29 de fev. de 2016

PETECÃO LANÇA MARILETE VITORINO PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE TARAUACÁ



Para o senador, Marilete se mostra como a pré-candidata mais preparada para administrar o município

WILIANDRO DERZE - O senador
Sérgio Petecão (PSD) participou nesse final de semana do lançamento oficial da pré-candidatura de Marilete Vitorino à prefeitura de Tarauacáe e dos 23 pré-candidatos a vereador pelo seu partido.

O encontro, que reuniu mais de 400 pessoas, foi a demonstração da força e organização do PSD na região, que vem se destacando dos demais partidos de oposição.

O encontro reuniu militantes da sigla, dirigentes municipais, regional e contou também com os pré-candidatos a prefeito pelos demais partidos de oposição no município.

A pré-candidata Marilete Vitorino disse que a presença do senador na região é sempre um momento de festa e agradecimento pelas emendas parlamentares que contribuem para o desenvolvimento do município.

“O lançamento da minha pré-candidatura, juntamente com a apresentação dos pré-candidatos a vereador, mostra um maior fortalecimento do PSD em Tarauacá. Mas isso não quer dizer que deixaremos de conversar com os demais partidos de oposição e seus pré-candidatos. Espero que a oposição tenha somente um candidato, e que este nome saia dentro de um consenso”, discursou Marilete.

Para o senador Petecão, Marilete se mostra como a pré-candidata mais preparada para administrar o município, mas que fará diversas pesquisas como um acordo com os demais partidos de oposição para que o candidato com maior chances seja apoiado pelos demais.

“Esse encontro do PSD mostra a força do partido em torno da nossa pré-candidata a prefeita, e, por isso, tenho certeza que faremos uma grande aliança com os demais partidos de oposição para vencermos a eleição deste ano”, disse Petecão.

D. PEDRO II - VOCÊ PRECISA CONHECÊ-LO MAIS


São poucos relatos históricos que contam a vida do Imperador Dom Pedro II no Brasil. A historiografia brasileira pouco se preocupou em preservar os relatos do nosso império. E depois da Proclamação da República muito do que se tinha preservado foi jogado fora ou apagado.

Hoje são poucas a informações que temos sobre esse período. Tentando mudar esse fato, preparamos uma série de curiosidades sobre Dom Pedro II, o apaixonado imperador brasileiro.

Aumento do próprio salário?
O Imperador esteve no trono brasileiro por 50 anos. Mas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Quando morreu exilado em 1891, não havia acumulado riquezas. Ao contrário, deixou dívidas.

Pouco depois de ser coroado, ainda com 14 anos, tratou de extinguir cargos públicos que considerava inúteis, como a Guarda Imperial. Ela foi recriada na República com o nome de Dragões da Independência.

Ainda existem relatos de que Dom Pedro pagou do próprio bolso estudos de brasileiros no exterior – que foram estudar arte, medicina e engenharia, com a condição de retornar ao Brasil e aplicar aqui seus conhecimentos. O imperador brasileiro também doava recorrentemente parte do salário a obras de caridade e alforria de escravos.

Certa vez o imperador enviou uma carta a Câmara Municipal com os seguintes dizeres: “Sua Majestade, faz questão de saber quem pagou as carruagens que levou a Família Imperial, da estação a Cidade. Se foi pago pela Câmara, então Sua Majestade faz questão de devolver o dinheiro”.

Seca já era um problema.

Outro relato é que ao visitar o Nordeste durante uma seca terrível em 1877, o imperador prometeu ajudar a região. Entre as medidas sugeridas por uma comissão criada à época havia a abertura de um canal para levar água do Velho Chico às áreas castigadas por estiagens e a construção de uma ferrovia para interligar a região. As obras iniciadas em 1879 foram paralisadas pelo Parlamento em 1881 e esquecidas com o Golpe Militar de 1889.

D. Pedro II vendeu dezenas de joias e obras de arte de seu patrimônio pessoal para financiar a tal obra. Por se tratar de uma obra faraônica para época, o dinheiro das joias e obras de arte acabou rapidamente e era preciso capital do governo para continuação, porém a maioria dos Parlamentares bloqueou o pedido de D. Pedro II. 

Ele era tão respeitado e admirado mundialmente que durante uma visita aos Estados Unidos recebeu mais de 8 mil votos válidos para as eleições presidenciais de 1877. Esta foi uma situação muito curiosa, já que Dom Pedro II era Imperador do Brasil.

D. Pedro II era um cientista e botânico, tinha um observatório astronômico no topo de um dos torreões do Paço Imperial de São Cristóvão. Como inventor, criou o que seria a primeira máquina para ginastica. Seus escritos e teses botânicas são objeto de estudo até hoje.

Foi um grande fotógrafo pioneiro e incentivador da fotografia com profissionalização.

Grande estudioso da astronomia e responsável pelo primeiro centro astronômico do país.

D. Pedro II foi a primeira pessoa no mundo a comprar um telefone da companhia de Graham Bell, e a primeira a ter um telefone instalado em uma residência.

