31 de mai de 2015

DEPUTADO JESUS SÉRGIO PARTICIPA DA ENTREGA DE TÍTULOS DE POSSE AOS PEQUENOS AGRICULTORES DE TARAUACÁ E FALA DA IMPORTÂNCIA DELES RECEBEREM ESSE TÃO ESPERADO DOCUMENTO DE POSSE


O Deputado Estadual Jesus Sérgio aproveitou também o ensejo para pedir ao Governador Tião Viana, a permanência do delegado de Polícia Civil Dr. José Obetânio no município


Colaborador - Carlos voz de ouro

Participando da entrega de Títulos de posse dos pequenos agricultores ontem (30), em Tarauacá, o Deputado Estadual Jesus Sérgio explicou a importância desse importante documento para o pequeno agricultor que a partir de agora poderá ter acesso a linhas de créditos para fomentar seu negócio, e com certeza alavancar com essa conquista sua renda. Mormente, essa conquista histórica dará uma vida mais digna para ele e seus descendentes, já que ele não vai pensar mais em curto prazo, mas sim, a médio e longo prazo também.

Esse mutirão de entrega de Títulos é advindo do Programa Terra Legal (clique aqui para saber mais sobre o Terra Legal), é uma iniciativa do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que envolve as três esferas de governo. 

No total somente nessa primeira etapa foram entregues 250 Títulos de Propriedades para as comunidades rurais TOCANTINS I e II; INDEPENDÊNCIA; TAIOCA e TAUARI pelo Programa Terra Legal que contou com a presença do Governador Tião Viana, a diretora-presidente do Iteracre, Janaína Dourado, o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno, Vereadores e o Sr. Antônio Braña Coordenador Regional de Regularização Fundiária do Acre desse programa. 


É importante salientar que esses títulos já foram entregues registrados em cartório, fazendo com que esses colonos que já levam uma pudessem ter uma economia em torno de 2 mil reais.

A equipe do Governo INCRA/ITERACRE ficarão ainda em Tarauacá até o dia 03/06 continuando a emitir o CAR (Cadastro Ambiental Rural), e terminando os trâmites legais para que outras comunidades de agricultores também recebam seus títulos de posse.

CUBANOS ABANDONAM O MAIS MÉDICOS EM SERRA TALHADA E VÃO PARA MIAMI


Afirmação é da Coordenação de Atenção Básica do município pernambucano.

Check-in foi registrado pela internet; eles teriam iniciado namoro no estado.

Yandra Alayo e Leonardo Sánchez (à direita) devem
receber notificação do Ministério da Saúde no dia 1º
(Foto: Papiro Comunicação/ Ascom PMST)
Jael Soares/Do G1 Caruaru - Dois médicos cubanos abandonaram os trabalhos do Mais Médicos em Serra Talhada, Sertão pernambucano, segundo afirmação da Coordenação de Atenção Básica do município. A gestão soube da viagem depois que registraram check-in em Miami em uma rede social da internet e que fotos do lugar foram publicadas.

Eles são Leonardo Sánchez Ortiz e Yandra Alayo Reyes, que chegaram ao Sertão em dezembro de 2013 e, depois, teriam iniciado namoro. Ambos trabalhavam oito horas diárias de segunda à quinta-feira, tinham atividades complementares às sextas e não estariam resistentes às ações do programa. "São muito bons. Para nós, foi uma surpresa", diz Maína Andrada, coordenadora de Atenção Básica. "Na quinta-feira [dia 14], os dois fizeram atendimento normal. Quando foi no domingo [17], me deparo com as pessoas - que tinham eles adicionados no Facebook - me ligando porque viram eles fazendo check-in em Miami", relata. O G1 os contatou via internet, porém, ainda não obteve respostas.

