14 de set. de 2014

HERÓIS ESQUECIDOS: OS HERÓIS DO 6º RI – O REGIMENTO IPIRANGA - UM POUCO DE HISTÓRIA



O 6º Regimento de Infantaria – Regimento Ipiranga, sediado em Caçapava (SP) foi uma das mais destacadas unidades da FEB. Atualmente essa unidade militar continua sendo conhecida como Regimento Ipiranga, embora tenha sido transformada em 6º Batalhão de Infantaria Leve pela Portaria Ministerial Reservada n.º 024, de 19 de junho de 1995.

Foram muitas as situações de perigo enfrentadas pelas unidades que compunham o 6º RI durante a campanha da Itália, uma delas enfrentada pelo 3º Batalhão em 09 de janeiro de 1945. Era inverno, o frio era cortante e a neve caia. As posições ocupadas pelo 3º Batalhão vinham sendo castigadas pelo intenso fogo de artilharia alemão. Os alemães tinham conseguido abrir uma brecha nas linhas brasileiras e o corpo-a-corpo era iminente. A situação era de vida ou morte e uma reação se tornava necessária até como instinto de preservação da vida.

Surgiram então bravos compatriotas nossos que não só lutaram com bravura como também incentivavam os companheiros ao combate. Os alemães teriam que ser rechaçados – O Tenente Ubirajara que comandava um dos pelotões foi um desses homens. De arma na mão combatia e percorria as posições incentivando o pessoal a luta. Outro desses bravos foi o Tenente Gerson Machado Pires que avançava com seus homens dando combate sem trégua ao inimigo. Entre os comandados do Ten Gerson estava o Sargento Alcir Gomes Filho, um dos mais destemidos combatentes neste episódio que mesmo tendo sido ferido seguia combatendo. O Cabo Benedito de Souza Monteiro varria o inimigo com sua metralhadora que disparava sem cessar. Um espírito de luta sem precedentes tinha tomado conta de nossos homens.

E o combate prosseguia com os brasileiros avançando. Diante do fogo de nossa artilharia que também entrava em ação os alemães bateram em retirada e vários deles foram feitos prisioneiros. Nesse dia o 6º RI escreveu uma página de glória no campo de batalha.

Colaborador: Marcus Vinicius de Lima Arantes
mv-arantes@uol.com.br
Fonte e ilustração: Coleção de Aventuras Nº 12 / Ed. Garimar – Adaptação pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.