Esteve no Oriente, atraído por seu grande interesse em Egiptologia, assunto do qual era profundo conhecedor. Seus escritos sobre o assunto são referência mundial até hoje.

Durante seu Reinado, foram construídas as primeiras e únicas ferrovias do Brasil, com planos de ligar o país do norte ao sul. Atualmente o número de ferrovias funcionais é menor que em seu governo.

Construção de Inúmeras Escolas Públicas e Construção do edifício da Santa Casa de Misericórdia em 1852.

Lançamento dos primeiros Cabos Submarinos para comunicação telegráfica com regiões do Brasil, e também com a Europa, em 1874.

A iluminação a gás e posteriormente a elétrica em todos principais pontos do País.

Reflorestamento e Criação do Parque Nacional da Tijuca.
Criação das primeiras aldeias indígenas com proteção governamental.

Os Bondes elétricos e os navios a vapor mais modernos da época eram constantemente introduzidos nas cidades e renovados logo com o surgimento de modelos mais avançados.

O Brasil tinha navios mais modernos que a própria Inglaterra em 1870.

Nenhuma residência imperial possuía escravos. Depois de adulto, D. Pedro II alforriou todos os escravos de suas propriedades particulares. Os negros que trabalhavam recebiam salário para tal.

Seu legado histórico é de um homem culto, tinha temperança como uma de suas qualidades, era bom chefe de família, bom esposo, popular e admirado pelos súditos. Tanto é que, seu principal gabinete havia vencido as últimas eleições com 82% dos votos, a aprovação e popularidade de D. Pedro II eram de 92% junto ao povo no momento do golpe militar que o derrubou. Por isso as ações de expulsão foram feitas pela madrugada, para prudência do povo reagir contra os miliares de Deodoro.

Durante seu reinado havia total liberdade de imprensa, e talvez nenhum político ou chefe de estado tenha sido tão caricaturado como ele. Logo após o golpe e expulsão do monarca, a maioria dos jornais foram fechados e jornalistas foram exilados na Amazônia.

Era um homem afável e popular, e quando comparecia a eventos ou caminhava pelas ruas como um cidadão comum, era costumeiramente aplaudido pelo povo, o que o deixava vermelho de vergonha por ser uma persona tão avessa a pompas e elogios em demasia.

Era corriqueiro vê-lo caminhar normalmente com seu amigo e médico Conde Mota Maia pelas ruas da Cidade como qualquer senhor de classe média da época.

“Estava eu e mui Mota Maia andando pela a rua ouvidor quando lembro em comprar um regalo para meu neto mais moço, escolhi o agrado e fui pagar à senhorita do balcão do estabelecimento comercial, quando lhe entreguei uma nota de réis ela ruborizou-se olhando para nota onde minha velha face estava ao centro da impressão, a jovem olhou para mim e desmaiou em seguida. Mota a examinou e brevemente acordou timidamente, começou a fazer reverências que eu nunca tinha assistido ou recebido. Depois do susto saímos à calçada, avistei flores, peguei um ramo vistoso, voltei à loja e entreguei a simpática senhorita. Hoje foi um dia bom, porém sempre fico reflexivo sobre tais momentos onde fica claro que meu povo ainda me enxerga como um Rei Medieval dos contos que lia quando infante, mas vi admiração e um belo sorriso no rosto belle enfant, foi compensador.”

(Diário de Pedro II, disponível na Biblioteca Nacional e cópias no Museu Imperial de Petrópolis).

CONCURSO TRF 1ª REGIÃO 2016 - EDITAL PRÓXIMO!


Está formada. Com a comissão instituída, cresce as expectativas de abertura do concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Concurso TRF 1ª Região 2016), com sede em Brasília e jurisdição nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No momento, conforme o site Notícias Concursos apurou, tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8.132/2014 que cria 1.230 vagas para os cargos de juiz, técnico e analista em todos os Tribunais Regionais Federais (TRFs) do país. Além disso, foi apurado que  abertura do concurso para o TRF 1 é inevitável, já que a validade do último concurso venceu em dezembro do ano passado para analista e, em junho deste ano, terminará a validade do cargo de técnico.

A comissão (que pode ser consultada logo abaixo), criada pela Portaria Diges,  traz a informação que no momento, há um trabalho na elaboração de todos os detalhes da nova seleção, que deverá prover vagas para os postos de técnico e analista judiciário, de nível médio e superior, respectivamente. A comissão é composta por seis membros,  e um suplente, que ficará encarregado de substituir o presidente em suas ausências.


A expectativa é que o concurso TRF 1 Região 2016 conte com os mesmos cargos do último concurso. Na época (2011), foram oportunidades em cadastro reserva para nível médio e superior, nos cargos de técnico e analista, respectivamente.

As oportunidades foram para os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal. Para candidatos de nível superior, houve oportunidades para especialidades judiciária e execução de mandados, para quem tem curso superior em direito; administrativa, destinada a formados em qualquer área; e apoio especializado – contadoria, que requer nível superior em ciências contábeis. Os salários iniciais chegavam a R$ 6.551,52.

