30 de jul de 2016

FAMÍLIA WANDERLEY AGORA COM QUATRO ADVOGADOS


Se formou ontem em Direito, Júlia Maria, com OAB na mão, honrando a tradição da família Wanderley.

Já temos na família vários advogados, Carlos Augusto (Carlinhos, João Wanderley), Carlos André (Wilson), Dalton (João Wanderley) e agora Júlia Maria.

Júlia Maria é filha do Cilson e Maria Augusta pais dedicados, amorosos e agora exultantes.

A família agradece os votos de sucesso e felicidades que a família recebeu e vem recebendo em virtude da mais nova Dr.ª acreana.

Parabéns à Júlia Maria e a família.

"SÓ DEUS PARA OLHAR POR NÓS", DIZ PAI QUE TEVE DOIS FILHOS PMs ASSASSINADOS NO RIO

Parentes se despedem de soldado morto em Realengo, o segundo na mesma família este ano 

Márcio Alves  - O pai do soldado Vinícius Ferreira Dias, de 32 anos, disse que o Rio precisa de paz. "Só Deus para olhar por nós”, desabafou Moisés Dias, de 67 anos, durante o sepultamento do filho no final desta manhã, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Foi o segundo que ele sepultou esse ano. O PM havia sido baleado no domingo, durante assalto, quando chegava à casa da mãe, em Realengo, para almoçar. Ele morreu na madrugada de quarta-feira, no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste, onde estava internado.

— A violência está demais. Tem que fazer algo. Continuar desse jeito não dá. Onde vamos parar? Só peço paz. Vamos lutar pela paz —apelou o policial militar reformado.

Os irmãos policiais Eduardo (à esquerda) e Vinícius Os irmãos policiais Eduardo (à esquerda) e Vinícius Foto: Reprodução

Ainda abalada, a mãe do soldado não quis dar declarações. Em maio ela havia perdido outro filho, o também PM Eduardo Ferreira Dias, de 37 anos, morto durante um ataque de bandidos no Morro da Mangueira, na Zona Norte da capital. Já o irmão dos dois soldados, Vitor Hugo Ferreira, disse ser um absurdo o policial precisar esconder a farda até onde mora, com medo de morrer.

—Tem de lavar e esconder a farda dentro de casa, porque ninguém pode ver. Temos nossa honra e orgulho deles — disse.

Colegas de farda levam até a sepultura caixão do soldado morto Colegas de farda levam até a sepultura caixão do soldado morto Foto: Marcio Alves / Extra

Vinícius trabalhava no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças.Ele havia sido atingido na barriga e no peito ao ser rendido na Rua Marechal Marciano por um um homem armado. O policial estava acompanhado da mulher, que nada sofreu. Além do carro, os criminosos fugiram levando a arma do agente e documentos.

Já seu irmão, Eduardo foi alvo de disparos quando dirigia uma patrulha pela Rua Visconde de Niterói, num dos acessos ao Morro da Mangueira. Bandidos em motocicletas passaram atirando. O agente chegou a ser socorrido para o Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos. Eduardo estava na corporação desde 2013. Ele era casado e tinha dois filhos.

LULA, DELCÍDIO, ESTEVE E MAIS QUATRO VIRAM RÉUS POR TENTAR ATRAPALHAR A LAVA-JATO


Eles são acusados de crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e patrocínio infiel
 
O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva vira réu na Justiça Federal do Distrito Federal - Edilson Dantas / Agência O Globo 

ANDRÉ DE SOUZA  - A Justiça Federal do Distrito Federal aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves e outras quatro pessoas por tentativa de obstrução das investigações da Operação Lava-Jato. Com isso, eles passam a ser considerados réus. A decisão foi tomada pelo juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite.

Em 21 de julho, a Procuradoria da República no DF reiterou denúncia contra eles, acusando-os dos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e patrocínio infiel. Também são réus o pecuarista José Carlos Bumlai, seu fiho Maurício Bumlai, o advogado Edson Ribeiro, e Diogo Ferreria, ex-assessor de Delcídio.

A primeira denúncia foi feita em dezembro pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quando o caso ainda tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). Um aditamento foi feito posteriormente para incluir Lula entre os denunciados. Com a cassação do mandato de senador de Delcídio em maio deste ano, ele perdeu o foro privilegiado e a investigação foi enviada para a Justiça Federal de Brasília.

Numa das diligências das investigações, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu dados bancários que comprovassem as movimentações financeiras dos Bumlai com vista a barrar a delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Essa diligência foi autorizada pelo STF, segundo fontes com acesso às investigações. As provas, obtidas após o ex-presidente ser denunciado, corroboraram as acusações e foram incluídas na reiteração da denúncia. Todo o material é mantido sob sigilo.

Em delação premiada, Delcídio acusou o Lula de participação na tentativa – frustrada – de derrubada da delação de Cerveró. Segundo o delator, o ex-presidente agiu para que a família Bumlai interferisse – inclusive financeiramente – nos rumos da colaboração do ex-diretor da Petrobras.

Delcídio disse ter procurado o filho do empresário, Maurício Bumlai, e obtido repasses em dinheiro vivo. O próprio senador disse ter feito um repasse de R$ 50 mil ao advogado de Cerveró, Edson Ferreira. Os dados bancários mostram uma movimentação financeira pouco antes dos repasses em dinheiro vivo, conforme a denúncia, e reforçam a participação do grupo na atividade criminosa. André Esteves, do Banco BTG, fez o mesmo a partir de uma ofensiva do grupo de Delcídio, ainda conforme a delação. O caso levou à prisão de Delcídio em novembro do ano passado. Ele foi solto em fevereiro após virar delator.

Na decisão, o juiz explicou que ainda não analisou a defesa feita por alguns dos réus. Segundo ele, o momento para isso é posterior ao recebimento da denúncia. De acordo com o juiz, há "lastro probatório mínimo apto a deflagrar a pretensão punitiva" no caso. Ele também atendeu pedido do Ministério Público para levantar o sigilo do processo, com exceção dos dados bancários, fiscais e telefônicos.

