19 de jan de 2016

RONDÔNIA: EXEMPLO NA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL


O Brasil levou para 21ª Conferência do Clima (COP 21), em Paris, um exemplo de sustentabilidade no campo que já é aplicado em Rondônia. É o sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária, Floresta. No município de Machadinho do Oeste, a fazenda Don Aro, do agropecuarista Giocondo Vale, recebeu o certificado Ouro de BPA, Boas Práticas Agropecuárias, e está servindo de inspiração para outras propriedades rurais do estado. Na prática, o sistema recupera áreas de pasto degradadas ao intercalar e consorciar as culturas de soja, milho, arroz e pasto na mesma área de plantio, garantindo, dessa forma, a fertilidade do solo.

O ILPF mantém o desmatamento zero, reduz a emissão de gases de efeito estufa, aumenta a produtividade e diversifica a safra do produtor rural. Em Rondônia, os produtores trabalham com reflorestamento e recuperação das APPs, Áreas de Proteção Permanente.

Os jornalistas Ivonete Gomes, Gerson Costa, Ronney Dornelles, Luka Ribeiro e Rodrigo Erse foram ver de perto o trabalho de sustentabilidade na fazenda Don Aro. O vídeo mostra como Rondônia está dando exemplo de boas práticas no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.