30 de abr. de 2016

CATEDRAL DO ACRE RECEBE QUADRO DE NOSSA SENHORA DA SERINGUEIRA


Missa e cerimônia serão realizadas neste domingo, às 17h.
Há mais de 100 anos, imagem pode ter sido usada na Revolução Acreana.


Acredita-se que imagem foi pintada por um índigena boliviano há mais de 100 anos (Foto: Padre Mássimo/Arquivo Pessoal)

Furado por uma bala que pode ter sido disparada por Plácido de Castro em 1903, o quadro da Nossa Senhora da Seringueira será colocada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, neste domingo (1), em Rio Branco. A missa e celebração acontecem a partir das 17h.

O quadro estava com a Fundação Garbaldi Brasil, após ser retirado do Parque Capitão Ciríaco e foi pedido pela paróquia da Igreja. A pintura mostra Nossa Senhora com o menino Jesus no braço e um ramo de seringueira na outra mão.

O Padre Mássimo Lombardi fala sobre a devoção dos seringueiros à imagem. Ele conta que ela ficou desaparecida por cerca de 50 anos e foi encontrada pelo Frei Peregrino no Rio de Janeiro em 1953, e esse tempo pode ter acabado com uma devoção.

Catedral será nova sede da tela a partir de domingo(1)
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
"Não se tem muita certeza sobre essa devoção, pois não ficou nenhuma tradição para os acreanos, não é conhecida popularmente. O valor desse quadro é histórico, que pertencia aos bolivianos na época da Revolução Acreana", comenta o Padre.

Segundo um  texto de Dom Joaquim,  a imagem foi pintada por um índio boliviano que teria visto a Santa segurando um ramo de seringueira, e só deixou suas inicias L.P.

O quadro teria sido usado pelos bolivianos durante a Revolução Acreana para fazer uma falsa procissão e enganar os brasileiros. A tela, iria esconder quem ia atirar contra os brasileiros, mas Plácido de Castro teria atirado antes por não acreditar na procissão.

O histórico, feito com base em pesquisa e ajuda do historiador Marcos Vinícius, explica que o quadro desapareceu e passou anos no Rio de Janeiro. Em 1954, de volta ao Acre, vários atos foram realizados com catraias perto da Gameleira. Até 2003, a imagem ficou guardada no Instituto Imaculada Conceição e depois foi levado para o Parque Capitão Ciriáco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.