Maína Andrada afirma que não houve qualquer tipo de aviso. Portanto, a gestão informa que recolheu dados sobre a falta de atendimentos no dia 18 de maio nos postos onde trabalhavam e foi até a casa alugada pela prefeitura para a estadia. "A gente ligou tanto pro celular de Leonardo, quanto para o de Yandra. Porém, nenhum dos dois funcionavam. Na unidade, foi registrado que eles não apareceram e, na casa, não havia os pertences pessoais lá", conta Maína. A coordenação informou que um colega deles, residente do mesmo imóvel, relatou surpreso "que não desconfiou de nada, que não viu nada, que achou que eles fossem fazer viagem normal de passeio".
Ao todo, eram oito cubanos atendendo a pacientes em Serra Talhada. Esta é a primeira vez que ocorre algo assim no município. "A gente não sabe como conseguiram o visto, com quem foram, a gente não sabe de nada", garante Maína Andrada.

Notificação dos médicos
Nesta sexta-feira (29), o Ministério da Saúde comunicou ao portal que Leonardo Sánchez e Yandra Alayo receberão notificação no dia 1º de junho e precisam retornar a Serra Talhada em 48 horas. "Caso não retomem as atividades, nem justifiquem a ausência, os médicos serão desligados do programa por meio de publicação no Diário Oficial da União, segundo prevê a legislação do Mais Médicos".

Também informa que, por meio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), desistentes são substituídos; porém, não deu prazo para a Serra Talhada. Enquanto isso, profissionais estão contratados temporariamente pela prefeitura, que espera que a vinda de médicos ocorra em até duas semanas.

Atualmente, no Programa Mais Médicos, o governo federal registrou 361 desligamentos e as vagas foram reabertas no edital deste ano. "Entre esses desistentes, 37 são intercambistas e os demais são médicos brasileiros com registro no país. No caso dos cooperados cubanos, tivemos 47 desligamentos desde o início do Mais Médicos, o que representa 0,4% do total de médicos deste perfil, a menor evasão do programa", afirmou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

FOTOS BY ÂNGELA SILVA - BELÉM DO PARÁ - WOODPECKER

FACECOISAS - 31/05/2015



Distante da polícia e sem condições de reagir, o agricultor tornou-se presa fácil para a bandidagem

30 de mai de 2015

DELEGADO JOSÉ OBETÂNIO É OVACIONADO NA CÂMARA DE VEREADORES DE TARAUACÁ - 193 ANOS DEPOIS QUASE VEMOS OUTRA EDIÇÃO DO DIA DO FICO


Delegado de Polícia Dr. José Obetânio
José Obetânio, esse é o nome do homem cujo qual a população tarauacaense gritava ontem (29), na Câmara Municipal para que ficasse pelo serviço de excelência que prestou a sociedade tarauacaense em menos de um mês.


De família humilde, porém de fibra, esse Delegado sergipano conquistou o coração e a admiração da população do município de Tarauacá, ao ponto de o Vereador Mirabor Leite (PMDB), o convidar para um agradecimento público e quem sabe tentar demovê-lo da ideia de ir embora.

Vereadores assinando documento que será encaminhado ao Governador Tião Viana
Mas, com a grandeza que se percebeu ser-lhe peculiar, disse que precisava ir porque o dever o espera em outros municípios podendo assim ajudar na segurança pública acreana num todo.

O Delegado José Obetânio tem em sua família muitos irmãos ligados também à área da Justiça e Segurança Pública, mas deixou muitos emocionado quando lembrou de sua mãe a qual gostaria que estivesse presente, mulher guerreira como é de costume a qualquer nordestina, mas que pediu a ele que cuidasse dos mais humildes.

Público fiel

O clamor que a população local demonstrou, só ratifica o que venho falando há anos, de que falta no Brasil uma referência positiva, um exemplo, alguém que a população brasileira possa se enxergar, o último que tivemos conhecimento foi Airton Senna, mas pelo contrário, hoje só vemos uma corrupção crescente.

Na verdade, o Secretário de Segurança Pública sem se dar conta, ficou, digamos, em uma ‘sinuca de bico’, esqueceu-se que, quem sabe que tomou do bom vinho, foi aquele que experimentou do amargo.

