22 de dez. de 2015

IFAC FIGURA ENTRE AS PIORES INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO PAÍS


Luciano Tavares, com informações da revista Exame lucianotavares.acre@gmail.com


O Instituto Federal do Acre (IFAC) figura entre as piores instituições de ensino superior do país, segundo uma  avaliação do Ministério da Educação (MEC) publicada pela edição eletrônica da revista Exame, da editora Abril.  De 2.042 instituições de ensino superior no Brasil, 324 foram consideradas insatisfatórias. Grande parte são faculdades, 319, ao todo.


A UNITINS, no Tocantins, é a única universidade da lista que também traz o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, duas instituições públicas de ensino. Três centros universitários – um público e dois privados – também foram mal avaliados.

Para ser “reprovada”, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 3 do IGC (Índice Geral de Cursos) que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.

Calculado anualmente, IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, infraestrutura e qualidade do corpo docente) e dos conceitos de mestrado e doutorado, ancorados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes).

O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Por isso a divulgação refere-se aos três anos suficientes para que todas as áreas sejam avaliadas.

Notas 1 e 2 são insuficientes e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das medidas possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que a instituições aponte soluções para melhora do desempenho. Neste último ciclo de avaliação, 24 instituições tiveram a nota máxima de 5.

O Instituto passou por um processo eleitoral recentemente. A professora Rosana foi reeleita ao cargo de reitora do IFAC com o desafio de melhorar, entre outras coisas, as condições de ensino na instituição.

Não é a primeira vez que o IFAC fica entre as piores instituições de ensino superior do país. Ano passado, na mesma avaliação, o Instituto figurava entre as consideradas insatisfatórias pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.