Em São Paulo, o ex-presidente Lula disse nesta sexta-feira que vai avaliar do que trata a denúncia que foi aceita pela Justiça.

— Eu não quero falar dos meus problemas pessoais para não transformá-los em coletivos. Mas enquanto estou aqui conversando com vocês eu fiquei sabendo que foi aceita uma denúncia contra mim de obstrução da Justiça. Eu não conheço a notícia, vamos ver o que é — disse Lula, em palestra na Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo.

Por meio de nota, a defesa de Lula disse que ele ainda não recebeu citação relativa ao processo. Quando isso ocorrer, os advogados apresentaram sua defesa.

"Lula já esclareceu ao Procurador Geral da República, em depoimento, que jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato. A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar. Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais", diz a nota.

A defesa de Bumlai informou que, caso o processo seja mantido, irá provar que o empresário jamais deu dinheiro a Cerveró ou sua família para comprar silêncio ou obstruir a Justiça. "A maior confirmação de que essa situação não procede é que a delação foi concretizada e o próprio Cerveró afirmou, em outro processo, que nunca tratou com Bumlai sobre qualquer irregularidade no âmbito da Petrobras", diz o advogado Conrado de Almeida Prado, por meio de nota.

Também por meio de nota, o advogado de André Esteves, Sepúlveda Pertence, disse não haver justa causa para abrir processo penal "em bases tão fracas”.

“O juiz deve ainda examinar se é caso de absolvição sumária ou mesmo de rejeição da denúncia, e nós vamos lutar por isso, pois estamos convencidos de que nosso cliente não cometeu nenhuma irregularidade. Não há justa causa para abrir processo penal em bases tão fracas”.

Na Procuradoria da República do DF, a ratificação da denúncia da PGR foi feita pelo procurador Ivan Cláudio Marx. Ele fez acréscimos, ampliando a descrição dos fatos e as provas contra os acusados.

O crime de constituição de organização criminosa tem pena prevista de três a oito anos de prisão. Exploração de prestígio com o fim de influenciar uma testemunha leva a reclusão de um a cinco anos. Patrocínio infiel, quando um advogado prejudica os interesses do cliente, é punido com detenção de seis meses a três anos.

Após a cassação do mandato do senador, Janot queria que as investigações fossem transferidas para a 13ª Vara Federal em Curitiba, onde o juiz Sérgio Moro conduz os processos da Lava-Jato. Mas o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no STF, ponderou que o caso não tem relação direta com os desvios da Petrobras. O ministro também explicou que os supostos crimes teriam ocorrido na capital federal, daí a remessa dos autos para um juiz de Brasília.

29 de jul de 2016

TRIBUTO AO PASSADO - TARAUACÁ - ZEQUINHA PINHEIRO COM GARIBALDI BRASIL


Zequinha Pinheiro com Garibaldi Brasil. Homem culto, falava seis idiomas. Como fato curioso, podemos citar que foi ele quem sugeriu o nome de Afrodite para a filha do Zequinha Pinheiro.

Esse singular personagem chamado Garibaldi Carneiro Brasil, nascido em 27 de setembro de 1908, era, segundo Zé Leite, o mais acreano dos paraenses. Afinal de contas, apesar de nascido no Pará, aos seis meses veio para Sena Madureira onde seu pai era seringalista. Mas foi enviado de volta ao Pará, aos 17 anos, para estudar na Faculdade de Direito, como era comum naquele tempo. E assim passou boa parte de sua vida, hora no Pará, hora no Acre. Mas, tanto lá como cá, não conseguia se furtar de dedicar boa parte de seu tempo às artes. A poesia, a pintura, as letras corriam em suas veias tal como o gosto pela política e o exercício do direito.

E nestes múltiplos ofícios se desenrolaram as tramas da vida de Garibaldi. Aqui no Acre, ainda em 1929, realizou sua primeira exposição de caricaturas, charges e pinturas no hall do Cine-Teatro Recreio. No Pará, em 1936, fundou o Salão Paraense de Pinturas e organizou duas pinacotecas, uma para a Prefeitura de Belém e outra para o Governo do Estado.

Por outro lado, no Acre, especialmente, teve uma importante atuação política. Foi Promotor Público, Diretor da Rádio Difusora Acreana e Chefe de Gabinete de nada menos que onze governadores. A esse respeito Garibaldi dizia “Me vacinei contra os políticos, não contra a política. E me vacinei, sobretudo, contra as políticas do Acre”. E foi assim que outro ofício ainda surgiu na vida dele: “Por força de trabalhar, com tantos governadores, posso dizer que acabei por influir na compra de maquinas para fazer e imprimir jornais no então Território”.

Nasceriam assim o “Jornal do Povo” e o “Correio do Oeste”, que tornariam Garibaldi Brasil professor de boa parte dos melhores jornalistas que o Acre já teve como Aluízio Maia, Zé Leite e muitos outros. 

Mas como o ofício de incorrigível boêmio tampouco o abandonava, abriu a primeira boate acreana chamada “Tapíri”, onde se apresentaram artistas do porte de Dircinha Batista, Nelson Gonçalves e Luiz Gonzaga. Definitivamente Garibaldi foi um homem de muitas e distintas facetas/talentos, tendo nos deixado em 13 de dezembro de 1986. A Fundação de Cultura do Município de Rio Branco leva seu nome desde 1992, numa justa homenagem feita durante a gestão de Jorge Viana na Prefeitura de Rio Branco.
Fonte: Site de Jorge Viana

PETROBRAS VENDE FATIA EM ÁREA NO PRÉ-SAL POR US$2,5 Bi PARA STATOIL


Roberto Samora - A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração aprovou a venda de participação no bloco exploratório BM-S-8 para a Statoil Brasil Óleo e Gás, por um preço base de 2,5 bilhões de dólares.

