17 de nov. de 2016

ARQUEÓLOGOS DESCOBREM MOSAICOS DA GRÉCIA ANTIGA EM PERFEITAS CONDIÇÕES


Nunca vi nada assim…
Muitas das antiguidades encontradas pelos arqueólogos estão em muito mau estado. Hoje em dia, já é difícil de achar uma obra de arte com milhares de anos completamente intacta. Só que essa equipe conseguiu o impossível…


historiascomvalor - Imagine a emoção de desenterrar mosaicos gregos que datam de 2.220 anos atrás! Em 2014, o professor Kutalmış Görkay da Universidade de Ankara e sua equipe de arqueólogos descobriram três mosaicos gregos na cidade turca de Zeugma, perto da fronteira da Síria.

Em 2007, Zeugma estava esperando uma inundação devido às construções de uma barragem. A equipe temia que poderiam perder os antigos tesouros para este dilúvio, e começaram imediatamente suas escavações.

Após a busca por antiguidades, eles encontraram três mosaicos gregos antigos pertencentes ao século II a.C. Essas obras de artes estavam em perfeitas condições! Embora a cidade de Zeugma esteja agora 80 por cento debaixo de água, os arqueólogos continuam suas buscas na esperança de revelar artefatos ocultos.

Aqui estão alguns dos maravilhosos mosaicos que foram descobertos.


Acima estão representadas nove musas canônicas: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Calíope. Na época do Renascimento, elas foram uma inspiração para muitos artistas.


De acordo com o professor Görkay, no século II a.C. muitas casas tinham mosaicos. Isso tinha a ver com o estatuto social. Os convidados muitas vezes admiravam as obras de artes enquanto bebiam e conversavam com os proprietários da casa.

Cada sala tinha mosaicos com temas diferentes. Por exemplo: um quarto poderia ter figuras que retratavam amantes, como Eros.

Na obra de arte acima está Tália, a musa da comédia e poesia idílica, que está maravilhosamente intacta.


Este mosaico tem a figura de Oceano, a personificação divina do mar, e sua irmã Tétis, a encarnação das águas do mundo.

Especialistas comentaram sobre o rosto de Tália, dizendo como o mosaico exigia pedaços especiais de vidro que foram usados especificamente para o seu rosto. O mosaico de Thalia é vívido e esteticamente agradável. Uma obra de arte maravilhosa descoberta pelos arqueólogos!



No mosaico acima, um bem conhecido Deus grego: Poseidon, o Deus do mar.

A cidade de Zeugma era muito importante devido à sua localização. Estava geograficamente bem localizada nas fronteiras entre o mundo greco-romano e o império persa.

Com a queda do império romano, a cidade de Zeugma estava condenada. Esse local decaiu em 253 AD quando o Império Sassânida da Pérsia atacou a cidade. Desde então, este lugar foi esquecido até esta equipe ter desvendando seus tesouros enterrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.