31 de mar. de 2015

PROCURADOR FEITO REFÉM EM TRIBUNAL DA TURQUIA MORRE EM HOSPITAL


Procurador foi feito refém por homens armados, mortos em ação policial.
Vítima investigava morte de adolescente na revolta antigoverno de 2013.

Criminoso armado posa com o promotor Mehmet Selim Kiraz, feito refém em Istambul nesta terça-feira (31) (Foto: Halkin Sesi TV/Reuters)


O ministro turco das Relações Exteriores disse nesta terça-feira (31) no Twitter que o procurador ferido em troca de tiros em tribunal de Istambul morreu no hospital, informa a agência Reuters. O procurador foi feito refém nesta terça por homens armados, que também morreram em ação policial.
"Fomos pacientes durante seis horas e fizemos tudo o possível, mas escutamos disparos dentro da sala em que estavam os terroristas e a polícia lançou a operação", disse o chefe da polícia, Selami Altinok.
"O promotor morreu quando chegou no hospital. Tentamos fazer o nosso melhor, mas falhamos em salvar a sua vida", disse um funcionário do hospital Florence Nightingale para a afiliada da CNN.

Investigação
Segundo o jornal "Hürriyet", o refém era o promotor Mehmet Selim Kiraz, que investigava a morte de um adolescente pelo impacto de uma bomba de gás lacrimogêneo durante as manifestações antigoverno do parque Gezi em 2013.
Ele foi tomado como refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiu o Palácio de Justiça Caglayan, em Istambul.
A rede de TV norte-americana CNN mostrou imagens de carros de polícia cercando o edifício. Fontes da promotoria afirmaram mais cedo ao "Hürriyet" que eram feitas negociações entre o grupo de sequestradores e a polícia "através de um mediador que eles escolheram".

Janela com buracos de bala é vista de longe após a entrada de policiais no Palácio da Justiça em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters)

Segundo a Reuters, um site ligado ao grupo que fez o promotor refém disse no Twitter, logo depois das explosões, que o promotor e três de seus integrantes ficaram feridos.
Uma imagem com um homem armado apontando para a cabeça do promotor foi divulgada nas redes sociais. Atrás dos dois há uma bandeira do Partido-Frente de Libertação Popular Grupo Marxista Revolucionário (DHKP-C).
Istambul se encontra paralisada devido a um grande blecaute de energia de causas desconhecidas em todo o país, o que aumenta a confusão em torno do que está ocorrendo.

Reivindicações
Um comunicado divulgado em um site ligado ao grupo armado diz que os sequestradores exigiam que as autoridades cumprissem com várias reivindicações, de acordo com a EFE.

Policiais fazem barreira em frente ao Palácio da Justiça, em Istambul (Foto: Osman Orsal/Reuters)

Entre elas, pediam uma confissão ao vivo dos policiais suspeitos de matar um menor durante as manifestações de 2013. Além disso, exigiam que as autoridades assegurassem uma saída segura dos sequestradores do Palácio da Justiça.
Berkan Elvan, de 14 anos, foi atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo e ficou nove meses em coma no hospital antes de morrer.
O menino foi atingido na cabeça em junho de 2013 quando ia comprar pão e morreu em março de 2014, o que gerou uma onda de indignação na Turquia.
O promotor Kiraz assumiu a investigação do polêmico caso há seis meses.

Área ao redor do Palácio da Justiça foi isolada após a entrada do grupo de extrema esquerda em Istambul (Foto: AFP)

DEPUTADO JESUS SÉRGIO EM AÇÃO: ROSAURA MOURÃO PASSARÁ POR REFORMA



O Deputado Estadual Jesus Sérgio esteve reunido na Secretaria de Estado de Educação e Esporte com o Secretário adjunto José Alberto Nunes, o Xaxá, para tratar sobre a situação da Escola Rosaura Mourão da Rocha no bairro Senador Pompeu (bairro da praia).

A Escola Rosaura Mourão foi atingida dezenas de vezes pelas últimas enchentes que atingiu a cidade de Tarauacá, necessitando assim de uma reforma urgente.

O Deputado ainda aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido dos moradores da comunidade do Esperança na BR- 364, que reivindica o ensino médio para aquela localidade.