No bloco, está o prospecto exploratório de Carcará, no pré-sal, uma das grandes descobertas de petróleo no mundo nos últimos anos. A Petrobras informou anteriormente que testes comprovaram alta produtividade na área.

A negociação está dentro do plano de desinvestimentos da estatal, que busca vender ativos para fazer frente a uma enorme dívida, diante de um cenário de fracos preços do petróleo.

A Petrobras informou que a primeira parcela do valor negociado, correspondente a 50 por cento do preço total (1,25 bilhão de dólares), será paga no fechamento da operação pela subsídiária brasileira da norueguesa Statoil.

O restante do valor, acrescentou a empresa, será pago através de parcelas contingentes relacionadas a eventos subsequentes como, por exemplo, a celebração do Acordo de Individualização da Produção (unitização).

O BM-S-8 está localizado na Bacia de Santos e é atualmente operado pela Petrobras (66 por cento) em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (14 por cento), Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A (10 por cento) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás LTDA (10 por cento).

28 de jul de 2016

EXTRA! EXTRA! CHEGADA DA SELEÇÃO ALEMÃ AO RIO DE JANEIRO

AVIÃO DA MARINHA ENCONTRADO, PILOTO INFELIZMENTE FALECEU NO ACIDENTE


Capitão de Corveta Igor
Plano Brasil - É com extremo pesar que recebemos a notícia da morte do piloto da Marinha envolvido no acidente ocorrido no litoral de Saquarema – RJ. O corpo do Capitão de Corveta Igor foi encontrado preso dentro do cockpit da aeronave. O que demonstra que não conseguiu ejetar. A aeronave foi encontrada na noite de ontem 27/07 pelo Navio de Socorro Submarino Filinto Perry (K-11).

O Plano Brasil externa as condolências à  família do CC Igor e a toda família naval brasileira, que recebe entristecida a notícia.

Com informações de: Revista Operacional

EU QUERIA SABER COM A PREFEITURA, O QUE EU FAÇO COM ESSE RESTO DE CAPINA QUE DEIXARAM EM FRENTE A MINHA CASA?

OZIRES SILVA: "ESTAMOS CRIANDO UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA PARA O NOSSO FUTURO"


Governo deveria ser o catalisador do sucesso da sociedade, e não o “atrito”, diz fundador da Embraer; “onde estão os nossos líderes? Já esta provado que não estão em Brasília”


O bordão “Brasil é o país do futuro” nasceu com uma visão promissora para o País, mas logo tornou-se o “lugar comum” para concluir a ideia de que não conseguimos evoluir em certos aspectos e ficamos esperando por um futuro que nunca chega. E se depender das políticas adotadas pelo nosso governo no campo educacional, estamos fadados a ficar cada vez mais atrasados do resto do mundo. Essa visão é de ninguém menos que Ozires Silva, 85 anos, fundador da Embraer (EMBR3) e que “venceu na vida” principalmente graças aos esforços pessoais nos estudos – o que torna essa análise ainda mais preocupante.

“A magia da transformação passa pela educação. Basta ver o que aconteceu com a China e a Coreia do Sul nas últimas décadas. Aqui não temos isso: o Governo Federal não tem e nunca teve um plano para mudar isso. Estamos criando uma verdadeira tragédia para o nosso futuro e para as gerações de nossos netos”, disse Ozires em almoço palestra promovido pela OEB (Ordem dos Economistas do Brasil), realizado no começo de julho no Terraço Itália, em São Paulo.

Por cerca de 40 minutos, ele explicou por que o Brasil está ficando – e deverá ficar – cada vez mais para trás na esteira da evolução do mundo e apontou como a falta de líderes em Brasília é determinante para nos manter nesse atoleiro. Como um ótimo contador de histórias, Ozires ainda narrou toda a trajetória da Embraer, desde a fundação até a posição mundial de destaque, comovendo os ouvintes mas ao mesmo tempo mostrando o quão difícil é criar tecnologia dentro de um país tão acostumado a produzir commodities.

Confira abaixo os principais destaques do discurso de Ozires Silva:

A magia da educação e a “herança maldita” do Brasil
A magia da transformação passa pela educação. Basta ver o que aconteceu com a China e a Coreia do Sul nas últimas décadas. Em 1988, eu, juntamente com outras personalidades mundiais da época, fomos chamados por Peter Druker, que havia sido contratado pelo governo chinês para criar um projeto de conquista do mercado mundial. Hoje vemos onde ela chegou. Isso mostra a importância de ter líderes, pois eles que guiarão as pessoas a fazerem algo em conjunto que resultará em um bem comum.

Aqui no Brasil não temos isso: o Governo Federal não tem e nunca teve um plano para mudar isso. Estamos criando uma verdadeira tragedia para o nosso futuro e para as gerações de nossos filhos. Sem dúvida nenhuma não chegaríamos onde chegamos [com a Embraer] sem educação. Inovação é fundamental. O problema é que o Brasil não está preparado para assumir os riscos de criar algo novo. Se não assumirmos isso, o futuro de nossos filhos estará em risco.

Nossos líderes não estão em Brasília
No passado, os líderes mudaram o mundo. E continuarão fazendo isso. Dai eu pergunto: onde estão os nossos líderes? Já esta provado que não estão em Brasília. O governo brasileiro não tem funcionado como um catalisador do sucesso da população, ele tem sido um atrito. Os líderes são sempre necessários. Então, seja um deles: ao invés de esperar alguém, seja você a mudança. Precisamos confiar em nós mesmos.

A “triste” semelhança entre brasileiros e chineses
Os países emergentes estão encontrando seu caminho, hoje em dia produtos coreanos e chineses estão no mundo todo, mas nosso produto não. Não há produtos brasileiros nas ruas e cidades do mundo. O Brasileiro é igual o chinês: o chinês só compra produto chinês; o brasileiro também. Oportunidades estão aí e precisam ser aproveitadas, mas sem marca e sem propriedade intelectual não vamos evoluir.

