14 de abr. de 2014

TRIBUTO AO PASSADO: TEATRO MUNICIPAL DE TARAUACÁ JOSÉ POTYGUARA



Em 1930, portanto lá se vão 84 anos, para saciar um pouco as almas sedentas por cultura que era comum as pessoas que detinham um alto nível educacional naquela época, em um palco improvisado no Grupo Escolar “João Ribeiro”, quando ainda era próximo da Praça da Bandeira, foi representada a primeira peça teatral de autoria do Dr. José Potiguara da Frota e Silva Promotor público intitulada “Alma Acreana”. 

José Florêncio da Cunha
Após três anos às 09:00hs da manhã do dia 26 de janeiro de 1933 apesar de uma chuva torrencial, o 10º Prefeito de Tarauacá Ten. Cel. José Florêncio da Cunha ou Cazuzinha para os íntimos (1930 a 1934), e diversas personalidades ilustres da cidade inaugurou o prédio do TEATRO MUNICIPAL DE TARAUACÁ JOSÉ POTYGUARA, prédio esse que com algumas reformas continua preservando 90% da sua arquitetura original até os dias de hoje.

Três dias após a inauguração em 29/01/1933, foi encenada a primeira peça teatral o melodrama “Razões do Coração”, de autoria do Dr. José Potiguara da Frota e Silva. 








A boa notícia para os munícipes tarauacaenses é que o então Prefeito Francisco Cleudon Rocha da Costa (1993/1996), no dia 25 de abril de 1994 tombou esse Teatro que, diga-se de passagem, é o mais antigo do Acre como PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DO MUNICÍPIO, pela Lei Nº 339/1994, e ainda diz mais; CONSERVANDO AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DE SUA CONSTRUÇÃO



Justiça seja feita ocorreu uma reforma significativa graças ao hoje Senador da República Jorge Viana que contribui com Dr. Jasone Ferreira da Silva Prefeito de Tarauacá no seu primeiro mandato (1997/2000) em 1999, através de convênio (Detalhes do Convênio) na época da última reforma. 


O estranho ou engraçado é a curiosidade de ninguém saber do por que do ano que é pintado no 'oitão'  ser 1932, se ele foi inaugurado em 1933. Será que consideravam o ano que iniciou a construção? E agora? mantem-se o ano errado? Se o Tetro fosse restaurado acredito que sim.


A grosso modo a pintura mais original que podemos chegar segundo os antigos de Tarauacá é essa


José Potyguara
Então urge que se siga a Lei e se possível restaure-se o que puder e que pelo menos as cores originais sejam repostas porque como diz meu amigo Isaac Melo, “Que as pessoas possam ter mais respeito àquele palco sagrado onde já foram apresentadas peças com autores, atores e músicos ilustres”.

Outro detalhe estranho é que pode-se notar que o Teatro era numerado com o número 283 e nos dias de hoje o prédio encontra-se sem número.





Abaixo um texto escrito pela Senhora Maria Augusta da Silva, irmã da Professora e Poetiza Núbia Wanderley sobre detalhes históricos do Teatro.




Agradecimentos a Isaac Melo por ter enviado o programa da peça Razões do Coração e Félix Cavalcante pelas fotos da reforma do Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.