DESVENDADO MISTÉRIO DE FOTO VIRAL DE CRIANÇA SÍRIA QUE 'SE RENDE'


Milhares de pessoas compartilharam a imagem de uma criança síria com as mãos para cima, como se estivesse se entregando, ao confundir a câmera fotográfica com o cano de uma arma.
Foto que viralizou foi tirada pelo fotógrafo turco Osman Sağırlı em 2014
Mas quem fez este flagrante?
A imagem começou a viralizar no Twitter na terça-feira da semana passada, quando foi tuitada por Nadia Abu Shaban, uma fotógrafa baseada em Gaza.
A mensagem original foi retuitada mais de 11 mil vezes. "Estou chorando", "muito triste" e "a humanidade fracassou" foram alguns dos comentários.
Na sexta-feira, a imagem foi compartilhada no Reddit, onde recebeu mais de 5 mil votos positivos e 1,6 mil comentários.
Não demorou para que surgissem acusações de que a foto era falsa. Muitos no Twitter questionaram quem seria o autor da foto e porque a imagem havia sido postada sem crédito.
Nadia confirmou que não tinha tirado a foto, mas não sabia explicar quem havia feito a imagem.
No Imgur, um site de compartilhamento de imagens, um usuário pesquisou a origem da fotografia - um clipping de um jornal - e disse que ela era real, mas tirada "por volta de 2012". A mensagem também nomeou o fotógrafo: o turco Osman Sağırlı.
A BBC conversou com Sağırl, que agora trabalha na Tanzânia, e desvendou o mistério.
A criança é uma menina, Hudea, de 4 anos. A imagem foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado. Hudea viajou ao campo - a cerca de 10 km da fronteira turca - com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama.
"Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma", disse Sağırlı.
"Depois que eu tirei eu olhei (para a foto) e percebi que ela (a criança) estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera", disse.
Ele diz que fotos de crianças dos campos de refugiados são especialmente reveladoras.
"Você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm".
A imagem foi publicada inicialmente no jornal Türkiye em janeiro e foi amplamente compartilhada pelas redes sociais em turco, mas só na semana passada tornou-se viral em mídias na língua inglesa.

TIM É PROIBIDA DE BLOQUEAR INTERNET QUANDO CONSUMIDOR ATINGE PACOTE DIÁRIO


É ilícito alterar unilateralmente negócios jurídicos já celebrados e consumados, pois o ato viola o Código de Defesa do Consumidor

Assim entendeu o juiz Edmundo Lellis Filho, no Processo nº: 1006465-83.2015.8.26.0001, da 1ª Vara Cível de São Paulo, ao proibir que a Tim corte o pacote de internet de um advogado da capital paulista. A decisão liminar vale apenas para o autor do pedido.

O advogado Vinicius Koptchinski Barreto apontou que desde 2011 tinha um plano ilimitado para acessar a internet pelo celular. Quando ultrapassava 30 MB a cada dia, podia continuar navegando com a velocidade reduzida. Mas a Tim mudou a regra e passou a impedir o acesso quando o consumidor atinge o limite.

Trata-se de uma estratégia adotada por outras operadoras no país. O Procon do Rio de Janeiro já ingressou com Ação Civil Pública contra as empresas Oi, Tim, Vivo e Claro apontando irregularidades na estratégia. O juiz responsável pelo caso preferiu analisar o pedido de liminar depois que as rés apresentem suas contrarrazões.

No caso paulista, o autor da ação disse que contratou o serviço de dados móveis justamente porque era anunciado como ilimitado. Ele afirmou ainda ser necessário, “na vida de um advogado, atender às demandas do cliente com agilidade e qualidade é essencial, ainda mais aquelas que exigem urgência”.

Ao atender o pedido, o juiz também apontou a necessidade de se respeitar a segurança jurídica de contratos. “Defiro a liminar para que a empresa ré desconsidere a alteração unilateral que dispõe em contrário aquilo que fora pactuado pelas partes na celebração do referido contrato”, afirma na decisão. Ele marcou uma audiência de conciliação para junho.

Clique aqui para ler a liminar.

Extraído: S.O.S Consumidor/notícia - Fonte: Conjur - Consultor Jurídico – Por: Felipe Luchete

ENFIM, A LIBERDADE! ESCRAVA CUBANA DO "MAIS MÉDICOS" CONSEGUE FUGIR COM A FAMÍLIA PARA OS EUA E SE LIVRAR DOS SENHORES CUBANOS E DOS FEITORES BRASILEIROS



Ao menos uma família de escravos cubanos conseguiu se libertar do jugo da ditadura exercida pelo regime dos irmãos Castro, mesmo no Brasil. Sim, caros leitores! Contrariando a Constituição e as noções mais comezinhas dos direitos humanos, os médicos oriundos de Cuba que atuam no programa “Mais Médicos” ficam submetidos às leis da ditadura daquele país, não às garantias da democracia ainda vigente no Brasil.