O cargo de técnico judiciário, com exigência apenas de nível médio, contou com oportunidades para áreas administrativa, operação de computadores e segurança e transporte, o último exigia carteira de habilitação nas categorias “C” ou “D”. O salário foi de R$ 3.993,09.

O último concurso do TRF 1 Região foi realizado em junho de 2014, o concurso ofereceu 13 vagas, sendo 4 para o cargo de técnico judiciário (nível médio técnico) e 9 para a função de analista (nível superior). Os aprovados foram chamados para atuar no Acre, Amapá, Bahia, Minas Gerais e Piauí. Os salários oscilavam entre R$ 4.947,95 e R$ 8.118,19, por até 40 horas semanais.  A Fundação Carlos Chagas (FCC) coordenou a seleção.

O salário inicial do Técnico, hoje, está fixado no valor de R$ 6.177,75, enquanto o Analista faz jus a R$ 9.615,80. O valor já inclui o auxílio alimentação de R$ 751,96. Além da boa remuneração, o aprovado terá a possibilidade de ter Adicional de Qualificação que adiciona 1% sobre o vencimento para cada 120 horas em cursos (esse adicional pode chegar ao máximo de 3%). Já especializações acrescentam ao vencimento o percentual de 7,5%, de 10% para mestrado e 12,5% para doutorado.

CONCURSO AERONÁUTICA- NOVOS EDITAIS SÃO DIVULGADOS! SALÁRIOS CHEGAM A R$ 7.350,00!


A Aeronáutica do Brasil publicou nesta segunda-feira, 29, quatro editais de concurso público para provimento de 50 vagas em cargos de nível superior. As oportunidades são para cursos de Adaptação de Engenheiros, Oficiais de Apoio, Farmacêuticos e Dentistas para ingresso nas turmas de 2017.

No ano de 2017, o Estágio de Adaptação de Oficiais da Aeronáutica será ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte-MG, tem a duração aproximada de 17 semanas e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Editais do Concurso Aeronáutica

São quadro editais divulgados para a turma de 2017 na Aeronáutica. Um dos editais oferece 20 vagas para Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades de Engenharia de Agrimensura (1), Engenharia Civil (1), Engenharia Cartográfica (1), Engenharia de Computação (4), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Eletrônica (5), Engenharia Mecânica (5) e Engenharia de Telecomunicações (1).

O segundo edital contemplará 16 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP) nas especialidades de Administração (3), Análise de Sistemas (1), Enfermagem (1), Jornalismo (1), Pedagogia (2), Psicologia (1), Serviços Jurídicos (5) e Serviço Social (2).

Já o terceiro edital consta 4 vagas para curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) nas especialidades de Farmácia Bioquímica (2) e Farmácia Hospitalar (2).

Por fim, o último e quarto edital terá 10 vagas para o Curso de Adaptação de Dentistas (CADAR), nas especialidades Endodontia (2), Implantodontia (1), Odontologia de Necessidades Especiais (1), Odontopediatria (1), Ortodontia (1), Periodontia (1) e Prótese Dentária (3).

É importante frisar, que os salários dos Oficiais não foram divulgados nos editais publicados. Mas, o quadro previsto na forma da legislação vigente, relativos à matrícula e realização do Estágio. Após a realização do curso, o aprovado será designado Primeiro-Tenente e terá o subsídio de R$ 7.350,00.

Inscrição Concurso Aeronáutica 2016

As inscrições no concurso da Aeronáutica 2016 serão realizadas entre os dias 03 e 23 de março de 2016, no site: www.fab.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Avaliações do Concurso Aeronáutica 2016

Os inscritos no concurso Engenheiros, Oficiais de Apoio, Farmacêuticos e Dentistas Aeronáutica 2016/2017 serão avaliados por:

– Provas Escritas (língua portuguesa e conhecimentos especializados);
– Análise da SECPROM ou Parecer da SECPG;
– Inspeção de Saúde (INSPSAU);
– Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
– Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
– Prova Prático-Oral (PPO);
– Validação Documental.

As provas serão aplicadas no dia 05 de junho de 2016, em Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM). Os locais e horários de provas serão divulgados no dia 25 de maio de 2016.

Os gabaritos do concurso Aeronáutica 2016 – Engenheiros, Oficiais de Apoio, Farmacêuticos e Dentistas serão divulgados em 15 de junho de 2016, no site já citado.

DA SÉRIE: CHORE!

SERVIÇO EMERGENCIAL DO DNIT LIBERA TRÁFEGO NA BR-364, MAS ESTRADA PODE SER FECHADA A QUALQUER MOMENTO


Fechada durante todo o sábado devido a um atoleiro nas proximidades da rotatória de Manuel Urbano, o tráfego na BR-364 foi liberado após um trabalho emergencial feito pelo Departamento de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) no trecho. Na cratera onde vários veículos ficaram atolados o órgão colocou carradas de pedras. Mas, a dificuldade de tráfego pela rodovia, entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul continua. Outros pontos de atoleiros dificultam o transporte pela rodovia. A previsão é de que com as chuvas a estrada feche a qualquer momento.


