada para fazer, Simone Patrícia Tristão Pereira ocupa desde agosto o cargo de especialista em marketing de relacionamento no Instituto Legislativo Brasileiro

VEJA - Robson Bonin e Adriano Ceolin - Garantia de estabilidade, altos salários e uma rotina confortável. O serviço público no Brasil é um mundo restrito ao qual só existem duas formas de chegar. A primeira - alternativa da maioria dos brasileiros - requer estudo, sacrifício e dedicação para conseguir uma vaga via concurso público. Já a segunda, aberta a poucos privilegiados, exige apenas ter os amigos certos nos lugares certos. A recepcionista Simone Patrícia Tristão Pereira chegou perto disso justamente por essa segunda via. Dona de competências profissionais desconhecidas, ela conquistou um emprego invejável: desde agosto ocupa o cargo de especialista em marketing de relacionamento no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão de capacitação do Senado Federal. Com salário de 12 800 reais, horário flexível e pouco ou quase nada para fazer, a moça não precisou se esforçar muito para chegar lá. Bastou acionar as pessoas certas - ou, no caso dela, a pessoa certa: o ex-ministro José Dirceu, réu condenado a dez anos e dez meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha no escândalo do mensalão. O casal assumiu meses atrás um namoro que começou há alguns anos.

NOTA DO BLOG: OU, ENTENDA O SIGNIFICADO DE ESCÁRNIO

NATUREZA - 29/09/2013

 CORGUINHO FOTO - KELSSON

27 de set de 2013

TRIBUTO AO PASSADO – CÂMARA MUNICIPAL COMPLETA HOJE 50 ANOS DE EXISTÊNCIA


Hoje 27/09/2013 a Câmara Municipal de Tarauacá completa 50 anos de existência. Devido ao Novenário de São Francisco, uma Sessão solene que naturalmente seria feita hoje, foi adiada para o dia 16 de outubro. O local provavelmente será o ginásio coberto da Escola José Augusto de Araújo onde dentro da programação serão entregues também Títulos de Cidadãos Tarauacaenses.

NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO – ESPERADA MOVIMENTAÇÃO MAIOR PARA SEXTA-FEIRA E FIM DE SEMANA



Já é grande o movimento de pessoas tanto locais como visitantes no Novenário de São Francisco que iniciou dia 24. Com o pagamento parcial da municipalidade e a chegada do fim de semana, a expectativa é que esse movimento aumente fazendo com que a economia local tenha uma ascensão em relação aos anos anteriores.




A grande novidade e anseio para os que chegam é visitar a Estátua de São Francisco onde podem tirar fotos e comprar artigos religiosos.


Há também aos pés do santo, um compartimento onde os fiéis podem fazer doações.


O AMIGO MACHO E SUA PERFORMANCE ORIGINAL NO LEILÃO

COMISSÃO APROVA MUDANÇA NO FUSO HORÁRIO DO ACRE E PROPOSTA VAI A PLEN´RIO

Pelo facebook, o senador Sergio Petecão (PSD-AC) comemorou a ida do projeto ao plenário.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (26) projeto (PLC 43/2013) que restabelece os fusos horários do Acre e de parte do estado do Amazonas. O relatório favorável à proposta foi lido pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e deverá seguir para votação do Plenário do Senado, com requerimento solicitando análise em regime de urgência.


Pelo facebook, Petecão comemorou a ida do projeto ao plenário. “Tenho fé que ainda este ANO nosso horário vai voltar”, disse.


Os fusos dessas duas regiões haviam sido alterados em 2008 pela Lei 11.662, que reduziu de duas para uma hora a diferença em relação a Brasília. Na época, argumentava-se que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais decorrentes da diferença em relação ao restante do país. O atraso era anualmente aumentado para três horas na vigência do horário de verão.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesse colegiado, o relator, senador Anibal Diniz (PT-AC), ressaltou que houve grande polêmica em 2008 quando a população acriana foi submetida ao novo fuso horário.