O caso é o seguinte. A médica Dianelys San Román Parrado atuava na cidade de Jandira, no interior de São Paulo. Seu marido e seu filho haviam conseguido viajar para o Brasil. O governo cubano os pressionava a voltar para a ilha, sob pena de retirar Dianelys do programa — e, para escândalo dos escândalos, o governo brasileiro não interfere nessa relação. Gravações que vieram a público demonstram que manter os médicos sob o jugo da ditadura é uma ação deliberada. Cuba não aceita que os doutores tragam seus familiares porque teme justamente a deserção.

Segundo informa a Folha, Dianelys confirmou a fuga neste domingo (29) em mensagem enviada a seu supervisor, o médico Gustavo Gusso, professor da USP. Disse não ter aguentado a pressão para o regresso do marido e do filho. Contou que havia chegado a Miami em segurança e que estava com amigos.

Em dezembro, informa o jornal, havia 14.462 médicos de outros países atuando no Brasil, 11.429 dos quais eram cubanos. Ao todo, 40 desertaram. Segundo os profissionais, quando o programa foi lançado, eles foram informados de que poderiam trazer seus familiares. Já os emissários da ditadura cubana dizem que há autorização para visita, mas não para moradia.

As tais gravações revelaram ainda que o programa “Mais Médicos”, desde o princípio, foi concebido como uma forma de repassar dinheiro para Cuba. O governo brasileiro paga R$ 10 mil por profissional à ditadura Cubana. Como os médicos são, na verdade, contratados pela tal Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), essa entidade repassa a cada um algo em torno de R$ 2,5 mil. Vale dizer: cada escravo cubano rende aos irmãos Castro, os senhores da senzala, R$ 7,5 mil. É asqueroso.

A boa notícia do dia é que mais uma família conseguiu se livrar dos tiranos cubanos e dos seus feitores do petismo.

MORRE O PRIMEIRO PILOTO DE CAÇA SUPERSÔNICO DO BRASIL

 O Major-Brigadeiro do Ar, Lauro Ney Menezes, morreu no domingo (29/03) no Rio de Janeiro

CAVOK/Giordani - Nascido no dia 08 de janeiro de 1928, aos 17 anos, ele ingressou na Força Aérea Brasileira. No dia 18 de dezembro de 1947, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador da terceira turma do Estágio de Seleção de Pilotos de Caça, juntamente com alguns veteranos de guerra da Itália. Depois de 32 anos de serviço, foi promovido ao posto de Major-Brigadeiro até seguir para a reserva.


Durante a carreira militar, o Major-Brigadeiro Menezes conquistou grandes feitos dentro da Aviação de Caça, tendo voado nas seguintes aeronaves: P-47, F-8, Mirage III e F-5B/E. Com 7.900 horas de voo, carregava o título de primeiro piloto de Caça Supersônico no Brasil.

O oficial-general desempenhou diversas funções, entre elas, Comandante da Academia da Força Aérea, da Base Aérea de Santa Cruz e do Esquadrão Pacau. Foi também presidente da Infraero e da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), tendo sido o primeiro presidente e sócio benemérito.

FONTE/IMAGEM: Agência Força Aérea

IMAGEM de capa: Primeiro caça supersônico do Brasil e meramente ilustrativa.

"FUI CONVIDADA PARA AJUDAR A CONSTRUIR UM PROJETO PARA RIO BRANCO", DIZ SOCORRO NERI



Ray Melo - A professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), Socorro Neri, confirmou na tarde desta segunda-feira (30), que recebeu um convite para se filiar ao PSDB. A ex-pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac) disse que ainda analisa o convite formulado pelo presidente do ninho tucano, Márcio Bittar e pelo deputado federal Major Rocha, que assume o partido no mês de abril.

A última vez que Socorro Neri participou de disputas políticas foi em 1992, quando foi candidata a vereadora de Rio Branco. “Depois decidi que não me envolveria mais em política partidária. Passei muito tempo de PMDB, só me desfilei no final da gestão do prefeito Isnard Lei, em 2004, daí resolvi me dedicar à Ufac e me desvincular de política partidária. Em maio de 2012 assumi a vice-reitoria da Ufac e de novembro de 2012 a março de 2015 fui pró-reitora”, enfatiza.