O Delegado que vier daqui pra frente pode fatalmente, como alguns da população que gritavam, ser alvo e fazerem um movimento ao contrário, ou seja, ao invés de pedirem para ficar, vão pedir para que se retire.

O Delegado José Obetânio foi um Gentleman, em momento algum falou mal de algum superior ou colegas de trabalho, muito pelo contrário, sempre elogiando o Governador e seus escalões, em minha opinião deve ter sabido contornar muito bem perguntas maliciosas que devem ter lhe feito. 

Em sua fala o Delegado Dr. José Obetânio em clima de despedida fez uma bela explanação de sua vida, seu trabalho e pensamento para o futuro afirmando que a população tarauacaense entendeu o recado. Mas, antes de mais nada com a humildade que também lhe é peculiar lembrou que não fez nada sozinho, aproveitando então o momento para falar o nome de cada um da sua equipe ao enaltecê-la.

Frases como “Homem que bate em mulher tem que ir pra cadeia” onde era ovacionado, deixou a população tarauacaense com a certeza que vai sentir sua falta, mas fica também com a certeza que outro delegado igual a ele pode ater vir, mas melhor não virá, e mesmo querendo fazer dele um herói ele é uma pessoa bem centrada que não se deixou dominar pela vaidade.


Meus sinceros parabéns! Até breve.

Favor aguardarem o vídeo.

29 de mai de 2015

PROFESSORA E POETISA NÚBIA WANDERLEY CANTA CABOQUINHA ACREANA DE JOSÉ POTYGUARA - RESGATANDO O PASSADO!

CILIAR SÓ RIO ACRE - TEXTO DA CARTA ENVIADA AOS VEREADORES, PREFEITOS E SECRETÁRIOS DO MEIO AMBIENTE DE CADA UM DOS OITO MUNICÍPIOS


Um assunto de suma importância para começar a ser tratado com os alunos em sala de aula.


Material de extensão

Folder

Texto da carta enviada aos Vereadores, Prefeitos e Secretários do Meio Ambiente de cada um dos oito municípios 

Ilmo. Sr. (a)


Já não existe dúvida científica  sobre  a  relação  direta  entre  as florestas, os rios e igarapés da Amazônia. A quantidade e a qualidade da água  que  corre  e  que  é  usada  para  abastecer  as  populações  urbanas dependem  da  existência  de  florestas  nas  margens,  florestas  estas chamadas de Mata Ciliar.

 As árvores existentes nas matas ciliares evitam o desbarrancamento, a  erosão dos  solos  e  o assoreamento dos  rios. Sem a Mata Ciliar  os  rios ficam mais rasos,  as secas acontecem mais vezes e as alagações são mais intensas. Resultado:  os  barcos  não  navegam  no  período  de  estiagem,  os peixes somem, faltará água na cidade e haverá pessoas desabrigadas pelas enchentes.

 Com um comportamento que desagrada à população, uma vez que os rios ora estão apartando ora estão alagando,  existem dois erros que não se pode cometer: culpar o rio e achar que não há solução. Pensando  nisso  os  Engenheiros  Florestais  da Ufac  aprovaram  no CNPq  um  projeto  denominado  Ciliar Só-Rio Acre,  para  estudar  a Mata Ciliar do nosso mais importante rio. 

Imagem da carta 
Com orçamento aproximado de R$ 200.000,00 os pesquisadores estão desenvolvimento  uma  metodologia  para  que  as  prefeituras  e  órgãos estaduais saibam como proceder para atuar com Mata Ciliar. Todas  as  informações  referentes  ao  projeto  Ciliar  Só-Rio  Acre, incluindo os contatos de técnicos envolvidos encontram-se Em anexo. Se  estiver  interessado  em  discutir mais  sobre  o  assunto  ou  que  a equipe técnica realize uma apresentação em escolas ou para técnicos dessa municipalidade, ficaremos felizes em atender essa demanda.