Diante disso, em 2010, juntamente com o segundo turno da eleição presidencial, foi realizado um referendo sobre o tema, e o resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam retorno à hora antiga e 29,7% votaram pela manutenção do fuso horário vigente.
Com informações da Agência Senado

PATRÍCIA RÊGO REVELA NÚMERO ASSUSTADOR DE CRIMES NO ACRE

JAIRO CARIOCA/AC 24HS  - Além de criticar a flexibilização das leis de execução penal, a procuradora falou da necessidade de aumentar a fiscalização de presos em progressão de regime como alternativas para o combate a violência no Acre.

A Procuradora Geral do Ministério Público, Patrícia Rêgo, revelou número assustador de assassinatos ocorridos anualmente no estado do Acre. Em entrevista ao programa Gazeta Entrevista exibida na noite de ontem (26), ela disse que 150 pessoas são assassinadas por ano. Até então, as autoridades ligadas à segurança pública não revelaram dados estatísticos com relação ao aumento da violência.

A procuradora falou sobre ainda sobre os crimes praticados por quem já passou pelo sistema carcerário, mas disse que o problema do índice assustador da violência não é apenas da Lei de Execução Penal (LEP).

“O problema é muito mais amplo e precisa ser contextualizado”, afirmou.

Patrícia Rêgo disse que “a LEP é uma piada” e citou como exemplo um homicídio simples com pena de 6 a 20 anos. Segundo a procuradora, um réu primário, nesta situação pegaria sete anos de prisão e iria direto para o regime semiaberto.

“Como é que funciona o semiaberto aqui, o preso sai passa o dia fora e a noite vai dormir na penitenciária. Como é que uma pessoa que perde um parente, um irmão, encontra esse indivíduo no dia seguinte na rua, vai ter uma sensação de punibilidade?”, questionou.

“A gente pensa em aumentar a fiscalização por parte do MP no cumprimento dessa pena. Quem recebe benefício não pode descumprir a lei”, comentou a procuradora.

No Acre o Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública com obrigação de fazer no sentido de obrigar o estado a construir uma Casa de Albergado e uma Colônia Penal. Patrícia acrescentou que o garantismo que ela defende é o integral.

O mutirão dos crimes violentos é outra ação que o Ministério Público vai fazer priorizando os processos importantes, principalmente na área criminal. Agilizar os processos é uma das metas do parquet.

26 de set de 2013

TARAUACÁ - MANHÃ, TARDE E NOITE

COMERCIAL TAILANDÊS

ROBÔ QUADRUPEDE FEITO NOS EUA ANDA 32 KM SEM REABASTECER

Robô militar quadrúpede dos EUA
anda até 32 km sem reabastecer
Do UOL, em São Paulo

Capaz de andar cerca de 32 quilômetros sem reabastecer e carregar até 180 quilos, o robô LS3 (sigla em inglês para Sistema com Pernas de Apoio a Esquadrões) foi desenvolvido nos Estados Unidos com fins militares. Segundo a fabricante, a máquina quadrúpede é capaz de seguir soldados em terrenos acidentados e íngremes.

Um protótipo do ''robô mula'' foi apresentado nesta semana na Modern Day Marine, feira militar patrocinada pela Marinha norte-americana na cidade de Quantico. Os primeiros modelos do LS3 haviam sido apresentados no ano passado e ganharam neste ano US$ 10 milhões (R$ 22 milhões) de investimento. 

De acordo com o "Huffington Post", o LS3 é mais largo que modelos anteriores e se movimenta silenciosamente, além de ser abastecido com diesel, combustível comumente usado em outros veículos militares. Por meio de sensores, ele segue os fuzileiros navais, como um animal treinado faria, sem precisar ser pilotado.

O robô tem blindagem a tiros de armas de fogo de pequeno porte e, segundo a fabricante, é discreto o suficiente para auxiliar em operações táticas. Ele também pode recarregar rádios e dispositivos portáteis, funcionando por 24 horas ininterruptas.

O projeto do LS3 foi desenvolvido pela empresa Boston Dynamics com financiamento da Darpa (sigla em inglês para Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) e pela Marinha dos Estados Unidos.