Outros dois trechos também estão em estado crítico, um na região do Jurupari e outro a 20 km de Feijó, informou Valdinei Azevedo, que trabalha como motorista de ônibus na rodovia.

Há dois meses, um trecho da rodovia, no km-05, saindo de Sena Madureira para Manuel Urbano, desmoronou. O Dnit fez um trabalho de reconstrução da pista para evitar o rompimento total da estrada.

26 de fev. de 2016

ÚLTIMA VERSÃO DO ROBÔ DA BOSTON DINAMICS



ATLAS, the next generation

CONCURSO MP-RJ - SAIU EDITAL PARA NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR! ATÉ R$7.964,16!


 Saiu edital! Após longos dias de espera e muitas especulações, foi divulgado o edital de concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). O edital do Concurso MP-RJ 2016 foi publicado com 21 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior. Do quantitativo de oportunidades, 16 vagas são destinadas a técnico administrativo, que exige apenas o nível médio e tem remuneração inicial de R$5.207,84, já incluído o auxílio-alimentação, de R$825. Além disso, há uma vaga para técnico de notificações e atos intimatórios, que exige o ensino médio completo acrescido de curso técnico. Para esses, o subsídio será de R$5.207,84.


O restante das vagas, são para analistas, nas especialidades administrativa e processual, com três e uma vaga, respectivamente. Para concorrer a analista administrativo precisa ter nível superior completo em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Direito. Já a especialidade processual destina-se apenas a graduados em Direito. O salário será de R$7.964,16, também com o auxílio. A carga horária de todos os cargos é de 40 hora semanais. Há vagas reservadas a pessoas com deficiência (consulte as orientações no item 6 do edital).

Inscrição Concurso MP-RJ 2016

As inscrições no concurso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Concurso MP-RJ 2016) serão realizadas a partir desta sexta-feira, 26 de fevereiro, e seguem abertas até 28 de março, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa de inscrição será de R$95 para candidatos aos cargos de 2º grau, e de R$120 para as funções de 3º grau.

Os candidatos economicamente hipossuficientes que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção desse valor. Para isso, deverão informar o Número de Identificação Social (NIS), no ato da inscrição, até o dia 1º de março. O resultado das análises será divulgado em 09 de março de 2016.

Provas

A prova objetiva do Concurso MP-RJ 2016 será realizada em 1º de maio de 2016, das 8h às 13h para os candidatos a analista, e de 15h às 20h para os concorrentes a técnico. Os técnicos administrativos serão avaliados por 80 questões que versarão sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do MP, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional. Já os da área de notificações e atos intimatórios terão a disciplina de Informática substituída por Noções de Direito Processual, permanecendo as demais.

Já para analista administrativo, os candidatos serão avaliados por 100 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do MP, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Administração Geral, Administração Pública e Contabilidade Pública. Já os da área processual responderão a perguntas de  Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do MP, Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Processual Civil, Penal e Processual Penal.

As avaliações do concurso MP-RJ 2016 serão aplicadas em Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, Teresópolis e Volta Redonda. A validade do concurso será de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Muitas contratações?

Apesar do número pequeno de vagas, a expectativa é que o MP-RJ realize muitas contratações durante a validade do concurso. Em 2006, ano em que o ministério ofereceu 281 vagas, foram convocados 1.049 classificados ao longo dos quatro anos de validade. Já o último concurso, aberto em 2011 e estendido até o fim do ano passado, chamou 1.052 habilitados, número bem superior à oferta inicial de 155 vagas. Pelos números passados, há grandes chances do MP-RJ chamar mais de 1 mil candidatos nesse concurso.

O edital do Concurso MP-RJ 2016 poderá ser consultado aqui.

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE ZIKA VÍRUS NO ACRE, PACIENTE CONTAMINADA ESTÁ GRAVIDA


Mulher contaminada é moradora do bairro Abraão Alab, em Rio Branco


Jorge Natal - A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebeu nesta quinta-feira (25), do Ministério da Saúde (MS), a confirmação do primeiro caso de zika vírus no estado do Acre. A paciente é uma mulher, que está grávida e mora no bairro Abrão Alab, em Rio Branco.

Paciente contaminada pelo zika vírus está grávida: 
Foto ilustrativa

O exame foi realizado na rede particular, mas, desde novembro, o caso vem sendo acompanhado pelas equipes de saúde do Estado e Município.

A paciente, que não teve o nome revelado, por iniciativa própria procurou um laboratório particular para fazer o exame. O governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco tomaram todas as providências, inclusive iniciando o bloqueio químico em toda a região. A mulher, que hoje está no 6 mês de gravidez, é acompanhada principalmente para evitar que a criança venha desenvolver a microcefalia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

O MS informa em seu site que: “cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos”.
  
