20 de out. de 2015

O MALTRATADO LAGO DA INTENDÊNCIA. UMA ALTERNATIVA PARA A REALIZAÇÃO DA EXPO TARAUACÁ?


D. Mocinha, Sr. José Higino(pai), e Edson Higino "Tomam a fresca" em frente ao aprazível Lago da Intendência, logradouro esquecido de todas as autoridades. Ao fundo o Barracão da Fazenda no Igarapé Preto.


Há um tempo visitei o Diretor da SEAPROF local, o Sr. Narcélio Bayma para batermos um papo sobre uma área subaproveitada no município. 

Trata-se da área do LAGO DA INTENDÊNCIA um local histórico onde se poderia tentar deixar uma estrutura mínima montada para a Expotarauacá e outras festas que por ventura aparecessem, ou ainda quem quiser estourar os tímpanos escutando música alta poderia ir para lá. 

O Lago da Intendência é na verdade uma curva do rio que se fechou e onde poderia-se fazer também o manejo do pirarucu, transformando aquele local em mais uma fonte de renda acredito eu.


Narcélio me disse que a WWF costuma disponibilizar, logicamente em parceria, verba para a limpeza de lagos, portanto já que pelo plano diretor lá é um local que não se pode mais construir, o primeiro passo seria tombá-lo como Patrimônio Histórico.

Minha dúvida paira somente sobre, desapropriação, tombamento e espaço suficiente, mas que é um assunto que deveria ser pensado e estudado, eu acho que deveria.

Antigamente ali era a fazenda do Sr. José Higino verdadeiramente o primeiro pecuarista de Tarauacá e quiçá do Acre. Um lugar bem cuidado e fonte de muitas histórias dos antigos habitantes desde Seabra. Hoje mal se consegue identificar o lugar.


Vamos torcer para que o lago não se acabe já que, uma de suas margens está completamente desmatada.

Uma ótima oportunidade para que nossas autoridades possam mostrar algo também na seara tanto ambiental como histórica, áreas que estão deixando muito a desejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.