27 de out. de 2015

AVIÃO ENCONTRADO NO PR COM MARCAS DE TIROS FOI INTERCEPTADO PELA FAB


Polícia Civil encontrou avião com vários tiros no aeroporto de Paranavaí.
Polícia Federal vai investigar caso para descobrir dono de aeronave.

Avião monomotor foi encontrado no aeroporto de Paranavaí com várias marcas de tiros (Foto: Wilson Del Passo/ RPC)

Luciane Cordeiro em Paranavaí - A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o avião monomotor encontrado no aeroporto de Paranavaí, no noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (26), é a mesma aeronave que foi interceptada por um caça no sábado (24), em Japorã, Mato Grosso do Sul.
Por meio de nota, a Aeronáutica informou que a interceptação da aeronave Neiva EMB-721C, matrícula PT-EXP, ocorreu durante uma operação rotineira de policiamento do espaço aéreo. “As ações foram adotadas por se tratar de uma aeronave suspeita de tráfico de drogas que desobedeceu todas as orientações feitas pela defesa aeroespacial”, diz ainda o documento.
saiba mais

O avião foi encontrado abandonado pela Polícia Civil na manhã desta segunda. O delegado Carlos Henrique Rossato Gomes já suspeitava que a aeronave fosse a mesma por causa dos tiros na asa esquerda. A polícia não soube informar desde quando o avião estava parado no aeroporto municipal e quem é o dono do monomotor.

"No interior da aeronave havia apenas um banco, levantando ainda mais a suspeita de que o monomotor é utilizado para o tráfico de drogas ou contrabando”, detalha o delegado.
No sábado, moradores de Japorã presenciaram a perseguição de aviões no céu do município. Um rapaz que fez um vídeo da perseguição contou ao G1 que durante a gravação um dos aviões atirou diversas vezes.

No domingo (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que um avião sem plano de voo e que fazia uma rota “conhecida por ser utilizada para atividades ilícitas” foi interceptado no sábado. A Aeronáutica disse ainda que atirou na aeronave durante a interceptação. No entanto, o avião “evadiu-se pela fronteira com o Paraguai” e não foi localizado.

O avião apreendido foi levado para o pátio da Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí.

Delegado Carlos Henrique Gomes afirmou que projéteis utilizado para abater avião são de armas de grosso calibre  (Foto: Wilson Del Passo/ RPC)
Asa esquerda do avião monomotor estava bastante danificada. Polícia Federal vai investigar o caso (Foto: Wilson Del Passo/ RPC)

Documentos encontrados dentro do avião serão encaminhados à Polícia Federal que vai investigar o caso. O órgão adiantou que em 2012 o monomotor foi apreendido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai carregada com mercadorias eletrônicas e medicamentos. Na época, cinco pessoas foram presas, entre elas um piloto brasileiro.

Nenhum tripulante foi encontrado pela polícia até as 20h desta segunda-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.