De acordo com o secretário Gemil de Abreu Júnior, a paciente mora no bairro Abraão Alab/Foto: Charlton Lopes/ContilNet

Segundo o ministério, no geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após três a sete dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

VEJA COMO O PARAGUAI COLOCA EM XEQUE O ESTATUTO DO DESARMAMENTO NO BRASIL



Sérgio Rocha Repórter - Quando usamos EUA, Suíça e Finlândia como exemplos de países muito mais armados do que o Brasil, onde a legislação para posse e porte de armas é bastante liberal e a taxa de homicídio é muito menor do que a brasileira, a crítica recorrente é que não podemos comparar países desenvolvidos com o Brasil. Podemos sim! Essa comparação prova que o “fator arma” não é a variável responsável pelos crime. Mas, uma legislação menos restritiva em um país pobre e menos desenvolvido como o Brasil não seria um problema ou não? O exemplo paraguaio pode nos responder isso.

Quando falamos em Paraguai, os brasileiros fazem quase sempre a imediata associação com à Ciudad Del Este, tráfico de drogas e armas, contrabando e falsificações. Essa é a imagem que foi criada e repassada para nós durante décadas. Outra associação quase imediata é o oba-oba no que diz respeito às armas. Um pais sem lei onde qualquer um compra armas e, não raramente, essas armas vão abastecer o mercado ilegal brasileiro… Será mesmo?

Comecemos falando de armas. A legislação paraguaia é realmente uma das menos restritivas da América do Sul, muito semelhante à brasileira antes do malfadado Estatuto do Desarmamento. Qualquer cidadão paraguaio para comprar uma arma, bastando apresentar cópia de identidade, certidão de antecedentes criminais (uma única, emitida pela Policia Nacional) e realizar um teste técnico de conhecimento básico. O trâmite demora em torno de 10 a 15 dias e não há qualquer discricionariedade envolvida. Não há limite de quantidade de armas. Não há restrição de calibres e, apresentando o registro da arma, o cidadão pode comprar quanta munição seu dinheiro permitir. A idade mínima é de 21 anos. O porte requer um laudo psicológico e o preenchimento de uma requisição. O cidadão pode ter o porte para duas armas, sendo ambas curtas ou uma curta e uma longa. Sim, você pode portar uma espingarda calibre 12 ou um fuzil em calibre .308. A anistia para armas irregulares é permanente e basta que o cidadão requeira o registro após o pagamento de uma pequena “multa”.

E a criminalidade? Bom, em 2002 o Paraguai enfrentou a sua mais alta taxa de homicídios: 24,63 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje, o país tem a terceira menor taxa de homicídios (7,98) da América do Sul, perdendo apenas para o Chile (2,97) e o Uruguai (7,81). Lembrando que o Uruguai é o pais mais armado da América Latina.

Evolução do índice de homicídios no Brasil desarmamentista

Evolução do índice de homicídios no Paraguai armamentista

Essa taxa seria ainda menor se eles não fossem vizinhos do… Brasil! Sim, é na fronteira com o Brasil que as taxas de homicídios explodem e jogam para cima as taxas nacionais. Na faixa fronteiriça com o Brasil os números assustam. São 66 homicídios por 100 mil habitantes. Vizinho problema. E esse vizinho problema, com sua fracassada política desarmamentista, também causou estragos na liberdade à posse de armas naquele país. Foi graças às enormes pressões comerciais e políticas brasileiras, vidas pelas mãos do Ministério da Justiça, que o governo paraguaio acabou, em 2010, aceitando restringir a venda de armas “de assalto”. Hoje não é mais possível comprar legalmente armas como AR-15 ou AK-47, mesmo no diminuto calibre .22LR. Enquanto isso, contrabandistas internacionais continuam inundando nossos criminosos com esse tipo de armamento. De nada, amigos paraguaios!

Paraguai – Índice de homicídios por região

O Paraguai ainda possui uma das economias mais frágeis da América do Sul, com um IDH de 0,676, considerado médio e bem abaixo do Brasil. Mais de 30% da sua população está situada abaixo da linha da pobreza e sua taxa de desemprego é de quase 7%, o que enterra, mais uma vez, a ideia que o desenvolvimento humano e econômico é um fator decisivo para a redução da criminalidade. O vizinho Paraguai também vai vencendo o Brasil na economia, que melhora ano após ano desde 2010. Independente da evolução econômica, os homicídios estão em queda no Paraguai desde 2003.

Mas como o Paraguai conseguiu reduzir a criminalidade? Pode parecer difícil de acreditar para a maioria dos nossos políticos, mas foi combatendo… o crime! Integração das instituições policiais e judiciárias, investimentos nas polícias e, principalmente, a criação de uma força tarefa para fazer cumprir milhares de mandados de prisão. Enquanto isso, o Brasil segue brincando de segurança pública, impondo o desarmamento civil e assistindo milhares de assassinatos todos os anos. É 7 a 1 todo dia. E, se bobear, esse gol para o Brasil foi dado de lambuja pelo adversário.

Fonte: Ilisp.org.