Ecio Rodrigues
Coordenador do Projeto


Marca texto
FRENTE

 Banner

ESPEREMOS QUE ISSO CHEGUE RAPIDAMENTE AOS NOSSOS RIOS

28 de mai de 2015

ANTECIPADO PARA AMANHÃ REUNIÃO NA CÂMARA PARA PLEITEAR PERMANÊNCIA DO DELEGADO JOSÉ OBETÂNIO EM TTARAUACÁ

Foto: Raimundo Accioly
Atenção UPP/TK (UNIÃO DOS PAIS PACIENTES), amanhã é vossa chance de reivindicar a presença permanente em nosso município do estimado delegado Dr. José Obetânio que já está de malas arrumadas para ir embora.

Portanto o seu comparecimento é muito importante, pois, desse encontro sairá muitos documentos pedindo a permanência do Delegado. Depois, não reclame que ninguém faz nada.

DEPUTADO JESUS SÉRGIO PARABENIZA A POLÍCIA MILITAR DO ACRE PELA PASSAGEM DOS SEUS 99 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS A POPULAÇÃO ACRIANA


Formação de Tropa da Guarda Territorial (Foto: Arquivo Pmac)

Deputado Jesus Sérgio `a esquerda
“Quero parabenizar toda a corporação da Polícia Militar do Acre, que recebeu a justa homenagem na Assembléia Legislativa do Acre (ALEAC), hoje (28), pela comemoração dos 99 anos de existência.


A Polícia Militar do Acre é motivo de orgulho para a sociedade acriana, pois além de ter o título de Polícia mais honesta do Brasil, conta em seu quadro efetivo com policiais de alto grau de formação técnica, como médicos, advogados, engenheiros etc. inclusive, com mestrado dentre outros títulos. 


Sem dúvida uma Instituição muito especial, haja vista esses corajosos homens combaterem diuturnamente a violência, prestando assim valorosos serviços à toda a sociedade acriana. 

Os resultados desses esforços podem ser percebidos na redução de vários crimes como, por exemplo, crime contra o patrimônio público e privado, homicídios, apreensão de drogas e o visível combate a roubos e furtos".

JACARÉ ENORME É ENCONTRADO EM RIO BOLIVIANO

CÂMARA VETA REELEIÇÃO PARA CHEFES DO EXECUTIVO; VEJA O VOTO DOS DEPUTADOS


Proposta de emenda à Constituição, que ainda terá de passar por segundo turno, veda a recondução aos cargos de presidente, governador e prefeito. Proibição não vale para eleitos pela primeira vez na última eleição

O Plenário da Câmara aprovou no fim da noite desta quarta-feira (28), por 452 votos a 19, com 1 abstenção, o fim da reeleição para chefes do Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos), no âmbito da votação da proposta da reforma política. O texto foi aprovado nos termos do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição para a proibição: ela não se aplicará a governadores eleitos em 2014 e prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos na gestão anterior.

A exceção para o cargo de presidente da República não tem efeito prático, uma vez que a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018, em observância à legislação eleitoral vigente.

A jornada semanal de votações sobre reforma política terá continuidade nesta quinta-feira (28), a partir das 12 horas, quando deputados retomarão a análise por temas, separadamente.

Financiamento

Mais cedo, depois de intensa articulação de bastidor do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputados aprovaram a regulamentação de doação de empresas privadas a partidos políticos. A proposta teve 330 votos a favor, 141 votos contrários e uma abstenção. Foi o primeiro item da reforma política a passar pela Câmara. A proposta também ainda terá de ser aprovada em segundo turno para depois seguir ao Senado.

Apresentada pelo deputado Celso Russomano (PRB-SP), a matéria determina que as empresas poderão doar somente para partidos, e não para candidatos. No entanto, os políticos poderão receber doações de pessoas físicas. Na prática, a proposta regulamenta o financiamento privado de campanhas, já que os partidos poderão receber recursos privados e depois repassá-los aos candidatos. A Câmara ainda formalizará uma lei complementar para regulamentar como isso se dará.

