12 de fev. de 2016

TERERÊ: DO GUARANI TERERÉ, SOM EMITIDO PELA ÚLTIMA CHUPADA NA BEBIDA


dicionariotupiguarani - Bebida feita com a infusão da erva-mate. Tradicionalmente é consumida em uma guampa (chifre, em quêchua) e uma “bomba”, adaptação dos canudos de ossos de peixe usado pelos índios.

O tereré é consumido no Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Argentina e nos Andes.

É uma bebida fria.

No século XVII os padres jesuítas elogiavam os efeitos da erva, que dava força e vigor e matava a sede mais do que a água pura.

O mate é riquíssimo em cafeína, daí o poder revigorante.

O tererê, assim como o chimarrão, tem um ritual para consumo. O domínio  desse ritual pode facilitar ou dificultar a aceitação de um novato em certos grupos, especialmente entre gaúchos.A bebida é consumida em grupo, uma pessoa por vez. Ela deve consumir a bebida até esvaziar o recipiente (guampa ou “cuia”). O som produzido pela bomba quando o líquido acaba é a senha para o recipiente ser passado para o próximo.

Tanto a bomba quanto a guampa podem ter adereços com figuras dos símbolos da família, iniciais de nome ou pedras preciosas.

Tererê também é o nome dado a um tipo de enfeite de cabelo, geralmente colorido, e muitas vezes aplicados por artesãos sulamericanos no Brasil.

– O grito “Uh! Tererê”, da torcida do Flamengo
vem da música em inglês “Whoomp, there it is“

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.