10 de nov. de 2015

CHINÊS MAIS RICO FATUROU UM 'PIB DA ISLÂNDIA' EM UM ANO


Fortuna do presidente e fundador do grupo imobiliário Dalian Wanda passou de US$ 13,2 bilhões para US$ 30 bilhões neste ano, diz Forbes

Wang Jianlin
Em depoimento à imprensa após anúncio da classificação, Jianlin disse que "é bom ter dinheiro"(VEJA.com/AFP)


A fortuna do homem mais rico da China, Wang Jianlin, aumentou em 17 bilhões de dólares no ano passado, um número que supera o PIB da Islândia. A fortuna do presidente e fundador do grupo imobiliário Dalian Wanda passou de 13,2 bilhões para 30 bilhões de dólares neste ano, segundo a "Lista das 100 pessoas mais ricas da China" publicada anualmente pela revista Forbes.


Com isso, ele passou da quarta posição da classificação da Forbes para a primeira, destronando Jack Ma, fundador do gigante chinês do e-commerce Alibaba. Jianlin se mantém no posto mesmo tendo perdido 3,6 bilhões de dólares em um só dia, no mês de agosto, devido a perdas na bolsa chinesa.

Apesar das decepções sofridas pela economia chinesa, que vem perdendo fôlego, o aumento do patrimônio do empresário foi possível graças à flutuação de duas subsidiárias do Grupo Wanda. "É bom ter dinheiro", disse para a imprensa em Pequim o ex-oficial do Exército Popular da Libertação, de 61 anos, em uma breve aparição após o anúncio da nova classificação da Forbes. "A maioria das pessoas que tem dinheiro, e especialmente as pessoas extraordinariamente ricas, são boas pessoas", afirmou Jianlin.

No começo do ano, o multimilionário comprou por 1,05 bilhão de euros a empresa suíça de marketing esportivo Infront, encarregada, entre outras ações, de comercializar os direito de retransmissão da Copa do Mundo da FIFA. Depois, comprou 20% de participação do clube de futebol espanhol Atlético de Madri.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.