9 de set. de 2016

IDEB: ENSINO MÉDIO NO ACRE FICA ABAIXO DA MÉDIA


Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Educação apresentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. O levantamento aponta que o ensino médio no Acre apresentou 3.6, abaixo da média que é de 4.1.

No ensino fundamental, da 4a série ao 5o ano, a nota ficou acima da média, sendo 5.4 para 4.8. No oitavo e nono ano, os números também superaram a média, de acordo com o levantamento. Ficou 4.5 para 4.1.

Levando em consideração somente as escolas de Rio Branco, sendo elas estadual, públicas, particulares ou federal, a nota tarem foi além da média, 5.8 para 5.5. Levantamento somente das escolas públicas da rede municipal os números também são positivos. A nota foi 5.8 para 5.5, que é a meta.

O ensino médio nas escolas do país está estagnado desde 2011 em patamares abaixo do previsto pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ideb divulgado nesta quinta-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.