25 de fev. de 2016

RJ: BRAÇO É FOTOGRAFADO BOIANDO NA BAÍA DE GUANABARA


Imagem foi enviada ao G1 por um leitor, que prefere não ser identificado.
Polícia Civil investiga corpo encontrado nas águas esta semana.

Corpo foi flagrado na Baía de Guanabara na última segunda (22) (Foto: G1)

Cristina Boeckel - Uma fotografia enviada para o G1 na terça-feira (23) mostra um braço boiando na Baía de Guanabara. De acordo com o leitor, que prefere não ser identificado, a foto foi feita às 10h de segunda (22) próximo à Ponte Rio-Niterói, mais perto do Rio de Janeiro.

O registro foi feito quando ele atravessava a Baía de Guanabara e esta não é a primeira vez que o leitor vê um corpo boiando nas águas: “Eu já vi corpos boiando outras vezes. Uma há cinco anos e a outra no ano passado”.

Além de cadáveres, ele já flagrou vários outros objetos nas águas.
“É absurdo, mas a gente já acostumou a ver coisas boiando na Baía de Guanabara. Já vi muito lixo, outros objetos e cachorros mortos”, contou o leitor.

A reportagem do G1 consultou o biólogo Mário Moscatelli, especializado nos ecossistemas do Rio de Janeiro há mais de 25 anos, sobre a frequência com que ele viu corpos nas águas da cidade. Trabalhando na Baía de Guanabara há 19 anos, ele informou que já foi comum observar cadáveres boiando durante pesquisas.

“Já vi corpos inteiros e já vi em pedaços. Devo dizer que depois das UPPs houve uma redução. Talvez o descarte desses corpos tenha ficado mais difícil. Antes eu lembro claramente que era frequente encontrar corpos na Baía de Guanabara. Nas lagoas da cidade era bem menos comum”, afirmou Moscatelli.

O biólogo destacou ainda que os locais da Baía de Guanabara onde era mais comum ver cadáveres eram perto da região de Gramacho, em Duque de Caxias; e na área da Ilha do Fundão. Moscatelli disse que é possível que a força das águas levar um corpo de um rio até desembocar nas águas do mar.

O G1 procurou as autoridades para saber se um corpo foi encontrado nas águas da Baía de Guanabara desde a última segunda (22). De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios do Rio instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte de uma pessoa que ainda não foi identificada. O corpo foi encaminhado ao IML e os agentes fazem diligências em busca de informações que possam ajudar a esclarecer o caso.

A Baía de Guanabara será um dos locais de competição dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 5 de agosto. O local receberá as provas de vela. Em dezembro do ano passado, um teste realizado a pedido da agência de notícias AP apontou que a quantidade de vírus registrados a mais de um quilômetro na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas é a mesma perto da terra, onde desemboca esgoto.

MOODY'S TIRA SELO DE BOM PAGADOR DO BRASIL E COLOCA PERSPECTIVA NEGATIVA


Camila Moreira - A Moody's retirou o selo de bom pagador internacional do Brasil ao cortar o rating do país a "Ba2", de "Baa3", nesta quarta-feira, mudando ainda a perspectiva da nota para negativa.

A Moody's junta-se agora às outras duas grandes agências de classificação de risco, Standard & Poor's e Fitch, que já haviam retirado a classificação de grau de investimento do Brasil.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Moody's rebaixa nota de crédito da Petrobras para "B3" após downgrade do Brasil

Gustavo Bonato -  A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira a nota de crédito da Petrobras para "B3" ante "Ba3", que já era grau especulativo, após retirar mais cedo o selo de bom pagador do Brasil.

A perspectiva para o rating é negativa.

FILHOTE DE ONÇA-PINTADA ENTREGUE AO IBAMA PELO BATALHÃO DE POLICIAMENTO AMBIENTAL

24 de fev. de 2016

PRESIDENTE EZI ARAGÃO CONVOCA APROVADOS NO PRIMEIRO CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TARAUAC'A



Blog da Câmara Municipal de Tarauacá - O Presidente da Câmara de Tarauacá, Vereador Ezi Aragão, fez hoje a Convocação dos futuros servidores do Legislativo Municipal que passaram no concurso. Aproveitou para ter o primeiro contato com os novos servidores da Casa em uma descontraída reunião.  O Vereador Ezi Aragão enfatizou a importância desse concurso, por ser o primeiro em mais de 50 anos de Parlamento Mirim, onde ele se sente satisfeito e recompensado por ter conseguido realizá-lo em seu mandato de Presidente.

HOSPITAIS DO TEXAS DIZEM TER DESENVOLVIDO EXAME RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS


Jon Herskovitz/AUSTIN, EUA - Dois grandes centros de saúde do Estado norte-americano do Texas desenvolveram o que classificam como o primeiro exame hospitalar rápido para identificar o Zika vírus, que pode produzir resultados em questão de horas, informaram os hospitais nesta terça-feira.

Pesquisadores do Texas Children’s Hospital e do Houston Methodist Hospital desenvolveram um teste que detecta o material genético do Zika vírus, o que pode acelerar o diagnóstico e o tratamento, disseram eles em um comunicado.