Vendemos barato, compramos caro; como fechar a conta?
O mundo está menor, cada vez mais globalizado, mas não estamos aproveitando as novas tecnologias que surgem. São raras as inovações no Brasil, e uma das razoes é a dificuldade de levantar capital de risco para aplicar e gerar valor, e não apenas aplicar para gerar retorno financeiro. Os empreendedores precisam disso para ter sucesso. Mas infelizmente ainda somos uma terra de commodities. Estamos vendendo barato e comprando caro. No longo prazo, essa conta fecha?

Embraer: do sonho de criança ao “dia de sorte”
Em 1945, quando tinha 14 anos, eu e o Zico [amigo de Ozires que ajudou a idealizar a Embraer, mas que morreu em 1955 em um acidente aéreo] frequentávamos o Aeroclube da minha cidade natal, Bauru. Nós discutíamos por que os aviões do aeroclube tinha que ser todos importados dos EUA. Em 1906 Santos Dummont deu seu primeiro voo, então por que 40 anos depois não tínhamos nossos próprios aviões? Além disso, o Brasil sempre foi um país continental e estava em crescimento, o que criava a necessidade de mobilidade. Havia também sinais de globalização, ou seja, poderíamos fazer aviões no Brasil e vender em outros lugares.

Como não havia graduação em aeronáutica, entramos na FAB (Força Aérea Brasileira) via concurso em 1946. Em 1950, foi criado o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), onde poderíamos ter a base de estudo. Mas eu só consegui a bolsa para ser engenheiro em 1962. Me formei aos 32 anos. Agora que eu tenho a qualificação correta, não podia ficar de braço cruzado: no ano seguinte, montei uma equipe de engenheiros para colocar de pé a seguinte ideia: criar aviões que poderiam atender a demanda regional de voos. Muitas cidades menores não tinham a infraesturtura para receber aviões muito grandes, e por isso essas cidades estavam perdendo serviço regular mesmo com o crescimento da economia do País como um todo. Nosso projeto era provar ser possível um avião pousar numa pista pequena.

Sofremos com a baixa credibilidade: o estrangeiro não queria colocar dinheiro nesse projeto, enquanto o governo rejeitou a ideia de uma sociedade mista e disse que algo desse porte tinha que ficar com a iniciativa privada. Até que surgiu o que eu gosto de chamar de “dia de sorte”: era domingo, 20 de abril de 1969. Presidente da República [Artur da Costa e Silva] estava indo para Guaratinguetá e havia uma comitiva enorme para recebê-lo, mas por causa de uma neblina, ele teve que ir pra São José dos Campos. Eu e minha equipe estávamos trabalhando naquele domingo. Então como não tinha ninguém lá par recebê-lo, eu tive que fazer isso sozinho. Era a minha chance de de fazer uma “lavagem cerebral”e convencê-lo a criar uma estatal de fabricante de aviões. E ele acreditou: em 19 de agosto de 1969, foi criada a Embraer.

Hoje, voamos em 90 países, e o curioso é que foi esse o número que “chutei” em 1969 quando o presidente me perguntou quantos países eu achava que teriam interesses em nossos aviões.

FONTE: InfoMoney

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016: TEKA TORQUATO (PR) É PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA. MIRABOR (PMDB) SERÁ O VICE


Accioly - O PMDB de Tarauacá acaba de anunciar através de sua direção que o partido fez uma aliança política com o Partido Republicano (PR), que tem como maior expressão no município, o ex-prefeito Vando Torquato. Os dois partidos chegaram ao entendimento e estão apresentando o nome da Professora Iderlúcia Torquato (TEKA) como pré-candidata a prefeita e o vereador Mirabor Leite retirou sua pré-candidatura a prefeito para ser vice. 

Teka e Mirabor compõe uma aliança com 6 partidos, PR, PMDB, PSC, PPS, PEN e PSDC. Serão lançados 44 candidatos a vereadores. A convenção para oficialização das candidaturas acontecerá no próximo domingo, 31 de julho, às 19 horas na câmara municipal.

LAVA JATO - MPF APRESENTA DENÚNCIA CONTRA 15 PESSOAS POR CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO EM ANGRA 3


Pedro Fonseca - A força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) para a operação Lava Jato no Rio de Janeiro denunciou nesta quinta-feira 15 pessoas suspeitas de participação em uma organização criminosa que comandava esquema de corrupção para a construção da usina nuclear de Angra 3 por meio de fraudes em contratos da Eletronuclear com as empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix.

Entre os denunciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, estão ex-diretores da Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras, e ex-executivos das duas construtoras, além de outros empresários que também fariam parte do esquema, informou o MPF em comunicado.

O ex-presidente da empresa Othon Luiz Pinheiro da Silva, que já é réu desde dezembro do ano passado no âmbito da investigação, não foi incluído na nova denúncia do MPF. No início deste mês, Pinheiro, que estava em prisão domiciliar, teve prisão decretada novamente como parte das investigações.

"Com o aprofundamento das investigações, constatou-se que o núcleo administrativo da organização criminosa não se compunha apenas pelo ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz, mas também pelos gestores Luiz Antônio de Amorim Soares, Luiz Manuel Amaral, Messias José Eduardo Brayner Costa Mattos, Edno Negrini e Pérsio José Gomes Jordani, todos agora denunciados pelo MPF", disse o Ministério Público em comunicado.

Segundo os investigadores, Pinheiro recebeu, entre outros repasses, pelo menos 12 milhões de reais em propina, enquanto os ex-diretores da Eletronuclear Luiz Soares e Edno Negrini receberam até 3,6 milhões de reais e os também ex-executivos da empresa Luiz Messias, José Eduardo Costa Mattos e Persio Jordani receberam até 2,4 milhões de reais.