EM REUNIÃO, DEPUTADO JESUS SÉRGIO APRESENTA REIVINDICAÇÕES AO DEPASA



O Deputado Estadual Jesus Sérgio, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 27, com o diretor presidente do Departamento de Estadual de Água e Saneamento (DEPASA), Edvaldo Magalhães, para buscar soluções para o problema de falta d’água no bairro Triângulo, especificamente da comunidade que reside ao longo da BR-364, em Tarauacá.

Segundo relato dos moradores, 57 famílias, aproximadamente 300 pessoas, não dispõem de água em suas residências. O problema do desabastecimento afeta pelo menos três lotes.

Após ouvir as pautas de reivindicações apresentadas pelo parlamentar, Edvaldo Magalhães se mostrou receptivo em solucionar os problemas e informou acerca de algumas ações emergências já em curso para alguns lotes. Ele assegurou ainda que será feito um estudo dos problemas, a fim de traçar soluções para regularizar o abastecimento no local.

Edvaldo Magalhães destacou que alguns trabalhos já estão em execução, como por exemplo, realização de limpeza na estação de tratamento e realização de recuperações de algumas instalações.

Reforçando o que já havia sido explicado pelo gerente do DEPASA em Tarauacá, Sr. Alex, o diretor do DEPASA afirmou que para resolver o problema, das residências próximas a rotatória, será necessária a troca das tubulações finas por instalações mais grossas, com intuito de aumentar o volume de água nas casas. Segundo ele há na região pelo menos três graves problemas detectados, subdivididos por lote, sendo:

LOTE – Escola Valdina Torquato, sentido Cruzeiro do Sul, onde estão realizando as medições e futuramente será normalizado o serviço de água.

 LOTE – Região do Igarapé Preto foi informado que há uma dificuldade para solucionar o problema, uma vez que é preciso cortar a BR 364 e, tal feito, somente poderá acontecer com a permissão do DNIT.

  Região próxima a ponte sobre o Rio Tarauacá, segundo o gerente, não há muito que fazer, tendo em vista ser uma área de invasão e não há repasses para investimentos nessas situações. Todavia, será pensado em alternativas que melhore o abastecimento de água para aqueles moradores.

Assessoria

TRIBUTO AO PASSADO - TARAUACÁ/CRUZEIRO DO SUL - DÉCADA DE 40


Foto tirada de máquina própria e enviada pelo irmão da professora Núbia Wanderley o senhor José Wanderley para a família quando fazia seminário em Cruzeiro do Sul em 1947.

verso da foto

JORNAL ESTATAL CHINÊS DIZ QUE GUERRA ENTRE CHINA E EUA PODE SER INEVITÁVEL


Nesta terça-feira, a China lançou uma nova revisão de seu livro de estratégia militar. O documento fala em ‘projetar seu poder’ para além das fronteiras chinesas no mar e pelo ar

Embarcações de dragagem chinesas vistas no Mar da China Meridional (U.S. Navy/Reuters)
Uma semana depois de a Marinha chinesa ameaçar um avião americano que operava voos de reconhecimento em águas internacionais, o jornal estatal chinês Global Times publicou um editorial dizendo que uma guerra entre China e Estados Unidos pode ser inevitável. O texto foi publicado em meio ao aumento da tensão entre os dois países no Mar da China Meridional, localizado no sul da China, parte do Oceano Pacífico. Na semana passada, Washington enviou aviões para espionar as ilhas artificiais construídas por Pequim no Mar da China Meridional - imagens de satélite mostram a construção de estradas, portos e o que poderiam ser postos militares nessas ilhas.

"Se a demanda dos EUA envolver a interrupção das atividades chinesas, uma guerra entre os dois países no Mar da China Meridional é inevitável", diz o editorial. No mesmo texto, o jornal culpa Washington pelo acirramento do conflito entre dois os países na região: "Os Estados Unidos estão aumentando o risco de confronto físico com a China recentemente".

Além da localização militar estratégica, o Mar da China Meridional é palco de disputas territoriais entre os países da região por apresentar áreas de pesca abundante e reservas potencialmente ricas em recursos naturais.