PREFEITURA FAZ PAGAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

A Prefeitura de Tarauacá realizará o pagamento dos servidores municipais permanentes e serviços prestados, exceto os do quadro da Educação referente ao mês de setembro. 

O dinheiro estará disponível na sexta-feira, 27, na conta dos funcionários e poderá ser sacado já nas primeiras horas do expediente comercial. A administração estar realizando um grande trabalhado para que os servidores da Educação recebam na segunda-feira, 30, quando será realizado o repasse.

“O prefeito Rodrigo Damasceno determinou que o pagamento fosse feito da forma que permitisse ao servidor ficar com boas condições financeiras nesse período do novenário, em especial, os prestadores de serviço”, explicou o secretário, Dilvo Bareta.

Assecom Tarauacá

HÁ QUATRO MESES, CÃO ESPERA DONO QUE MORREU EM SÃO PAULO

Há quatro meses, cão monta guarda, em vão, à espera do dono

ROBERTO OLIVEIRA DE SÃO PAULO - Ninguém imaginaria que aquele bichinho, abandonado numa favela, infestado de carrapatos e tomado pela sarna, sobreviveria a doenças de pele espalhadas pelo corpo.

Voluntários de uma ONG recolheram o cão e lhe deram tratamento. Faltava um lar. José Santos Rosa, funileiro da zona leste paulistana, quis ficar com ele. O filhote chegou numa caixa de sapatos.

Zé pensou em levá-lo para casa, mas, ao saber que o cão ficaria "gigante", herança de seus traços genéticos, mezzo labrador, mezzo rottweiler, resolveu deixá-lo na oficina.

Logo, Beethoven passou a orquestrar barulhos por onde andava. Serelepe, cruzava fácil as grades do portão, que ganhou tampões de madeira para mantê-lo a salvo da rua.

O cãozinho, lembra a vizinha Margareth Thomé, 47, "achava que era gato": escalava o muro da funilaria e andava sobre ele, espreitando, ansioso, a chegada do dono.

Apu Gomes/Folhapress
Cão Beethoven espera dono que morreu há dois meses de ataque cardíaco
Na tentativa de conter o ímpeto felino do cão, Zé levantou ainda mais o muro.

Por volta das 7h, o barulho do molho de chaves de Zé era a senha para Beethoven pular da cama e ir direto se sacudir no colo do dono.

Sábado, domingo ou feriado, sol e chuva, pouco importava o dia, tampouco o clima, lá estava ele, postado na entrada, fazendo festa para Zé.

Mas, desde o dia 8 de junho, uma manhã de sábado, o silêncio e a tristeza tomaram conta de Beethoven: a rotina de latidos, saltos e carinhos, ao longo de quatro anos, foi interrompida.

Na noite anterior, depois de se despedir do "amigão", como era de costume, o funileiro pegou o carro para ir embora. Dirigia pela avenida Rio das Pedras (zona leste), quando, sentindo fortes dores no peito, procurou às pressas um lugar para estacionar.

Ligou para o Samu. A emergência veio rápido, só que tarde demais: Zé, 54, sofreu um ataque cardíaco. Deixa a mulher, duas filhas e Beethoven.

'SEMPRE AO SEU LADO'
"O cachorro ficou tão desamparado quanto elas", diz Margareth. A vizinha fez uma "vaquinha" para comprar ração, mas o apetite do cão, antes voraz, diminuiu bastante.

Ela pretende encontrar um novo lar para Beethoven, que hoje divide o teto com outros seis cães de rua, trazidos por um carroceiro que está "ocupando" a funilaria. A família de Zé não tem condições de ficar com Beethoven, que foi para adoção (www.facebook.com/cristiane.biral ).

"Quando ele ouve o barulho de chaves, vem correndo para o portão", conta Margareth. "Acha que é o Zé."

Elvira Brandolin, 79, outra vizinha, lembra que a rua nunca esteve tão calada. "Ele latia fazendo festa para o Zé. Infelizmente, a festa acabou."

