17 de set. de 2014

MESMO CORRENDO O RISCO DE VOLTAR A ALAGAR, MINISTRO NÃO GARANTE ELEVAÇÃO DA BR-364


Ministro também falou da construção da ponte sobre o Madeira.




Gina Menezes - Em entrevista coletiva realizada na manhã de terça-feira (16), na Casa Rosada, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou que a previsão de inauguração da ponte sobre o rio Madeira, que ligará o Acre a Rondônia via terrestre, é para o final de 2016.

O início das obras está previsto para setembro. Na mesma oportunidade, o ministro afirmou que não há previsão orçamentária para elevação do nível da BR-364 para que não haja não seja submersa por uma provável enchente, como a do início de 2014, que deixou o Acre no isolamento por quase 60 dias.

O ministro afirmou que as fundações da ponte sobre o rio Madeira deverão ser instaladas ainda neste mês de setembro. Segundo eles, a obra já foi licitada.

“O canteiro já está sendo instalado, e o desmatamento da área onde será construída a ponte foi feito. Vocês já poderão ver as fundações das obras no final de setembro e no decorrer de outubro”, disse.

A respeito do trecho da BR que foi afetado pela enchente, a única parte prevista é a recuperação, e não a elevação, como chegou a ser cogitado.

Segundo o ministro, não há recursos e tampouco estudos técnicos prontos que permitam a elevação do trecho.

Ainda a respeito da construção da ponte que deverá custar aos cofres públicos R$ 128 milhões, o ministro disse que é uma obra extremamente importante.

“A gente sabe da importância dessa ponte, dessa ligação para o Acre, para Rondônia, e para o acesso ao Pacífico”, frisou.

Vale ressaltar que de acordo com especialistas, o rio Madeira não voltou ao seu nível normal desde a cheia do ano passado. Tem trechos ao longo da BR que a água está há aproximadamente 3 metros do nível da estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.