"Como os casos de Zika vírus associados a viagens estão se tornando mais predominantes nos Estados Unidos, aliado ao aumento iminente de exposição aos mosquitos nos meses de primavera e verão, devemos estar preparados para uma onda de demanda de exames de Zika", disse James Versalovic, patologista-chefe do Texas Children's e líder da equipe de desenvolvimento do exame.

O teste foi concebido para diminuir o tempo de exame, que pode levar dias ou até semanas. Normalmente o processo seria realizado por agências de saúde estaduais devidamente equipadas ou por autoridades federais, como o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês).

    Por hora o exame só está disponível nestes dois hospitais, mas os pesquisadores pretendem levá-los a mais centros de saúde.

    O Brasil é o país mais atingido pelo surto de Zika, que já se disseminou em mais de 30 nações e territórios, a maioria nas Américas.

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Zika uma emergência de saúde pública mundial no dia 1o de fevereiro, citando uma "forte suspeita" de relação entre a infecção de Zika na gravidez e a microcefalia – uma má-formação cerebral.

Mas ainda se sabe pouco sobre o Zika, inclusive se o vírus de fato causa microcefalia.

DEPUTADO JESUS SÉRGIO QUER INFORMAÇÕES DE CONTRATOS DE OBRAS DO GOVERNO E ATRASOS NO PAGAMENTO DE EMPREITEIRAS


Ray Melo - Depois de receber várias denúncias de funcionários de empreiteiras que estariam com seus salários atrasados, o deputado Jesus Sérgio (PDT) protocolou na manhã desta terça-feira (23), um requerimento solicitando informações dos contratos vigentes de todas as obras executadas pelo governo do Acre.

“Este requerimento pede informações ao secretário Leonardo Neder, solicitando a relação de todos os contrato vigentes de obras em execução no estado do Acre. Este documento tem como objetivo acompanhar e fiscalizar os prazos e recursos investidos nas obras que estão sendo executadas nos municípios”, diz Jesus.

O deputado que faz parte da base de sustentação do governo também é presidente da Comissão de Obras Pública da Aleac. Jesus alega que precisa das informações “para fiscalizar as empresas e o governo. A reclamação das empresas é que não estão recebendo do governo”, enfatiza.

Jesus Sérgio ressalta que procurou empresários para conversar sobre o atraso no pagamento dos trabalhadores e os empresários teriam informado que não receberam os repasses do governo. “Portanto, não poderiam pagar os funcionários e concluir as obras em andamento”.

Ponte sobre o rio Tarauacá

O parlamentar pediu providências no andamento da obra de recuperação da cabeceira que está parada há mais de um ano. “Encaminhei vários requerimentos ao DNIT, solicitando a execução da obra. Se não for feito nada, a cabeceira da ponte vai cair e a BR-364 vai ser interditada”, afirma Jesus Sérgio.

Segundo ele, “a população que sofre com as péssimas condições da BR vão sofrer mais ainda com o desabastecimento, mas o DNIT não pode fazer nada porque há um convênio vigente do governo do Acre para executar esta obra. Fiz o levantamento do Portal de Transparência e constatei a veracidade”.

VIA VAREJO TEM PREJUÍZO DE R$ 177 MILHÕES NO 4º TRI


Por Priscila Jordão - A Via Varejo apresentou prejuízo líquido de 177 milhões de reais no quarto trimestre de 2015, ante lucro líquido de 356 milhões no mesmo período do ano anterior, segundo comunicado divulgado na madrugada desta quarta-feira.

A companhia, dona das marcas Ponto Frio e Casas Bahia, atribuiu o resultado negativo à piora na linha de equivalência patrimonial, menor diluição de despesas fixas, maior despesa financeira e despesas com reestruturação.

A varejista de móveis e eletroeletrônicos teve Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 125 milhões de reais, queda de 83,8 por cento na base de comparação anual.

A receita líquida caiu 14,7 por cento para 5,46 bilhões de reais. No conceito "mesmas lojas", houve redução de 15,2 por cento.

"Para os próximos trimestres a Via Varejo continuará com o foco na excelência operacional, aumentando a produtividade atual das lojas, reduzindo o custo de distribuição e reforçando a estratégia comercial, o que deixará a companhia ainda melhor preparada para recuperar as vendas e aumentar os ganhos de market share", disse a companhia em seu balanço trimestral.

MAJOR ROCHA DESCONSTRÓI DENÚNCIA INFUNDADA DE ASSESSOR PETISTA - NOTA FISCAL ERA EM PESOS


(PSDB) - Após ser alvo de ataques, pelas redes sociais, do assessor parlamentar Cesário Braga, o deputado federal Major Rocha (PSDB), se pronunciou, em nota, sobre a denúncia infundada do petista.

Além de contestar o assessor, Rocha destaca que solicitou ao Conselho de Ética da Câmara Federal, que “investigue a lisura no ressarcimento das notas fiscais objetos da denúncia”.

Além da nota, Rocha também gravou um vídeo, onde trata do assunto.

