9 de jul. de 2015

PROFESSORES PRECISAM MASSIFICAR MAIS O DEBATE SOBRE CIDADANIA NAS ESCOLAS DE TARAUACÁ



Noto que aqui em Tarauacá tem muita gente cheio de direito, mas esquece que tem deveres para se viver minimamente bem dentro de uma sociedade. O simples fato de você jogar papel no chão já infringe o direito de outra pessoa, 'cidadão', de residir em uma cidade limpa, e: Um aluno estudar em uma carteira limpa; não correr riscos desnecessários no trânsito; direito ao sossego e ao descanso etc. 

NORADAR- Portanto, 'Cidadania' é o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão/indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.

As cidades  estado gregas eram denominadas "pólis", onde nasce a política, por isso o conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na organização do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (indireto), seja ao concorrer a um cargo público (direto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Pode-se entender, portanto, que cidadania é a soma de conquistas cotidianas, na forma da lei, de reparações a injustiças sociais, civis e políticas, no percurso de sua história e, em contrapartida, a prática efetiva e consciente, o exercício diário destas conquistas com o objetivo exemplar de ampliar estes direitos na sociedade. Neste sentido, para exercer a cidadania em sua plenitude torna-se absolutamente necessário a percepção da dimensão histórica destas conquistas no percurso entre passado, presente e futuro da nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.