As investigações envolvendo a Eletronuclear começaram no Paraná como parte dos inquéritos sobre o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava Jato, mas foram transferidas para o Rio de Janeiro por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, foi formado um cartel nas licitações de serviços de montagem da usina com envolvimento das empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix, que teriam feito pagamento de propinas ao executivos da estatal.

Em dezembro do ano passado, a Justiça Federal do Rio acatou denúncia contra Pinheiro e mais 13 pessoas por acusações de corrupção e outros crimes relacionados a contratos da usina de Angra 3.

27 de jul de 2016

CAÇA DA MARINHA CAI NO MAR DO RJ; PILOTO EJETA E AGUARDA RESGATE À DERIVA

Acidente foi durante treinamento com outro caça a 24 milhas da costa. Marinha faz grande operação para encontrar o piloto.



Um caça da Marinha do Brasil caiu no mar da Região dos Lagos do Rio na tarde desta terça-feira (26). O acidente foi durante um treinamento padrão que era feito junto com outra aeronave, a 24 milhas da costa, cerca de 44 Km de distância do litoral.

Segundo a Marinha, o piloto ejetou da aeronave e caiu no mar com vida, mas ele ainda não foi encontrado. Uma grande operação de resgate está em curso com navios, helicópteros e outras embarcações.

A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça que fazia o treinamento, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde eles tinham saído. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

FONTE: G1

Caças da Marinha colidem na Região dos Lagos; piloto está desaparecido

Um caça da Marinha do Brasil caiu após se colidir com outro avião no mar próximo à costa de Saquarema, na Região dos Lados, no início da tarde desta terça-feira. O acidente aconteceu durante um treinamento militar, a aproximadamente 44 quilômetros da praia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto de uma das aeronaves conseguiu pousar em segurança, já o outro teve que ejetar e está desaparecido.

Segundo a Marinha, o piloto que ejetou caiu em mar com vida, mas ainda não foi encontrado. Os bombeiros e a Marinha estão realizando uma operação de resgate com navios, helicópteros e outras embarcações. O avião que não caiu voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde eles tinham saído.

A Marinha do Brasil possui 23 caças Skyhawk, modelo de ambos os aviões envolvidos na colisão. Eles foram adquiridos das Forças Armadas do Kwait em 1998. Ao todo, 12 deles devem ser modernizados até o fim de 2017, com investimento de US$ 140 milhões.

FONTE: Jornal Extra

NOTA DA MARINHA SOBRE O ACIDENTE

“A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar que, na tarde desta terça-feira (26), ocorreu um acidente envolvendo uma aeronave da Força, modelo AF-1B, obrigando o piloto a se ejetar. A aeronave caiu no mar, nas proximidades de Saquarema – RJ.

A Marinha deu início às buscas pelo piloto e está prestando todo o apoio necessário à família do militar.

O acidente aconteceu quando a aeronave retornava de exercícios operativos e suas circunstâncias estão sendo apuradas”.

TARAUACÁ/ELEIÇÕES 2016. MARILETE E CHICO BATISTA SÃO APRESENTADOS OFICIALMENTE COMO CANDIDATOS A PREFEITO E VICE EM TARAUACÁ



Da Assessoria via Blog do Accioly - Uma aliança formada em Tarauacá, composta por 8 partidos, PSD, PP, PSDB, REDE, PDT, PHS, PRP e DEM, oficializou na noite desta terça feira, 26 de julho, a candidatura de Marilete Vitorino (PSD) para a prefeitura de Tarauacá e de Chico Batista (PP) para a vice-prefeitura. 

O lançamento da chapa aconteceu em convenção municipal unificada no Espaço do Swing Clube, as 19 horas, que ficou pequeno para a multidão que compareceu para prestigiar o evento e celebrar com festa o anúncio da chapa que vai disputar a gestão da "terra do Abacaxi Grande e da Mulher Bonita", pelos próximos quatro anos.

Além de Marilete e Chico Batista, participaram também do evento político os Senadores da República Gladson Cameli (PP), Sergio Petecão (PSD), Deputado Estadual Jesus Sérgio (PDT) Vereadora Janaína Furtado (Rede), Vereador João Moreira (PP), Vereador Pelé Campos (PMDB-Feijó), presidentes dos partidos da aliança, militância e população em geral. Na ocasião, também foram oficializados os nomes dos mais de 200 candidatos que disputarão as 11 cadeiras na Câmara de Vereadores de Tarauacá na legislatura que se inicia em 2017.

A Advogada e Professora Marilete Vitorino  chegou ao evento acompanhada de Chico Batista e foram bastante aplaudidos pelos presentes. Depois de cumprimentarem a população presente, foram convidados para compor a mesa de honra do evento. 

Em sua fala Marilete inicialmente agradeceu a presença dos parlamentares que vieram prestigiar a convenção, especialmente os Senadores Gladson Cameli e Sérgio Petecão. Agradeceu também aos representantes de cada partido integrante da coligação, aos pré candidatos a candidatas a vereadores e a comunidade presente naquele momento. 


"Estamos aqui pra retomarmos a luta que iniciamos em 2012 e que hoje a população reconhece e lamenta por ter sido enganada pelo PT. Estou extremamente estimulada para mais essa batalha que não será fácil. Sou grata pela oportunidade que está sendo dada a mim mais uma vez de ser candidata. Mais uma vez ao lado do amigo Chico Batista", disse Marilete.

A candidata criticou os membros do PT e aliados que compõem a atual administração, que mesmo antes da campanha eleitoral iniciar oficialmente, já começaram os ataque odiosos contra a pessoa dela e os membros de sua coligação, numa demonstração de total desespero, descontrole emocional e medo de perder o poder. 

"Convido todos a responder esses ataques odiosos com muito amor. A cada ofensa deles vamos distribuir esperança para a população. Eles não estão agredindo somente uma uma mulher, um esposa e uma mãe. Estão agredindo covardemente, todas as pessoas que ousam em discordar do modelo petista de governar que já está esgotado e precisa urgentemente ser substituído".

