20 de nov de 2015

ABRA-CAT DIVULGA IMAGENS DE SUA SEDE EM BELÉM PARA TODA COMUNIDADE AERONÁUTICA


  Fotos externas do local onde funciona a ABRA-CAT e o Grupo Renascer

A ABRA-CAT (Associação Brasileira de Catalineiros), disponibilizou algumas imagens do espaço de convivência Coronel Médico LAÉRCIO, no Hospital de Aeronáutica de Belém – HABE, onde todo acervo, do patrimônio histórico dos Catalineiros, está preservado desde o dia 28 de outubro.


Todo o acervo ocupa toda a Sala dos Catalineiros e o grande armário de madeira onde a foto do Brigadeiro Camarão, PATRONO DA ABRA-CAT, foi colocada em local de destaque.


Alguns painéis grandes foram colocados na sala onde estão também, imagens, e materiais da Capelania Católica.

O Ex-Presidente da ABRA-CAT João Alfredo de Oliveira, em um belo gesto, recolocou algumas fotos de seu acervo, na Casa do Tucuruvi em Belém/PA.


O CATALINA SAR 6516, DEIXADO NO HABE PELO BRIGADEIRO MÉDICO EDUARDO SERRA NEGRA CAMERINI, EX-DIRETOR DO HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM, CONTINUA NO SALÃO DE ENTRADA DA DIREÇÃO DO HOSPITAL DE AERONÁUTICA DE BELÉM. ESTÁna BASE DE VIDRO, COBERTO POR CAIXA DE ACRÍLICO, EM CIMA DE UM MAPA DA BASE NORTE-AMERICANA DE VAL DE CAES FIELD, DE 1944, DATA QUE OS AVIÕES CATALINAS FORAM RECEBIDOS PELA FAB.



A importância desse tipo de Associação além da confraternização, é detectar erros que pode nos afastar ao máximo da realidade histórica em geral, como, por exemplo, a foto acima. Nesta foto divulgada em uma revista aeronáutica em fevereiro de 1998, o Coronel Ary, Historiador Aeronáutico da ABRA-CAT detectou que o AVIÃO PT-AXM FOI INCORPORADO NA PETROBRAS EM 1959 E TRANSFERIDO PARA A FAB EM 1968 COM A MATRÍCULA FAB 6551. O mesmo Coronel Ary com sua competência peculiar ainda acrescenta que o O CATALINA FAB 6551 foi DESATIVADO NA FAB EM 1982, e EXPORTADO PARA O MUSEU DA USAF – Dayton – USA N4583B, preservado na Base Aérea de Wright Patterson, em Ohio, como AO-10A 44-33879 USAAF.

(“O CATALINA NO BRASIL”, Edição Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Autor: Coronel Av. Aparecido Camazano Alamino, Rio de Janeiro 2015).

OBS: Meus sinceros agradecimentos a ABRA-CAT pela consideração com a esse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.