Segundo Socorro Neri, um motivo que pesou para ela analisar o convite do PSDB, foi possibilidade de pensar e ajudar a construir um projeto para Rio Branco. “Não sou candidata a nada. Quero discutir soluções para a cidade onde moro. A construção de uma candidatura é um processo democrático, discutido com todos os partidos que integram o bloco de oposição no Acre”, avalia.

Ela acredita que os partidos de oposição precisam pensar em renovação de seus quadros, mas devem priorizar a construção de projetos administrativos, elaborados com ajuda de equipes técnicas que promovam estudos das reais necessidades da população. “Ajudar nesta construção é o que me faz analisar o convite do PSDB, juntamente com meus familiares e amigos”, diz Socorro Neri.

Questionada se ela aceitaria uma candidatura à prefeita da capital, Socorro Neri foi enfática: “Medo de desafios nunca tive, eu levo o trabalho muito a sério, mas vinculo tudo a estudos e planejamento. No momento, não sou candidata, estou avaliando um convite para me filiar e ajudar a construir um projeto com especialistas de diversas áreas. Quem decide candidatura é o conjunto da oposição”.

ALGUMAS NOVIDADES AUTOMOBILÍSTICAS



30 de mar. de 2015

PAGAMENTO DO GOVERNO PELO CARGUEIRO MILITAR PREOCUPA EMBRAER



O fluxo de pagamento por parte do governo em relação ao desenvolvimento do cargueiro militar KC-390 ainda é uma preocupação presente para a Embraer, de acordo com Frederico Curado, diretor-presidente da empresa. “É uma discussão constante. Vamos ter que esperar pelo fechamento do trimestre para comentar se tivemos uma melhoria ou aumento de contas a receber. Mas é uma preocupação ainda presente”, ressaltou.

Curado também comentou que o dólar nos patamares atuais ajuda a empresa, mas não é um diferencial para os resultados da companhia. “O efeito do câmbio, para nós, não é dramático, nem para mais nem para menos. Mas, temos uma parte de custos em reais que se beneficia de um dólar fortalecido. É um vento de cauda, mas não chega a ser determinante na nossa vida”, afirmou.

A Citi Corretora disse em relatório que é preciso de muito mais do que o câmbio para ficar otimista com a Embraer. Segundo uma das leis mais em voga no mercado ultimamente, quando o dólar sobe, as ações de empresas com perfil exportador também se valorizam. Com isto em mente, a Embraer deveria estar em uma situação bastante confortável este ano, com um acúmulo de 15% de desvalorização da nossa moeda em relação à divisa dos EUA, mas não é o que se tem visto. 

Apesar de beneficiada pela depreciação cambial, já que possui suas receitas na moeda norte-americana e despesas em real, a ação da empresa cai 1,44% desde 1º de janeiro. O desempenho é bem mais fraco que o de outras exportadoras como Fibria e Suzano, que sobem 32% e 30%, respectivamente. Uma das razões para isso é que a participação brasileira cada vez maior na receita da companhia tem reduzido esta vantagem cambial. Consequentemente, a Citi cortou o preço-alvo das ações da indústria produtora de aviões de R$ 29,50 para R$ 25,16. 

QUEM ENVIOU O PRIMEIRO E-MAIL DA HISTÓRIA?


Luís Joly - Ray Tomlinson, em 1971. Na época, ele trabalhava em uma empresa chamada BBN, que prestava serviço ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, implantando uma rede de comunicação chamada ARPANet - hoje considerada a precursora da internet. Para chegar ao e-mail, Tomlinson misturou propriedades de dois aplicativos já usados na BBN para o compartilhamento de arquivos. 

O primeiro teste para se comunicar com outras pessoas através do e-mail não envolveu exatamente outra pessoa. Para testar a invenção, Tomlinson mandou uma mensagem para ele mesmo, com algo sem sentido escrito, como "teste 1-2-3-4" ou uma mistura de letras aleatória. 

Depois enviou uma mensagem aos colegas de escritório falando da nova descoberta e explicando o sistema que havia criado para identificar os destinatários das mensagens. Ele, por exemplo, era tomlinson@bbn-tenexa - ".com", ".org", ".com.br" etc., só seriam criados anos depois. A lógica era simples: o nome ou sobrenome da pessoa e o nome do computador usado por ela, separados pelo caracter @, que, em inglês, é o símbolo de at ("em").