Autora de livros como "Um Cão pra Chamar de Seu", a veterinária Regina Rheingantz Motta, 53, explica que Beethoven continua exercitando sua rotina "de encontros e despedidas de seu dono, mas ele ainda não aprendeu a incluir nela a morte".

A persistência de Beethoven fez com que seus vizinhos enxergassem semelhanças entre o cão sem raça definida e a tocante história de Hachiko, o cachorro akita do filme "Sempre ao Seu Lado".

Após a morte do dono, Hachiko continua indo "buscá-lo" na estação de trem, assim como Beethoven continua lá, às portas da funilaria, à espera do amigo humano.

Baseado em uma história real acontecida no Japão, o longa fez sucesso com Richard Gere no papel do professor, dono do cão, que morre, assim como o Zé, vítima de um ataque fulminante.

O que ele ainda não sabe é que o dono jamais voltará.

25 de set de 2013

ÀS VEZES TUDO O QUE SE PRECISA É DE UMA CABEÇA PENSANTE


É pública e notória na comunidade católica de Tarauacá a satisfação que os fiéis têm com a presença do Padre Sebastião aqui em Tarauacá. 

Não menosprezando a presença dos outros padres como o Padre Silvester, por exemplo, que na verdade forma uma “equipe” afinada, todos com suas funções pré-definidas, como em um time de futebol, diríamos que padre Sebastião é o técnico que dá um nó tático.

Muito se especulou sobre a colocação da Estátua de São Francisco ao lado da Igreja de São José, mas sem dúvida, é melhor descaracterizar um pouco a arquitetura do que fechar as portas para a inércia, como vinha acontecendo. Eu tomo a liberdade de agradecer em nome de alguns católicos vossas presenças que deram novamente vida à Igreja.

Hoje há uma movimentação não só dentro da igreja tarauacaense, mas principalmente em volta dela. A população sente agora que está fazendo parte de uma história que só tende a crescer.

A eles o nosso muito obrigado.

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Todas as criaturas em desgraça têm o mesmo direito a ser protegido”.  

São Francisco de Assis

ORA DO BANHO CACHORRADA!!!

MAIS OU MENOS PRA RIR

RÁPIDAS SOBRE O ACRE - 25/09/2013






Contilnet

COLÉGIO VENDE RIFA A ALUNOS PARA COMPRAR MATERIAL ESCOLAR

ANA FLÁVIA OLIVEIRA
DO "AGORA"/VIA FOLHA DE SP

A Escola Estadual Caetano de Campos, na Consolação (na região central de São Paulo), criou uma rifa para vender aos alunos e arrecadar dinheiro para a compra de material escolar.

Segundo funcionários, a ideia da rifa de tablets, vendida a R$ 2, foi da direção, que negou. Os números estão sendo oferecidos pelos professores, segundo os alunos.

Tradicional, a escola pública fundada em 1846 teve estudantes ilustres, como o escritor Mário de Andrade e o piloto Emerson Fittipaldi.

Uma estudante de 15 anos, do 2º ano do ensino médio, mostrou seu comprovante. A garota, que não quis ser identificada, disse que achou interessante a ideia porque nem todo mundo pode comprar o equipamento.

Outro aluno, de 17 anos e do 3º ano do ensino médio, disse que a rifa começou a ser oferecida no começo do mês. O sorteio, segundo uma funcionária, está previsto para hoje ou amanhã.
Robson Ventura/Folhapress
Professores vendem rifas de tablets em sala de aula; segundo funcionários, quem vender mais vai conseguir abono de faltas

Professores vendem rifas de tablets em sala de aula; segundo funcionários, quem vender mais vai conseguir abono de faltas
A Secretaria Estadual da Educação informou desconhecer o caso. Disse que a escola recebe R$ 2.700 por mês para a compra de material e que não há falta de produtos.

A pasta informou que uma equipe da Diretoria Regional de Ensino compareceu à escola, após ser procurada pela reportagem, e ouviu alunos, pais e professores, que também disseram "desconhecer a prática".

O advogado Ricardo Cabezón, presidente da Comissão de Direitos Infanto Juvenis da OAB, disse que a venda de rifas em escolas não é ilegal, mas, pela lei, apenas maiores de 16 anos podem "realizar negócios". "Quando há rifas em escolas, elas têm que ser direcionadas aos pais."

