18 de nov de 2015

ALIMENTOS TOSTADOS PODEM SER CANCERÍGENOS


Especialistas da Grã-Bretanha alertaram que a acrilamida, formada no preparo de pães e batatas em altas temperaturas, está associada ao aumento do risco da doença e a outros problemas de saúde


De acordo com a FSA, quanto mais escura e crocante estiver a batata ou a torrada, maior será a quantidade da acrilamida no alimento. Por isso, o ideal é retirá-los do preparo quando ainda estiverem com uma cor clara(Istock/Getty Images)


O consumo em excesso de alimentos ricos em amido, como pão e batata, preparados em altas temperaturas pode aumentar o risco de câncer e causar danos ao sistema nervoso e reprodutivo. É o que diz um relatório publicado recentemente pela Agência de Normas Alimentares da Grã-Bretanha (FSA, na sigla em inglês).


De acordo com a agência, o perigo do consumo destes alimentos está na acrilamida - substância formada por uma reação química entre os aminoácidos, açúcares e água presentes nos alimentos ricos em amido quando são preparados a mais de 120ºC. Geralmente, a cor escurecida, típica de alimentos torrados, fritos ou assados, indica a presença de acrilamida.
No estudo, realizado a partir da coleta de amostras de alimentos preparados em casa, os pesquisadores descobriram que a versão mais clara e pálida de uma torrada continha apenas 9 microgramas por quilo de acrilamida, enquanto a mais escura tinha 167 microgramas por quilo.

Em relação às batatas, as que foram fritas pelo maior período de tempo possível (antes de queimar), encontrou-se 1.052 microgramas de acrilamida por quilo. Já a que permaneceu po rmenos tempo continha 50 vezes menos acrilamida. Assim, quanto mais escura e crocante estiver a batata ou a torrada, maior será a quantidade da substância no alimento.


Assim como a carne vermelha, a acrilamida faz parte da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de produtos provavelmente carcinogênicos para humanos, ou seja, os efeitos nocivos da substância já foram comprovados em animais e em laboratório, mas ainda faltam evidências em humanos.

Segundo a FSA, o efeito nos humanos depende da quantidade ingerida, mas ainda não foi definida uma quantidade de consumo segura. Entretanto, os pesquisadores enfatizaram que não é necessário parar de comer nenhum alimento. Basta tomar algumas precauções no preparo, como retirar as batatas fritas do óleo quando tiverem uma cor levemente dourada, retirar as torradas do forno ou da torradeira quando ainda estiverem com uma cor clara e seguir as instruções dos fabricantes ao preparar alimentos semi-prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.