29 de mar. de 2015

TRIBUTO AO PASSADO - GARRINCHA NO ACRE EM 1973


Foto do arquivo pessoal do conhecido professor Dinho Silva (menino risonho à direita), nos conta que ele veio ao Acre, com o patrocínio da falecida LBA e jogou um tempo pelo RBFC e o outro pelo Independência.

Foi um combinado de jogadores que fizeram 3 apresentações por lá, ele jogou as 3 partidas

Para saber mais sobre Garrincha clique aqui.

TERREMOTO LEVE A 122 KM DE TARAUACÁ


Um terremoto atingiu hoje a região do município a uma distância de 122 km da cidade. Com profundidade de 605 Km e equivalente a 45 toneladas de TNT o terremoto foi considerado de intensidade leve. 

28 de mar. de 2015

OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA SERÁ RELANÇADO PELA COSAC NAIFY


COSAC NAIFY - A Cosac Naify lança a edição crítica do clássico de Euclides da Cunha: Os sertões. Lançado em 1902, Os sertões foi escrito durante a viagem do autor para Canudos, aonde foi como repórter d’O Estado de São Paulo a fim de relatar a guerra que lá ocorria. O que era pra ser um trabalho puramente jornalístico, porém, tornou-se um dos maiores romances da literatura brasileira. 

Euclides da Cunha alterou, emendou e corrigiu o livro em suas quatro primeiras edições, o que causou posteriormente um frutífero trabalho filológico. No total, são cerca de 10 mil variantes e correções.

Durante nove anos, a professora da USP Walnice Nogueira Galvão trabalhou para estabelecer um texto o mais fiel possível à última vontade do autor, e registrou as mínimas variações, dando conta da obsessão de Euclides. A edição, dividida em dois volumes, traz, além do texto integral e revisto por ela, um ensaio fotográfico de Flávio de Barros sobre a Guerra de Canudos (1896 – 1897), um caderno de imagens e uma fortuna crítica profusa, com textos de Antonio Candido, Gylberto Freire, Luiz Costa Lima e Antonio Houaiss, entre outros.

EXPEDIÇÃO DE EUCLIDES DA CUNHA 1904 E 1905

PESQUISA REVELA DEPUTADOS ACREANOS GASTADORES E ECONÔMICOS DA COTA PARLAMENTAR




Pitter Lucena  - Pesquisa feita pelo Direto do Planalto na sexta-feira (27), no Portal da Câmara dos Deputados sobre os gastos dos deputados acreanos, no mês de fevereiro de 2015, revelou números interessantes. O deputado mais gastão, por exemplo, é Sibá Machado, do PT. O mais econômico, o tucano Rocha. Sibá gastou com a cota parlamentar R$ 25.436,87, enquanto Rocha desembolsou apenas R$ 3.370,03.

O valor mensal de R$ 44.260,60 da cota parlamentar para deputados acreanos é utilizado pelo por meio de reembolso. O deputado tem até 90 dias para apresentar a nota fiscal, depois da data de utilização do serviço prestado. O saldo não utilizado acumula-se ao longo do exercício financeiro, vedada a acumulação de um exercício financeiro para o seguinte.

Confira quanto cada deputado gastou e com o quê no mês de fevereiro.

Sibá Machado - PT
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes     R$ 4.463,89
Divulgação atividade parlamentar R$ 6.948,95
Alimentação do parlamentar     R$ 381,15
Hospedagem   R$ 760,50
Locação ou fretamento de veículos R$ 6.351,61
Manutenção de gabinete R$ 4.162,13
Serviço de táxi, pedágio e estacionamento R$ 186,00
Serviços postais R$ 41,34
Telefonia           R$ 2.141,30
Total     R$ 25.436,87
                                                               

Alan Rick - PRB
Classificação da despesa             Valor
Assinatura de publicações R$ 450,00
Combustíveis e lubrificantes R$ 2.519,80
Consultorias, pesquisas e trabalhos técnicos R$ 6.000,00
Divulgação atividade parlamentar R$ 4.000,00
Alimentação do parlamentar R$ 342,45
Locação ou fretamento de veículos R$ 7.949,36
Manutenção de gabinete R$ 2.445,49
Telefonia R$ 235,33
Total R$ 23.942,43
                                                              