Defesa ativa - Nesta terça-feira, a China lançou uma nova revisão do livro branco de estratégia militar na qual ressalta o desenvolvimento de sua Marinha e o conceito de "defesa ativa" em plena escalada de tensões entre Pequim e Washington pelas águas do Oceano Pacífico. Segundo o documento, o Exército chinês, incluindo a Marinha e Força Aérea, poderá 'projetar seu poder' para além das fronteiras chinesas no mar e, mais assertivamente, pelo ar a fim de proteger suas áreas marítimas, de acordo com o jornal britânico Telegraph.

"Não atacaremos a não ser que alguém nos ataque, mas, com certeza, contra-atacaremos se nos atacarem", disse em entrevista coletiva o coronel Yang Yujun, porta-voz do Ministério da Defesa. Trata-se do nono documento deste tipo desde 1998 e Yang assegurou que a novidade do atual é que é "mais estratégico e preventivo" em um contexto mundial de "mudanças sem precedentes e com a China em um ponto crítico de reforma e desenvolvimento".

Apesar de enfatizar o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico, o documento ressalta "domínios de segurança críticos", entre eles: os oceanos, o espaço, o ciberespaço e a força nuclear, e adverte que a Marinha "mudará gradualmente seu enfoque". As forças navais passarão de uma estratégia única de "defesa de águas litorais" para outra que também combine "a proteção de águas abertas", assinalou o porta-voz.

(Com agência EFE)

AVIÃO COM DOIS AMAZONENSES A BORDO E MAIS DE 600 TABLETES DE COCAÍNA É ABATIDO NA VENEZUELA



Aeronave bimotor da Embraer foi detectada pelos radares da Força Armada Nacional Bolivariana e tentou fugir, mas chegou a ser abatida por caças venezuelanos horas depois. Entre os destroços, estavam documentos pessoais dos mortos, dinheiro em três moedas diferentes e muita droga


Aeronave abatida na Venezuela tinha dois amazonenses a bordo, com drogas e dinheiro. Aeronave abatida na Venezuela tinha dois amazonenses a bordo, com drogas e dinheiro (Divulgação/Ministério para Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela)


A CRÍTICA/VICTOR AFFONSO -Um avião com dois amazonenses a bordo foi abatido pela Força Aérea Venezuelana, da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), na madrugada do último domingo (24) no espaço aéreo do país vizinho, divulgou o Ministério para Relações Interiores, Justiça e Paz da Venezuela. O Itamaraty confirmou a notícia nesta quarta-feira (27). Klender Hideo de Paula Ida, de 24 anos, e Fernando César Silva Da Graca, de 32, morreram no local e mais de 600 tabletes de cocaína foram encontrados na aeronave.

O avião bimotor Embraer EMB-820C,  de prefixo PT-RCN - que teria supostamente saído do Aeroclube de Manaus e estava com a documentação em dia - foi derrubado no município de Ricaurte, no estado venezuelano de Cojedes, na Venezuela. Ele estava sendo pilotado por Klender Hideo, segundo autoridades. De acordo com informações, a família de Klender estava sem notícias do piloto há vários dias.


Uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), encabeçada por Ascanio Irwin, presidente do Escritório Nacional Antidrogas da Venezuela, e com a presença do comandante da Defesa Integral e do prefeito de Cojedes, informou que a aeronave foi detectada ainda por volta de 19h45 de sábado (23) pelos radares, na região de Puerto Ayacucho, no Sul da Venezuela e próximo ao Amazonas.

A FANB solicitou a identificação e pouso do avião pilotado pelos amazonenses, sem resposta. De acordo com Irwin, o avião Embraer conseguiu despistar os dois caças que o seguiam, auxiliados pelo mau tempo meteorológico que se formou acima da cidade de Elorza, e fez menção de pousar, sumindo dos radares. Só quase 3 horas depois é que os caças avistaram a aeronave brasileira novamente, abatendo-a por volta de 0h40 de domingo.