Odete Medauar, professora de direito administrativo da USP, diz que dinheiro arrecadado tem que ser usado na escola. "Muita escola faz quermesse e bazar porque o dinheiro que chega do Estado é insuficiente."

24 de set de 2013

DICA TARAUACÁ NOTÍCIAS - DENSÍMETRO - QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL


Uma boa dica para os munícipes tarauacaenses é verificar na bomba de combustível, (nesse caso o álcool) a qualidade do produto. Leia na faixa verde desta foto, como deve estar o densímetro em um combustível dentro da especificação. Salve a foto, aumente a imagem, leia  e guarde no seu PC.

VISITANTE ILUSTRE - 24/09/2013

23 de set de 2013

SE FOR POR FALTA DE APELO - ESTÁ AÍ!

DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA

Carlos Alberto de Melo/Funcionário da Polícia Federal - As recentes manifestações populares em todo o Brasil reacenderam o debate sobre o papel de nossas forças policiais. Muitas manchetes de jornais e opiniões de especialistas destacaram a desmilitarização da polícia como tema central.

Na verdade, essa questão é apenas a ponta do iceberg. Somente uma abordagem abrangente, a partir de uma visão global e sistêmica do problema, poderá resultar em melhoria efetiva da estrutura policial brasileira. Entre outros pontos, três merecem destaque como símbolos de nosso atraso, na comparação com as principais polícias do mundo.

1) A polícia brasileira é a única que investiga por meio de um procedimento burocrático, inquisitivo e ineficiente: o inquérito policial. Enquanto nos outros países a polícia procura implantar medidas para agilizar e integrar o ciclo de investigação, no Brasil insistimos num instrumento que anda na contramão da moderna técnica de investigação por apresentar baixíssimos resultados na elucidação de crimes e na produção de provas materiais e periciais. Ademais, pela rigidez de seus procedimentos, o inquérito policial contribui para afastar os policiais das ruas e as ruas dos policiais, já que exigências cartorárias acabam prevalecendo sobre o escopo do trabalho investigativo.

2) O Brasil também é o único país em que a chefia da investigação policial é reservada a uma determinada categoria profissional. Enquanto aqui limitamos o acesso, a gerência e a inteligência policiais aos bacharéis em direito, a polícia nos demais países do mundo recruta profissionais com formação em diferentes especializações. Isso porque o combate ao crime organizado, em um mundo baseado no conhecimento, precisa ser feito por uma equipe multidisciplinar. O FBI, a polícia federal americana, por exemplo, seleciona profissionais de diversas áreas, como: contabilidade, finanças, línguas estrangeiras, direito, ciências, Informáticas, etc.

3) No Brasil não temos uma carreira policial, mas sim diferentes unidades policiais (civis e militares) integradas por comandantes e comandados. Essas estruturas, centralizadoras e pouco flexíveis, não possibilitam o desenvolvimento dos trabalhadores do setor, pois, na contramão dos princípios da administração moderna, não permitem que o talento e o mérito sejam reconhecidos. Além disso, contribuem para a ineficiência, a corrupção e a desmotivação funcional, já que a falta de perspectivas profissionais resulta em baixa qualidade na prestação de serviços à sociedade. Do ponto de vista gerencial, destaca-se a falta de sinergia entre as nossas forças policiais, já que o modelo atual estimula a competição, o retrabalho e o aumento de custos decorrentes da separação das atividades de polícia judiciária (Polícia Civil) e de polícia ostensiva (Polícia Militar).

Em resumo, o Brasil precisa reorganizar o seu sistema policial, adotando princípios testados e aprovados em outros países do mundo. Não é possível que os nossos indicadores de desempenho sejam mantidos nos patamares atuais. Afinal, basta comparar o índice de elucidação dos crimes de homicídio no Brasil, de menos de 8%, com o de outros países (90% no Reino Unido, 80% na França e 65% nos Estados Unidos), para se verificar a ineficiência do nosso sistema policial. Como consequência deletéria deste quadro, temos que a quase certeza da impunidade leva ao aumento da violência e da criminalidade no país.