Leo de Brito - PT
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes     R$ 1.233,06
Alimentação do parlamentar     R$ 156,26
Hospedagem R$ 770,00
Locação ou fretamento de veículos R$ 8.625,00
Manutenção de gabinete R$ 3.062,19
Serviço de táxi, pedágio e estacionamento R$ 24,60
Serviços postais               R$ 50,52
Total     R$ 13.921,63
               

Jéssica Sales - PMDB
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes R$ 4.447,64
Emissão Bilhete Aéreo * R$ 489,03
Alimentação do parlamentar R$ 949,78
Hospedagem   R$ 1.000,00
Locação ou fretamento de veículos R$ 1.353,33
Passagens aéreas R$ 1.032,93
Serviços postais               R$ 74,46
Total R$ 9.347,17
               

Flaviano Melo - PMDB
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes R$ 4.497,21
Hospedagem   R$ 640,00
Manutenção de gabinete R$ 2.649,15
Serviço de segurança   R$ 266,00
Serviços postais               R$ 525,35
Telefonia           R$ 247,69
Total R$ 8.825,40

César Messias - PSB
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes R$ 1.857,60
Alimentação do parlamentar R$ 98,90
Hospedagem   R$ 339,00
Locação ou fretamento de veículos R$ 2.900,00
Total     R$ 5.195,50
               

Angelim - PT
Classificação da despesa             Valor
Assinatura de publicações R$ 1.350,00
Combustíveis e lubrificantes R$ 150,52
Divulgação atividade parlamentar R$ 2.000,00
Manutenção de gabinete R$ 879,30
Telefonia R$ 105,87
Total     R$ 4.485,69
                               

Rocha - PSDB
Classificação da despesa             Valor
Combustíveis e lubrificantes     R$ 622,16
Emissão Bilhete Aéreo R$ 2.143,93
Alimentação do parlamentar R$ 222,59
Hospedagem   R$ 163,00
Passagens aéreas R$ 218,35
Total     R$ 3.370,03

Despesas que podem ser pagas com a cota parlamentar

Os parlamentares têm até 90 dias, após o fornecimento do produto ou serviço, para apresentar as notas fiscais necessárias ao reembolso. As despesas que podem ser pagas com os recursos da cota parlamentar são:

1 - passagens aéreas;

2 - telefonia;

3 - serviços postais, vedada a aquisição de selos;

4 - manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, compreendendo locação de imóveis, pagamento de taxa de condomínio, IPTU, energia elétrica, água e esgoto, locação de móveis e equipamentos, material de expediente e suprimentos de informática, acesso à internet, assinatura de TV a cabo ou similar, locação ou aquisição de licença de uso de software, assinatura de publicações;

5 - fornecimento de alimentação do parlamentar;

6 - hospedagem, exceto do parlamentar no Distrito Federal;

7 - despesas com locomoção, contemplando: locação ou fretamento de aeronaves; locação ou fretamento de veículos automotores até o limite inacumulável de R$ 10.900,00 mensais; locação ou fretamento de embarcações; serviços de táxi, pedágio e estacionamento até o limite global inacumulável de R$ 2.700,00 mensais; passagens terrestres, marítimas ou fluviais.

8- combustíveis e lubrificantes até o limite inacumulável de R$ 4.900,00;

9 - serviços de segurança prestados por empresa especializada até o limite inacumulável de R$ 8.700,00 mensais;

10 - contratação, para fins de apoio ao exercício do mandato parlamentar, de consultorias e trabalhos técnicos, permitidas pesquisas socioeconômicas;

11 - divulgação da atividade parlamentar, exceto nos 120 dias anteriores à data das eleições de âmbito federal, estadual ou municipal.

Possui livre franquia o telefone de titularidade da Câmara dos Deputados instalado em imóvel funcional ocupado por integrante da Mesa, líder do governo na Câmara ou no Congresso ou líder de partido político, de bloco parlamentar ou da minoria.

