5 de mai. de 2015

ALTINO MACHADO ASSUME EDITORIA DA CONTILNET E BUSCARÁ INTERAÇÃO DO PORTAL COM OS LEITORES


O desafio agora, afirma ele, é aprimorar os mecanismos para avançar com o veículo na comunicação digital.

Altino Machado assume editoria
 da ContilNet Notícias
Fábio Pontes da Contilnet Notícias - O jornalista Altino Machado, 52 anos, assume a partir desta semana o cargo de editor-chefe do portal ContilNet Notícias. Após 12 anos alimentando um dos blogs mais lidos da Amazônia, Machado assume a função no momento de reformulação da linha editorial do veículo.

O “upgrade” tem como objetivo consolidar ContilNet Notícias como uma das principais referências jornalísticas de credibilidade no Acre e no Norte do País. Altino Machado terá ao seu lado o jornalista Anderson Bodanese, que assume a função de editor-assistente.

Além do pioneirismo na blogosfera na Amazônia, o novo editor-chefe já teve passagem pelos principais jornais do Acre e do Brasil, como “O Estado de São Paulo”, “Jornal do Brasil”,  “Folha de São Paulo” e "Terra".

“Na minha avaliação, em cinco anos de existência, a ContilNet se destaca pela sobriedade de sua linha editorial e pela proeza de sua equipe em se manter atuante sem apoio financeiro da prefeitura de Rio Branco e do governo do Acre”, analisa o jornalista.

O desafio agora, afirma ele, é aprimorar os mecanismos para avançar com o veículo na comunicação digital. Para Machado, uma das reformulações necessárias é melhorar a comunicação entre a equipe de jornalismo e os seus leitores. “Essa mudança parte da reconfiguração da maneira de falar com o leitor, pois hoje compartilhar uma notícia é mais importante do que consumi-la.”

Altino Machado recebe a socio-proprietária do portal ContilNet Notícias em sua casa/Foto: Reprodução Facebook
O jornalista disse que sua primeira missão, antes mesmo de assumir como editor, foi convidar o escritório Lab+BR, de gestão de marca, do publicitário Janu Schwab. "Ele é acreano radicado em São Paulo. Juntos vamos potencializar ainda mais o modelo de negócios do site. Do outro lado está o leitorado, ávido por qualidade e credibilidade da informação", finaliza Altino.

Liberdade de expressão e ética

Para a jornalista Wânia Pinheiro, sócia-proprietária de ContilNet Notícias, a chegada de Altino Machado é “a peça-chave que faltava” para a consolidação do portal no jornalismo acreano. “Nós já contamos com uma equipe de jornalistas de excelência, que dá o seu melhor na busca pela notícia, e essa vinda do Altino é para dar um novo fôlego no nosso trabalho diante da bagagem profissional que ele carrega”, diz Pinheiro.

Segundo ela, a meta do portal está em sintonia com o pensamento de Machado, que é a melhoria do diálogo com o público leitor. “Hoje os nossos leitores estão mais exigentes. Eles não querem somente a notícia, mas também querem se ver na notícia, opinar, espalhar pelas redes sociais, que é a grande revolução nesta nova plataforma de comunicação”, comenta ela.

Wânia Pinheiro afirma que esta consolidação da ContilNet Notícias como jornalismo de qualidade no Acre se dá mesmo com todas as dificuldades encontradas ao não se ter parcerias com os grandes financiadores da imprensa local (governo e Prefeitura de Rio Branco); abrir mão da zona de conforto é um princípio  “pela busca da liberdade de expressão e um jornalismo ético e responsável para nosso maior parceiro: o leitor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.