Segue a íntegra da nota do deputado federal Major Rocha:
Na noite de ontem (22/02), as redes sociais foram sacudidas por uma “denúncia” apresentada por militante profissional do PT, em que eu teria recebido ressarcimento, da Câmara dos Deputados, por despesas com bebidas alcoólicas.

A “denúncia”, trazida a público com grande estardalhaço, pelo Sr. Cesário Braga, tenta induzir o leitor ao erro e é baseada em profunda má-fé, tendo sido amplamente repercutida pelos “Jornais Oficiais” do Acre. É bom que se diga que nenhum desses jornais me procurou para apurar a minha versão, então uso esse meio para esclarecer os fatos:

A nota fiscal de despesa com alimentação no Uruguai, foi em razão de reunião de trabalho do Parlamento do Mercosul, do qual sou membro titular, em Montevidéu. Ora, não recebemos diárias pela viagem ao país sede do Parlasul, tendo, entretanto, as despesas de alimentação, ressarcidas pela Coordenação de Gestão de Cota Parlamentar – COGEP, nos mesmos termos das demais despesas, em conformidade com o Ato da Mesa nº 43, de 2009.

Ora, o Sr. Cesário, tendo sido servidor da Câmara, lotado no gabinete do Deputado Léo de Brito, até o mês de fevereiro de 2016, tem a obrigação de saber que em uma nota fiscal em que conste alimentação e bebida, a COGEP faz a subtração dos valores referentes à bebida alcoólica, ressarcindo apenas a parte referente a uma refeição.

Foi o que aconteceu com a Nota Fiscal de Montevidéu e com as demais Notas apresentadas como “grave denúncia”. No caso específico da nota de Montevidéu, o “denunciante” ainda tentou envolver os seus leitores em mais uma falácia, ao confundir pesos uruguaios com dólares ou reais. A cotação, do Banco Central no dia da emissão da Nota (20/09/2015), que é a utilizada para o ressarcimento pela Câmara, era a seguinte: R$ 1,00 valia 7,38 pesos. A consulta pode ser feita em http://www4.bcb.gov.br/pec/conversao/conversao.asp

Ora, na nota em questão, o ressarcimento feito pela Câmara foi de R$ 240,65, conforme consta da página da transparência em que o “denunciante” fez a “explosiva descoberta”, (consulta pode ser feita no seguinte endereço: http://www.camara.gov.br/cota-parlamentar/cota-analitico?nuDeputadoId=3048&numMes=9&numAno=2015&numSubCota=13)

Qualquer pessoa, que disponha de neurônios suficientes para uma operação básica de matemática (ou que não esteja sendo guiada pelo ódio e rancor) poderá fazer a conta e constatar que, no valor ressarcido, foi subtraído o valor da bebida. Valor que já é subtraído no meu gabinete, quando da apresentação de qualquer nota fiscal. Ademais, caso eu pedisse a retirada, da Nota Fiscal, de algum produto que eu consumi, configuraria sonegação, que é um crime tributário.

Rocha solicitou ao Conselho de Ética que investigue a lisura
no ressarcimento das notas fiscais objetos da denúncia
Mas, para que não pairem dúvidas a meu respeito, e a respeito da minha conduta, oficiei, junto ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, para que investigue a lisura no ressarcimento das notas fiscais objetos da denúncia, conforme pode ser comprovado no documento que segue junto com esta nota.

Não quero ser paladino da moral ou da ética, apenas por achar que ética e moral são obrigatórias no comportamento de um servidor público, como é o meu caso.

Esta não é a primeira, nem será a última vez, que o PT, através de seus militantes teleguiados, busca me atacar sem base e sem motivos, infelizmente para eles, esta será mais uma tentativa frustrada. Nunca utilizei, de forma errada, a verba para a gestão do meu mandato parlamentar. Nunca utilizei recursos do parlamento para pagamento de telefones de meus familiares, nunca loquei móveis, equipamentos ou qualquer outro bem, com preços superfaturados, ou pratiquei atos assemelhados.

O PT não pode me medir pela sua régua moral e não conseguirá me atingir com denúncias absurdas e infundadas. Tanto é verdade que eu mesmo oficiei pedindo para ser investigado pelo órgão de ética da Câmara.

O ataque é esperado, uma vez que o governo do Acre, e seus comparsas, não conseguem explicar como uma estrada, de pouco mais de mil metros, pode custar R$ 8 milhões e não suportar um mês de uso sem apresentar problemas. Ou o motivo que levou as famosas “Ruas do Povo” a não resistirem a um inverno amazônico.

Acredito que a fiscalização é uma modalidade de exercício da cidadania e não tenho receio de ser fiscalizado, mas, aos militantes profissionais, recomendo que não precisam ir muito longe para buscar escândalos com malversação dos recursos públicos, nos seus quintais os escândalos se avolumam e não podem mais ser escondidos debaixo do tapete.

Brasília, 23 de fevereiro de 2016
Major Rocha
Deputado Federal PSDB/AC