MENSAGEM DO ANO - 28/03/2015

27 de mar. de 2015

TRIBUTO AO PASSADO - RIO BRANCO - ANTIGO PRÉDIO DA SECRETARIA DE SAÚDE E POLÍCIA FEDEERAL


Hoje o prédio encontra-se abandonado

POLÍCIA CIVIL DE BRASILÉIA E DA BOLÍVIA CONSEGUEM RECUPERAR VEÍCULO FURTADO NO MT



Alexandre Lima - Agentes da Polícia Civil de Brasiléia, sob a coordenação do delegado Sérgio Lopes, receberam uma denuncia de um furto envolvendo um veiculo no estado de Mato Grosso duas atrás. Segundo foi apurado, o carro modelo Fiat/Palio, placas QBV 0688, pertencia a uma empresa de locação.

O principal acusado, Antonio Sebastião de Campos, viajou até a fronteira acreana e teria negociado o veículo que vale cerca de R$ 30 mil reais, por apenas $2 mil dólares americanos na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia.

Graças ao trabalho conjunto entre as policias do Acre com a boliviana, foi possível rastrear e localizar o veículo. A restituição para o lado brasileiro aconteceu por volta das 10h30 desta quarta-feira, dia 25.

Os proprietários estiveram na delegacia para receber o veículo e retornaram para o estado de origem. Já o acusado, foi levantado que o mesmo está sendo procurado pela Justiça e seus dados enviados para postos policiais do estado de Rondônia e Mato Grosso, com intuito de prendê-lo.

PREÇO DOS REMÉDIOS PODE SUBIR ATÉ 7,7% A PARTIR DO DIA 31.CONFIRA LISTA


Reajuste vale para cerca de 20.000 itens; porcentuais estão bem acima do que os autorizados no ano passado

Remédios: reajustes dependem da classificação das drogas(Creatas RF/Getty Images/VEJA)

A partir do dia 31 de março, o preço dos remédios vendidos no Brasil poderá sofrer um reajuste de 5% a 7,7%, segundo definiu a Câmara de Regulação de Medicamentos (CMED) nesta quinta-feira. Os porcentuais estão bem acima do que os autorizados no ano passado, quando o reajuste foi de 1,02% a 5,68%.

O governo deverá anunciar nos próximos dias as taxas oficiais de aumento, mas dificilmente haverá mudança em relação aos cálculos do CMED. As regras valem para cerca de 20.000 itens comercializados.

A variação no preço dos medicamentos dependerá da classificação de cada um - se nível 1, 2 ou 3. As três faixas são determinadas pela CMED de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o reajuste.

Para remédios do nível 1, o reajuste permitido será de, no máximo, 7,7%. Nesta categoria estão incluídas drogas como omeprazol, a metformina, a sinvastatina, a dipirona e a amoxicilina. Para medicamentos do nível 2, considerados de concorrência mediana, como o risedross, o aumento será de 6,35%. Já os de menor concorrência ou aqueles ainda protegidos por patentes, como a ritalina, o buscopan e o aerolin, o porcentual máximo de aumento será de 5%.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma lista de 2014 permite saber a classificação de cada remédio, e, portanto, o possível aumento no preço de cada um. Para a maioria dos medicamentos, a classificação não será alterada.

PLENÁRIO APROVA AUMENTO DE PENA PARA QUEM MATAR POLICIAL EM SERVIÇO


O projeto original, do Senado, previa penas maiores tanto para quem matasse o policial como para o policial que matasse alguém. Texto foi alterado pelos deputados.

O Plenário da Câmara dos Deputados acaba de aprovar um substitutivo ao Projeto de Lei 3131/08, que torna homicídio qualificado e crime hediondo assassinar policial, bombeiro militar, integrante das Forças Armadas, do sistema prisional e da Força de Segurança Nacional, quando este estiver em serviço.

O agravamento do crime também se estende ao cônjuge, companheiro ou parente até 3º grau do agente público de segurança, quando o crime for motivado pela ligação com o agente de segurança. Em todos estes casos, a pena será de reclusão, de 12 a 30 anos. O homicídio simples prevê pena menor (reclusão de seis a 20 anos).

Atualmente, já é homicídio qualificado o cometido por motivo fútil, mediante encomenda, contra a mulher em razão de sua condição de sexo feminino (feminicídio), entre outros.

O texto aprovado pelos deputados, que altera o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) e a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90), estabelece também que a lesão corporal cometida contra agentes de segurança em serviço, e seus parentes, será aumentada de um a dois terços.

O projeto original, do Senado, previa penas maiores tanto para quem matasse o policial como para o policial que matasse alguém.

Votação de destaque
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) pediu destaque para votação em separado para retirar do texto o dispositivo que torna crime hediondo a lesão corporal a agentes de segurança e seus parentes. “Crime hediondo para lesão corporal é uma aberração jurídica. Não existe isso em nenhum país do mundo”, disse Bueno, autor do destaque.