Muito emocionada pelos ataques sofridos e  proferidos pelos membros do  PT durante o dia inteiro nos sites de noticias e redes sociais, Marilete lembrou a todos os presentes dos ensinamentos de seu pai, o saudoso Ex-Prefeito Odilon Vitorino. 

"Eu e meus irmãos fomos educados para a vida com os ensinamentos e com um componente que falta para muitos do PT que é o amor. Nós recebemos muito amor da parte de nossos pais e fomos estudar e hoje graças a Deus somos todos formados e trabalhamos dignamente para o sustento de nossas famílias.  Sempre participamos das disputas políticas e nunca precisamos nos corromper para sermos o que somos hoje. Sou advogada a 20 anos e nunca me envolvi em corrupção e nunca usei dinheiro público para me beneficiar ou beneficiar meus parentes" desabafou.  

Chico Batista disse que já esperava esse desespero dos membros do PT que se acham os únicos capazes de governar e ainda não querem permitir que as outras forças políticas possam existir e nem tão pouco tenham a ousadia de apresentar suas candidaturas contra eless. Pelo que pensam os petistas, eles seriam candidatos sozinhos e teriam que ter 100% dos votos da população, pois eles sabem tudo e fazem tudo o que o povo quer. 

"Quero dizer ao Doutor Rodrigo Damasceno que no nosso governo ele vai participar sim. Vai atender o povo num dos nossos postos de saúde pois, como gestor ele é um bom médico e lá é o seu lugar e não na prefeitura", comentou.  

O Senador Sério Petecão disse que a população de Tarauacá agora terá a chance de rever um lapso politico que praticou em 2012 votando no PT. Disse ainda que não faltarão recursos de emendas parlamentares para Marilete governar o município. 

"A população agora tem a chance de em 2016 tirar o PT do poder em Tarauacá e em 2018 terminar a missão tirando o PT do Governo do Acre. Marilete fique tranquila que nós vamos continuar destinando recursos para o município de Tarauacá agora em volume maior para os investimentos que a cidade e a população necessitam", disse o Senador.

O Senador Gladson Cameli foi enfático ao afirmar que o povo e o Congresso Nacional já tiraram a Dilma e o PT do poder em Brasília e que se depender dele ela não voltará. 

"Meus irmãos de Tarauacá, eu estou muito feliz com o que o que presencio nesta noite. A união de todos em torno de uma proposta e de uma grande mulher que é Marilete Vitorino e também do nosso amigo Chico Batista. Vamos fazer uma campanha alegre e propositiva. Vamos tirar o PT do poder em Tarauacá porque em Brasília nós já tiramos", falou o Senador.  

O Deputado Jesus Sérgio disse que a população não quer mais esse tipo de administração que se instalou na cidade. 

"Essa é uma administração que governa para poucos e esquece a maioria do povo. Por isso a população precisa fazer a mudança. Meu mandato estará como sempre esteve a disposição dessa querida população e da administração municipal para lutar por melhorias para o município", falou o deputado.

CIENTISTAS DESVENDAM SEGREDO DAS MUDANÇAS NO CÉREBRO DURANTE A ADOLESCÊNCIA


Uma equipe da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identificou as áreas do cérebro que mais se alteram durante a adolescência.

Os pesquisadores também descobriram uma ligação entre o desenvolvimento do cérebro do adolescente e doenças como esquizofrenia.

A pesquisa foi publicada na revista especializada PNAS (Proceedings of the National Academy of Science, no original em inglês).
Áreas com muitas ligações a outras partes do cérebro se desenvolvem rapidamente em adolescentes
Pallab Ghosh - Tomografias cerebrais mostraram que são áreas associadas a processos de pensamento complexo.

O time do departamento de psiquiatria de Cambridge escaneou os cérebros de 300 jovens entre 14 e 24 anos.

Enquanto as áreas associadas com o funcionamento básico do corpo, como visão, audição e movimento, estão totalmente desenvolvidas na adolescência, as partes ligadas ao pensamento complexo e tomada de decisões ainda estão mudando.

Tais áreas são centros nervosos com várias conexões a outras partes essenciais do cérebro.

Você pode imaginar o cérebro como uma malha aérea global, formada por pequenos aeroportos pouco utilizados e grandes centros de conexão como o aeroporto de Heathrow (Londres), onde há muito tráfego.

O cérebro usa um arranjo semelhante para coordenar nossos pensamentos e ações.

Durante a adolescência, essa rede de grandes centros é consolidada e fortalecida. É um pouco como os grandes aeroportos se tornaram gradativamente mais movimentados ao longo dos anos.

Os pesquisadores então analisaram os genes envolvidos no desenvolvimento desses "hubs" cerebrais e descobriram que são similares àqueles associados com muitas doenças mentais, incluindo esquizofrenia.

A descoberta corrobora o fato de que muitas enfermidades mentais se desenvolvem durante a adolescência, afirma a pesquisadora Kirstie Whitaker.

"Nós revelamos um caminho da biologia das células pelo qual pessoas no final da adolescência podem ter seus prímeiros episódios de psicose", afirmou à BBC.

Muitos estudos já mostraram que, além de fatores genéticos, o estresse durante a infância e adolescência está ligado à ocorrência de doenças mentais.

Os novos achados indicam que maus tratos, abusos e negligência podem continuar a prejudicar o desenvolvimento de importantes funções cerebrais durante os cruciais anos da adolescência, contribuindo para a emergência de problemas mentais.

Sintomas de esquizofrenia:
Delírios
Dificuldade de concentração
Sentir que o corpo é controlado por outra pessoa
Alucinações
Perda de interesse, energia e emoções

O coordenador da pesquisa, Ed Bullmore, diz acreditar que a descoberta de um elo biológico entre o desenvolvimento cerebral do adolescente e o início de doenças mentais possa ajudar cientistas a identificar grupos de risco para essas enfermidades.