Vale destacar ainda que, em quase todo o mundo, a polícia possui uma estrutura de ciclo completo, isto é, que concentra numa mesma corporação policial as atividades de prevenção aos delitos, de investigação policial e de polícia judiciária. Além disso, a atividade policial é exercida por civis, os quais ingressam na carreira para realizar funções de policiamento ostensivo e, com o passar do tempo, podem se desenvolver atuando em cargos de investigação e, posteriormente, alcançando cargos de direção na mesma polícia.

Infelizmente ainda estamos muito distantes dessas práticas modernas de fazer polícia. Existem, inclusive, muitas propostas em debate no Congresso caminhando no sentido contrário, ou seja, aprofundando o modelo atual. Há pouco tempo foi aprovada a Lei nº 12.830/13, e se tentou aprovar a PEC 37, o que só não aconteceu pela pressão exercida pelo Ministério Público e pelas manifestações populares contra a proposta. No entanto, outras emendas em trâmite tentam afastar cada vez mais a polícia de suas funções típicas, por meio de projetos que representam o interesse de grupos e não os da sociedade brasileira.

Pode-se concluir afirmando que o dever de casa é imenso para que tenhamos no Brasil uma força policial compatível com os desafios do século 21. Mas, com a mobilização e a participação de todos, é possível vislumbrar um futuro melhor. Quando teremos uma polícia de Estado e não de governos. Quando teremos uma maior integração entre a polícia, o Ministério Público e a Justiça. Quando, enfim, teremos os direitos de cidadania consagrados como fundamentos do Estado Democrático de Direito, inscritos em nossa Constituição Federal, verdadeiramente respeitados e protegidos.

MULHER RECEBE CONTA TELEFÔNICA DE R$ 70 MIL POR ACESSAR FACEBOOK EM VIAGEM

Helen Christie, 40, recebeu conta de R$ 70 mil após
postar fotos de viagem de férias no Facebook
                                Reprodução/Daily Mail
Do UOL, em São Paulo - A britânica Helen Christie, 40, tomou um susto ao ver sua conta telefônica após ter voltado de férias da Turquia. Depois de usar o smartphone em roaming (fora da área de cobertura contratada) para postar fotos no Facebook de sua viagem, a cobrança dizia que ela deveria pagar £ 19.656 mil (cerca de R$ 70 mil). As informações são do tabloide britânico "The Daily Mail".

Segundo Helen, ela contratou um plano na operadora Orange que custava £ 6 (aproximadamente R$ 22) por dia para usar a internet. Porém, o valor diário acabou ficando £ 2.700 (R$ 9.600). De acordo com a empresa de telecomunicações, a conta alta ocorreu, pois a cliente desmarcou uma opção que limita os gastos de dados em até £ 42 (cerca de R$ 150) por dia.

"Eu achei este valor uma afronta. Todas minhas férias custaram £ 700 [cerca de R$ 2.500]. As táticas usadas pelas operadoras são assustadoras – as pessoas não percebem o que essas companhias estão fazendo", disse Helen em entrevista do tabloide britânico "The Mirror".

Depois de ser contatada por um jornal britânico, a operadora Orange informou que reduziria o valor a ser pago para £ 875 (R$ 3.109) pelo caráter "excepcional das circunstâncias". Mesmo assim, Helen disse que entraria com uma ação para reduzir ainda mais o valor.

A União Europeia tem planos de eliminar as tarifas de roaming entre os países membros do bloco econômico. Recentemente, a Comissão Europeia sugeriu que o custo de telefonemas entre países da região tenha o mesmo valor de uma ligação local. A proposta ainda precisa ser votada pelos 28 países membros.

IMAGENS DAS PONTES DE TARAUACÁ E FEIJÓ ONTEM A NOITE

TARAUACÁ - FOTO GEOVANNI ACCIOLY
Feijó - Nenhuma lâmpada funcionando na ponte e arredores

RÁPIDAS SOBRE ECONOMIA