FACECOISAS - 27/03/2015


26 de mar. de 2015

TARAUACÁ NÃO TEM DEFENSOR E ESTADO GASTA COM ADVOGADOS, DENUNCIAM PARLAMENTARES


A denúncia feita por Jesus Sérgio foi endossada pela vereadora de Tarauacá, Janaína Furtado (PSD).

Deputado Jesus e vereadora Janaina denunciam a falta de defensor em Tarauacá

Gina Menezes - Durante a sessão desta quinta-feira (26), o deputado Jesus Sérgio (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para denunciar a falta de defensores públicos que possam atender na Comarca de Tarauacá.

O deputado pedetista afirmou que é lamentável que não haja defensor na cidade e que os mais carentes tenham seus direitos ameaçados. Ele ressaltou, ainda, que sai bem mais caro para o Estado custear um advogado particular para acompanhar os mais necessitados.

“Sairia bem mais em conta manter um defensor naquela cidade. É lamentável que não exista um único defensor em Tarauacá”, ressaltou.

A denúncia feita por Jesus Sérgio foi endossada pela vereadora de Tarauacá, Janaina Furtado (PSD), que utilizou as redes sociais para afirmar que desde novembro de 2014 não há um único defensor público na cidade.

“Um prejuízo para a população. Quando há necessidade grande o juiz nomeia um advogado para responder pela defensoria e o Estado paga”, frisou.

De acordo com informações dos parlamentares daquela cidade, os serviços que são mais procurados são referentes à pensão, auxílio doença, acesso aos beneficios do INSS, entre outros.

----------------------------------------------------------------------------------------

O Deputado Jesus Sérgio em reunião com Dr. Fernando Morais Defensor Geral do Estado do Acre para resolver sobre a falta de Defensor Público em Tarauacá.

MICRO-ÔNIBUS É ARRASTADO PELA CORRENTEZA EM "ESTRADA" AMAZÔNICA



O fato ocorreu entre as cidades de Itaituba e Rurópolis.

410 KG DE MUNIÇÃO APREENDIDA TAMBÉM TINHA TARAUACÁ COMO DESTINO


Polícia apreende carregamento com mais de 400 kg de munição no AC


Carregamento tinha chumbo, espoletas e cartuchos. 
Munições seriam entregues em quatro cidades acreanas, diz polícia.

Munição seria distribuida em municípios do Acre (Foto: Divulgação Polícia Civil)


Aline Nascimento - Dois homens, um de 42 e outro de 33 anos, foram presos em flagrante na noite desta terça-feira (24), na cidade de Manoel Urbano, distante 215 km de Rio Branco, com carregamento de munições. Ao todo, foram apreendido mais de 410 quilos de munições, entre chumbo, espoletas, cartuchos calibre 22 e cartuchos de diversos calibres. De acordo com a Polícia Civil, o carregamento seria distribuído nos municípios de Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, destino final dos suspeitos.


"A munição teria sido adquirida em Rio Branco e distribuída nos municípios por onde os suspeitos passassem. Prendemos eles no momento que chegaram aqui na cidade", explicou o delegado de Polícia Civil, Rêmulo Diniz.

O delegado explicou que os suspeitos estavam sendo investigados há mais de dois meses, quando um outro suspeito foi preso e entregou os dois companheiros. Ainda de acordo com o Diniz, um dos presos já cumpriu pena por homicídio. "Já estávamos investigando os dois algum tempo. Estamos concluindo o flagrante, um dos suspeitos passou mal, pois é hipertenso, e estamos aguardando ele sair do hospital", disse.

Segundo o delegado, os suspeitos trabalhavam fazendo frete em um caminhão. Os dois foram presos no momento que descarregavam caixas de cerâmicas. A munição foi encontrada dentro de tambores, que estavam em cima do caminhão.

Nota do Blog 1: O Subtítulo é o título original.

FALECE O VEREADOR ROBERTO FREIRE



É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Vereador Roberto de Souza Freire, ocorrido hoje às 05:15hs (26).  O Vereador lutava contra uma hepatite que se agravou no último mês vindo a ser acometido também por um câncer.

Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares. 

O corpo será velado no salão da Câmara Municipal. Mais informações no decorrer do dia.

Câmara Municipal de Tarauacá