"Ao entendermos mais sobre o risco de esquizofrenia, isso nos dá uma oportunidade de tentar identificar indivíduos com possibilidade de se tornar esquizofrênicos no futuro próximo, nos dois ou três anos seguintes, e talvez oferecer algum tratamento útil para prevenir o aparecimento de sintomas clínicos."

O estudo também ajuda a compreender melhor as mudanças de comportamento e humor do adolescente durante o desenvolvimento cerebral normal.

"As regiões que mudam mais são associadas ao pensamento complexo e tomada de decisões. Isso mostra que adolescentes estão numa jornada rumo à vida adulta, para se tornarem alguém capaz de conectar todos esses fragmentos de informação", afirma Whitaker.

"É uma etapa muito importante. Você provavelmente não gostaria de ser criança por toda a vida. É uma fase poderosa e importante que devemos passar para nos tornarmos o melhor e mais capacitado adulto que possamos ser."

26 de jul de 2016

PADRE JACQUES HAMEL, 86 ANOS É DEGOLADO NA FRANÇA - ESTADO ISLÂMICO ASSUME AUTORIA


“O Estado Islâmico reivindicou o ataque ocorrido na manhã de hoje (26) em uma igreja em Saint Etienne du Rouvray, no Norte da França.”


CristalVox - Pelo menos três pessoas morreram e uma ficou ferida em estado grave após um ataque realizado na madrugada desta terça-feira (26), em uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, nas proximidades de Rouen, Norte da França.

O refém morto foi identificado pela mídia local como Jacques Hamel, um padre de 86 anos. Ele teria sido degolado. Os outros dois mortos são os agressores, que foram “neutralizados” pelas forças de segurança.

Além disso, uma religiosa foi hospitalizada em estado grave e um policial ficou ferido durante a operação. De acordo com a imprensa local, os criminosos teriam invadido a igreja, por volta das 9h horário local (4h no horário de Brasília) portando facas e gritando em defesa do Estado Islâmico. Além do padre e da religiosa, duas freiras e outras pessoas que estavam no local também foram feitas reféns.

O presidente da França, François Hollande, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, seguem para a cidade para acompanhar a situação.

A França está em estado de alerta desde 13 de novembro do ano passado, quando ataques jihadistas deixaram 130 mortos e centenas de feridos na capital, Paris. A medida de segurança foi ampliada depois de um ataque na cidade de Nice, no último dia 14, quando um homem ligado ao Estados Islâmico atropelou uma multidão que celebrava a data nacional do país, deixando 84 pessoas mortas.

LIDERANÇA DE TRUMP CONTRA HILLARY DESBANCA "ESPECIALISTAS"


Fizeram de tudo para desmerecer candidatura que hoje está mais forte do que nunca


Felipe Moura Brasil   - Eu havia tuitado no fim de semana esses 4 comentários a respeito da pesquisa instantânea da emissora CNN após o discurso do candidato Donald Trump na Convenção Nacional do Partido Republicano:
– CNN desmerece própria pesquisa pois 75% gostaram do discurso de Trump e 73% acham que ele leva EUA na direção certa.

– David Chalian (CNN) alegou que quem viu discurso tende a ser republicano, coisa que CNN jamais fez sobre pesquisas pró-democratas. Patético.
– CNN ainda enterrou própria pesquisa na internet. Só a cita em matéria sobre repercussão mundial do discurso pois um jornal espanhol a citou.
– É por essas e outras que o apelido da CNN nos EUA é Clinton News Network. Lamentavelmente, é esse tipo de veículo que se traduz no Brasil.
Nesta segunda-feira (25), no entanto, a CNN não teve como esconder o resultado de sua nova pesquisa nacional, que deixou a esquerda em pânico:
Donald Trump 44% x 39% Hillary Clinton.
Ué. “Especialistas” de esquerda e até de direita não diziam que a vitória de Hillary seria barbada? Tudo ainda pode acontecer, claro, mas o fato é que a corrida está muito mais disputada do que essa gente precipitada – ancorada mais em jornais esquerdistas americanos que nos anseios da população do país – podia conceber.
Um cenário com Trump na liderança não tinha a menor plausibilidade em suas cabecinhas.

Detalhe 1: Desde o ano 2000, nenhum candidato teve um salto tão grande de intenções de voto após uma convenção nacional partidária.
Detalhe 2: A imprensa fez o possível para desmerecer a convenção republicana, destacando única e exclusivamente um parágrafo do discurso de Melania Trump “colado” de Michelle Obama (o que levou uma redatora a pedir desculpas, alegando que, sem se dar conta do imbróglio, acabou incluindo na versão final trechos do pronunciamento de 2008 da atual primeira-dama que a mulher de Trump lhe havia lido como exemplo pelo telefone).
Detalhe 3: 68% dos entrevistados pela CNN NÃO consideram Hillary honesta nem confiável.
Detalhe 4: Outras pesquisas, como as do L.A. Times e Morning Consult, trazem resultados similares, com Trump na liderança.

Detalhe 5: Até o documentarista militante de esquerda Michael Moore já havia antecipado que acredita que Trump vencerá.
Detalhe 6: Até o oráculo da esquerda em matéria de estatística Nate Silver afirma que, se eleições fossem hoje, Trump venceria.
Detalhe 7: 53% dos americanos confiam mais em Trump que em Hillary (42%) para lidar com o terrorismo.
Trump passa contra terrorismo
Vazamento
Na noite de sexta-feira, o site Wikileaks ainda publicou cerca de 20.000 mensagens de e-mail internas do Partido Democrata revelando que sua cúpula sabotou a candidatura do socialista confesso Bernie Sanders, rival de Hillary durante as primárias para a Casa Branca, para beneficiá-la.
Ou seja: o partido não aprendeu a lição de Hillary de apagar e-mails comprometedores.
Para explicar o vazamento das mensagens, o Partido Democrata teve de apelar à teoria de uma conspiração do presidente russo, Vladimir Putin, para favorecer o candidato republicano (que a chamou de “a nova piada na cidade“). No domingo, em entrevista à emissora ABC, o gerente de campanha de Clinton, Robby Mook, defendeu que os e-mails foram vazados “pelos russos com o propósito de ajudar Trump”, citando “especialistas”, obviamente sem apresentar evidências.
Resultados: a presidente do Partido Democrata, Debbie Wasserman Schultz, anunciou sua própria renúncia; e Trump passou a explorar a sabotagem para atrair o voto do eleitorado de Sanders que, curiosamente, vaiou o ex-candidato na Filadélfia quando Sanders pediu votos para eleger Hillary.

