21 de mai. de 2015

MOTORISTAS TÊM SOMENTE DEZ DIAS PARA ADQUIRIR NOVO EXTINTOR


Faltam dez (10) dias para o término da prorrogação concedida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) quanto à obrigatoriedade do uso do extintor de incêndio veicular do tipo ABC.

No dia 23 de março, o Contran havia concedido mais 90 dias para que os donos de veículos automotores adquirissem o novo equipamento de segurança. O prazo termina no dia 1º de julho, quando devem ser iniciadas as fiscalizações.

A decisão foi acatada devido à escassez do produto em todo o país. A mudança na lei se deu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado somente para combater incêndios relacionados com líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Já o tipo ABC, além de combater inflamáveis, elétricos abrange também incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

No Acre, os motoristas também tiveram dificuldade em adquirir o novo modelo de extintor. A assessoria de comunicação do Detran informou que com o fim do prazo, o órgão irá avaliar se o mercado já oferece quantidade suficiente do produto e deve intensificar a importância da aquisição do novo extintor, do tipo ABC. .

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO – De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o extintor é de uso obrigatório nos veículos e a infração é de natureza grave, gerando multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH do proprietário, além de medida da retenção do veículo para regularização. A validade do novo extintor é de cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.