No local da queda dos destroços, visitado por Irwin na segunda-feira (25), os corpos já estavam parcialmente carbonizados, mas documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passaportes dos dois amazonenses, foram encontrados, assim como US$ 500, 1,7 mil pesos colombianos e algumas moedas de real.


Ao todo, 616 tabletes de cocaína (comprovado por laudos forenses apresentados pelas autoridades venezuelanas) também estavam no avião. O local onde a droga estava armazenada e o motivo de permenecer intacta, apesar do avião estar irreconhecível, não foram esclarecidos. Também foi comprovado que a aeronave tinha um prefixo venezuelano falso "colado" em cima da identificação real.

Ainda segundo Irwin, é claro para eles que a droga veio da Colômbia e tinha Arauca como um dos destinos, mas que também poderia estar sendo levada para alguma ilha do Caribe, já que o avião fazia a rota comumente utilizada por narcotraficantes da América Central. Investigações estão sendo conduzidas.


Procurado pela reportagem no início da tarde desta quarta-feira (27), o Aeroclube afirmou que só se pronunciará por meio de seus diretores, que estão no local apenas pela parte da manhã. Uma atendente, que não quis se identificar e nem pode responder oficialmente pela empresa, afirmou que funcionários ficaram sabendo do incidente por meio da imprensa.

O Itamaraty confirmou a ação. A Embaixada Brasileira na capital Caracas foi comunicada pelo governo venezuelano ainda no domingo sobre a presença dos amazonenses na aeronave abatida pelos caças latinos. Segundo o Itamaraty, o órgão espera as famílias se manifestarem para encaminhar os corpos de volta ao Brasil.

A reportagem também entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), que ficou sabendo do incidente nesta quarta-feira e já deu início às investigações sobre o incidente. Mais informações serão repassadas ainda nesta quinta. Já a assessoria de comunicação da Polícia Federal no Amazonas informou que ainda não teve pedido para investigar o caso.

27 de mai de 2015

NOTÍCIAS IMPORTANTES DA PREFEITURA DE TARAUACÁ







O QUE É O CAR (CADASTRO AMBIENTAL RURAL)? ESSA É UMA PERGUNTA QUE INTERESSA MUITO AO AGRICULTOR TARAUACAENSE


O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Onde faço a inscrição:

A inscrição deve ser feita junto ao órgão ambiental estadual ou municipal competente, que disponibilizará na internet programa destinado à inscrição no CAR, bem como à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais. Estados que não possuem sistemas eletrônicos poderão utilizar o Módulo de Cadastro para fins de atendimento ao que dispõe a Lei 12.651/12 e acesso a seus benefícios. Desta forma, antes de acessar o Módulo CAR para realizar inscrição, verifique se o imóvel rural que pretende cadastrar se localiza em unidade da federação no qual o órgão ambiental responsável por recepcionar as inscrições no CAR possui sistema eletrônico próprio e página específica para tal finalidade. Nesses casos, não será possível inscrever seu imóvel rural no CAR por meio do Módulo de Cadastro disponibilizado nesta página. Para realizar a inscrição, acesse o sítio eletrônico e/ou entre em contato com o órgão ambiental competente do Estado da federação em que se localiza o imóvel rural para obter informações acerca dos procedimentos a serem adotados.

Benefícios:

Além de possibilitar o planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental – PRA e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12. Dentre os benefícios desses programas pode-se citar:


Clique aqui para ser redirecionado para o site do CAR

Possibilidade de regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por infração administrativa ou crime ambiental;

Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008.

Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;

Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado;

Dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural-ITR, gerando créditos tributários;

Linhas de financiamento atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de extinção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas; e

Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

PROFESSORA NÚBIA WANDERLEY MOSTRA COMO O CARRAPICHO CHAMAVA A POPULAÇÃO ANTIGAMENTE PARA OS EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE - TRIBUTO AO PASSADO



MATÉRIAS RELACIONADAS:



Nosso querido artista circense o Dui, trajado de Carrapicho durante um festival de Teatro em Tarauacá.

FACECOISAS - 27/05/2015