19 de nov. de 2015

RJ: QUASE UM TERÇO DO EFETIVO DE UPPs TEM DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS


Resultado de pesquisa preocupa comando da PM
 
Aviso informa sobre atendimento suspenso no HCPM
 - Rafael Galdo


POR RAFAEL GALDO / VERA ARAÚJO - Encurralado por traficantes, o policial militar X. pensou que ia morrer. Foi em dezembro do ano passado, durante um confronto numa das 38 favelas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio. Até hoje, ele, que viu três colegas serem baleados, sofre por causa do episódio. Depois de seis meses afastado, X. voltou ao trabalho, mas só desempenha tarefas administrativas, pois segue em tratamento psicológico e não pode portar uma arma. É uma situação comum na corporação: com base em uma pesquisa que constatou distúrbios psicológicos em 29% da tropa da UPP Nova Brasília, no Complexo do Alemão, o comando geral da PM estima que o problema atinja a mesma proporção — quase um terço — do efetivo que atua nas áreas em processo de pacificação.

— Estamos preocupados com os nossos policiais. Precisamos detectar o que está causando esse estresse pós-traumático e, principalmente, tratá-los — afirma o comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto.

Na madrugada desta quarta-feira, outro policial militar foi baleado por criminosos na Favela Nova Brasília. O PM, que ainda não foi identificado, foi atacado durante patrulhamento próximo à Praça do Terço. Ele foi atingido no pé e levado para o Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha. Não há informações sobre o estado de saúde do policial.

O GLOBO teve acesso à pesquisa um dia depois de o Instituto de Segurança Pública divulgar que, numa comparação entre os primeiros semestres deste ano e de 2014, houve um aumento de 55% no índice de mortes violentas em áreas com UPPs. Nas entrevistas com os policiais, foram feitas 20 perguntas elaboradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas mais comuns relatados no questionário foram “sensação de nervoso”, “tensão” e “preocupação”, além de dificuldade para dormir e realizar as atividades diárias com satisfação.

A pesquisa também foi feita em três batalhões: o 7º BPM (São Gonçalo), o 9º BPM (Rocha Miranda) e o 41º BPM (Irajá). Na área de Rocha Miranda, o percentual de policiais com “sofrimento mental” (que inclui sete ou mais sintomas de distúrbios psicológicos) foi maior do que na UPP — chegou a 32%. Mas, nos outros dois batalhões, ficou abaixo do registrado na unidade de Nova Brasília: 21% em São Gonçalo e 27% na região de Irajá.

As entrevistas estão sendo realizadas em outras regiões consideradas críticas, chamadas de “áreas vermelhas”, como o Morro do Alemão e o Parque Proletário, no Complexo da Penha.

— O policial pode ser vítima dele mesmo por estar fragilizado, passando por algum problema psicológico. Seu erro pode atingir a família e a sociedade. A corporação quer dividir a responsabilidade com ele. Por isso, estamos fazendo essa pesquisa, para conhecer as condições dos nossos policiais. Sabemos que a polícia do Brasil é uma das que mais matam. Temos que descobrir onde estão os motivos — diz o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Robson Rodrigues.

Por enquanto, o levantamento da corporação já revela percentuais muito acima da média da população do país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), baseada em cerca de cinco mil entrevistas, distúrbios psicológicos afligem 10,4% dos brasileiros.

No caso do policial X., além da rotina de estresse, ele convive com outras dificuldades, como a distância de 200 quilômetros de casa para o serviço e uma doença grave de seu pai.

— Quero voltar a trabalhar normalmente, mas tenho essa limitação. Não sou doido. Meu problema é de cunho psicológico — diz X., que enfrenta, agora, a falta de psiquiatras na corporação e precisa fazer seu tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PSIQUIATRIA ESTÁ FECHADA

Desde setembro, o setor de psiquiatria do Hospital Central da PM, no Estácio, encontra-se com o atendimento suspenso, depois de dois médicos pedirem licença e outros dois, baixa. Ontem à tarde, um aviso na entrada do setor informava sobre as atividades temporariamente paralisadas. Um funcionário da unidade médica afirmou:

— A previsão é que não tem previsão (de retomada do atendimento). Dizem que vão contratar novos médicos. Mas não sabemos quando isso vai acontecer.

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Rio, o hospital da PM sequer tem emergência psiquiátrica. Quando precisam desse tipo de atenção, os pacientes são encaminhados para outras unidades. Presidente da entidade, Jorge Darze alerta para as consequências da ausência de tratamento:

— Os PMs estão submetidos a altos níveis de estresse. Se eles deixam de ter acesso ao profissional de psicologia ou psiquiatria para auxiliá-los, isso contribui para agravar a situação.

A PM admite que há problemas no atendimento psiquiátrico, mas diz que os serviços de psicologia estão funcionando normalmente.

Vanderlei Ribeiro, presidente da Associação de Cabos e Soldados da PM, aponta um outro problema: segundo ele, não existe um acompanhamento psicológico periódico adequado dos policiais. Para Vanderlei, além de avaliações de rotina, um PM deve ser examinado imediatamente após participar de uma operação violenta:

— Nas operações, o PM vê companheiros perderem a vida e fica imaginando quando será sua vez. É uma pessoa que trabalha sempre no limite. Antes de receber uma arma, o policial precisa estar em plenas condições de usá-la. Mas ninguém faz essa avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.