25 de ago. de 2016

BC PERDE R$184,6 Bi E FECHA 1º SEMESTRE COM RESULTADO NEGATIVO DE R$17,3 Bi


Marcela Ayres - O Banco Central teve um resultado financeiro negativo líquido de 184,6 bilhões de reais no primeiro semestre com as reservas internacionais e derivativos cambiais, impactado diretamente pela desvalorização de 17,8 por cento do dólar ante o real, no pior resultado para o período da série iniciada em 2008.

As perdas com as reservas internacionais chegaram a 263,4 bilhões de reais, já que esses ativos são denominados em dólar e veem seu valor diminuir quando a moeda norte-americana cai ante o real. De outro lado, houve ganho com os swaps cambiais de 78,71 bilhões de reais, também reagindo à oscilação cambial.

Com isso, o resultado do BC com suas atividades --envolvendo operações de mercado aberto, depósitos compulsórios, entre outras-- ficou negativo em 17,31 bilhões de reais no primeiro semestre, revertendo resultado positivo de 35,2 bilhões de reais em igual etapa de 2015.

O resultado negativo do BC será coberto pelo Tesouro Nacional até o 10º dia de 2017, de acordo com o balanço do BC aprovado pelo Conselho Monetário Nacional nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.