26 de out. de 2016

VENEZUELANOS MARCHAM CONTRA SUSPENSÃO DO REFERENDO REVOGATÓRIO


Segundo a ONG de defesa dos direitos humanos Foro Penal, ao menos 39 pessoas foram detidas e mais de 20 ficaram feridas durante as marchas

Manifestantes de oposição realizam protesto contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro, na capital Caracas - 26/10/2016 (Christian Veron/Reuters)


Daniela Macedo - A população venezuelana saiu às ruas nesta quarta-feira contra a suspensão do referendo revogatório do presidente Nicolás Maduro. A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou ainda uma greve geral de 12 horas para a próxima sexta-feira.


Ao final da marcha de centenas de milhares de pessoas, que ativistas estimaram em 1,2 milhão de manifestantes, os principais dirigentes da oposição anunciaram sua ofensiva para conseguir destituir Maduro, após a suspensão do referendo revogatório.

“No [dia] 3 de novembro (…) vamos notificar Nicolás Maduro que foi declarado pelo povo venezuelano em abandono do cargo. Vamos fazê-lo em manifestação pacífica que vai chegar ao palácio de Miraflores”, afirmou nesta quarta-feira, da tribuna, o presidente da Assembleia Nacional, de maioria opositora, Henry Ramos Allup. “Iniciamos o processo para declarar a responsabilidade política deste vagabundo que temos no Miraflores”, disse Ramos Allup.

A Assembleia Nacional resolveu esta semana iniciar um procedimento para acusar Maduro de “abandono do cargo”, algo previsto na Constituição, quando o presidente deixa de exercer suas atribuições, e convocou o chefe de Estado a participar de uma sessão na próxima terça-feira.

Mais cedo nesta quarta-feira, Maduro instalou o Conselho de Defesa da Nação para avaliar o “golpe parlamentar” no país. Em seguida, dirigiu-se a milhares de seus seguidores, que se concentraram nos arredores do Palácio de Miraflores para apoiá-lo. “A Assembleia Nacional infelizmente tomou o caminho do desacato à Constituição”, disse Maduro aos manifestantes, criticando a ausência de Ramos Allup em uma reunião do Conselho de Defesa.

Prazo ao governo

“Roubaram de nós o direito de votar e eu digo: se roubam nosso direito de votar, entramos em outra fase na Venezuela”, afirmou o líder opositor, Henrique Capriles, durante a marcha. “Hoje estamos dando um prazo ao governo. Eu digo ao covarde que está em Miraflores (…) que em 3 de novembro todo o povo venezuelano virá a Caracas porque vamos pro ‘Miraflores'”, advertiu Capriles.

Vestidos em sua maioria com camisas brancas e bonés com a bandeira da Venezuela, vários manifestantes saíram de sete pontos de Caracas e se encontraram na autoestrada Francisco Fajardo (leste), tomada pela multidão. Os participantes carregavam cartazes escritos à mão. “Não vamos nos render. Revogatório já”.

Klenia Campos, engenheira informática de 41 anos, disse que a marcha “é uma medida de pressão para que (Maduro) entenda que precisa ir embora. Tanta passividade não dá mais, temos que fazer mais pressão”.

“O povo saiu pacificamente, estamos na rua e acho que vamos ficar até que haja uma resposta deste governo que não respeita a Constituição e tem pavor do revogatório”, disse Victor Jiménez, relações públicas de 63 anos.

Em Caracas, a manifestação terminou sem incidentes, mas foram registrados confrontos em cidades de alguns estados, como Táchira, Mérida e Sucre.

Segundo Alfredo Romero, diretor da ONG de defesa dos direitos humanos Foro Penal, ao menos 39 pessoas foram detidas e mais de 20 ficaram feridas durante as marchas desta quarta-feira. Em um post no Twitter, Romero reportou que as detenções ocorreram em cinco dos 24 estados do país, a maioria em Sucre, enquanto entre os 20 feridos, três foram baleados em Maracaibo, capital do estado de Zulia.

A chamada “Tomada da Venezuela” ocorre no que deveria ser o primeiro de três dias para a coleta de quatro milhões de assinaturas (20% do colégio eleitoral), último passo antes da convocação para referendo. Ao cumprir este requisito, a oposição queria evidenciar a rejeição majoritária ao governo de Maduro, que seis em cada dez venezuelanos está disposto a revogar, segundo a empresa de pesquisas Datanálisis.

Mas o processo foi suspenso na semana passada por tribunais penais regionais, que acolheram denúncias de fraude apresentadas pelos governistas em uma primeira etapa da coleta de assinaturas. Em dezembro de 2015, a oposição venceu amplamente nas eleições legislativas e pela primeira vez em 17 anos de chavismo conquistou a maioria parlamentar.

Diálogo

Governo e oposição, que se acusam mutuamente de “golpismo”, exploram ao mesmo tempo a possibilidade de um diálogo com a mediação do Vaticano, em meio a uma aguda crise econômica que se traduz em escassez de alimentos e remédios e uma inflação calculada pelo FMI em 475% para este ano.

Cogitado para domingo em Ilha Margarita (norte), o início do diálogo foi desmentido em um primeiro momento pelos mais importantes dirigentes opositores, mas posteriormente eles disseram estar dispostos a participar da mesa se as negociações forem realizadas em Caracas.

“Temos a possibilidade de ter um árbitro com alcance planetário, como é o Vaticano. Sugerimos que o encontro seja em Caracas, teremos que entrar em acordo”, afirmou Torrealba.

Mas Maduro insistiu nesta quarta-feira em que “a mesa de diálogo nacional está convocada e eu vou assistir porque eu quero o diálogo pela paz do país”.

“Que Maduro nos mande fotos da praia, porque no domingo não vamos para [a ilha] Margarita”, afirmou Capriles.

(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.