TRIBUTO AO PASSADO - RIO BRANCO - AMBULATÓRIO DO HOSPITAL INFANTIL


Ambulatório do Hospital Infantil. Data: Década de 70
Acervo Digital: Memorial dos Autonomistas 

EM 2016, MAIS DE 80 BEBÊS JÁ MORRERAM NA MATERNIDADE BÁRBARA HELIODORA


Leia matéria completa no AC 24 hs

LUCRO DA TIM DESABA NO 2º TRIMESTRE E EMPRESA REDUZ INVESTIMENTO


Alberto Alerigi Jr. - A operadora de telefonia TIM teve forte queda no lucro líquido do segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado e anunciou uma redução de cerca de 11 por cento em seu plano de investimento entre este ano e 2018, que passou a cerca de 12,5 bilhões de reais.

A companhia encerrou o segundo trimestre com lucro líquido de 74,4 milhões de reais ante resultado positivo um ano antes de 943,5 milhões de reais. No período a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) teve redução de 44 por cento, a 1,24 bilhão de reais.

A expectativa da TIM informada na atualização de seu plano de investimento é de que a margem Ebitda da empresa apresente crescimento a cada ano entre 2016 e 2018.

No início do ano, a Telecom Italia, controladora da TIM, havia anunciado que a empresa pretendia investir até 14 bilhões de reais no Brasil entre 2016 e 2018.

O resultado do segundo trimestre veio com queda de 18 por cento na base de clientes pré-pagos da empresa enquanto o número de pós-pagos teve elevação de 1,4 por cento. Com isso, a receita líquida da TIM recuou 12,4 por cento no período.

A operadora apurou um aumento de 16,2 por cento na provisão para inadimplência dos clientes, que subiu a 69 milhões de reais.

"Apesar do ambiente macro difícil e dos esforços crescentes para aquisição de clientes pós-pagos, a TIM tem conseguido manter uma percentagem de provisões sobre receita bruta em

níveis muito saudáveis (1,2 por cento), repetindo a relação do primeiro trimestre", afirmou a operadora no balanço.

Os custos da operação avançaram 19,6 por cento, a 2,6 bilhões de reais, apesar da empresa ter obtido uma queda de 17 por cento nas despesas com pessoal no segundo trimestre, em meio a um programa de reestruturação iniciado no começo do ano e que incluiu demissões.

A dívida bruta subiu de 7,5 bilhões para 7,8 bilhões de reais, com 88 por cento do total sendo contratos de longo prazo e 22 por cento em moeda estrangeira, 100 por cento protegida por hedge, informou a TIM no balanço. Enquanto isso, o caixa caiu de 4,8 bilhões para 3,8 bilhões de reais.

A relação dívida líquida sobre Ebitda subiu de 0,48 vez no segundo trimestre do ano passado para 0,77 vez ao final de junho.

25 de jul de 2016

SEJA SÓCIO DA AMAERO - ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU AEROESPACIAL



A AMAERO - Associação de Amigos do Museu Aeroespacial foi criada em 2002 com o objetivo de prestar apoio ao MUSAL e difundir sua imagem. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos que funciona em uma sala cedida pelo MUSAL empregando trabalho voluntário. Uma de suas contribuições mais importantes é a intermediação de doações feitas por entidades públicas ou privadas ao MUSAL. A AMAERO tem dado um apoio valioso aos projetos de restauração de aeronaves e motores, à conservação dos prédios e hangares e à modernização das salas temáticas.

Contatos:

Tel. 2157-2899 / 2157-2898 - ramal: 2105

BANDO QUE FURTAVA VEÍCULOS É PRESO NA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA



Quatro homens foram presos por suspeita de integrarem um grupo que pratica assaltos e furtos de carros na região de fronteira. Um deles, segundo a polícia, tentava passar pela ponto Wilson Pinheiro, em Brasiléia, sentido Cobija, na Bolívia. Ele dirigia uma caminhonete roubada. Foi preciso à polícia atirar contra os pneus e tanque de combustível.


Preso, o suspeito, Francisco Braga, delatou todo o grupo e indicou onde cada um deles estariam. Rapidamente, a polícia militar se mobilizou para deter todos os outros. As informações sobre os crimes já haviam chegado aos policiais e as investigações estavam em curso.

Além de Francisco Jackson, também foi detido o irmão dele, Claudemario Lacerda Braga, Aloísio Rodrigo Silva Leite e Wilson Castro Nascimento. Isso tudo ainda no domingo. Já na madrugada desta segunda, os civis prenderam William Afonso de Oliveira. As informações são do site O Alto Acre.e dirigia uma caminhonete roubada. Foi preciso à polícia atirar contra os pneus e tanque de combustível.

Preso, o suspeito, Francisco Braga, delatou todo o grupo e indicou onde cada um deles estariam. Rapidamente, a polícia militar se mobilizou para deter todos os outros. As informações sobre os crimes já haviam chegado aos policiais e as investigações estavam em curso.

Além de Francisco Jackson, também foi detido o irmão dele, Claudemario Lacerda Braga, Aloísio Rodrigo Silva Leite e Wilson Castro Nascimento. Isso tudo ainda no domingo. Já na madrugada desta segunda, os civis prenderam William Afonso de Oliveira. As informações são do site O Alto Acre.

23 de jul de 2016

CADELINHA PROCURA DONO - 23/07/2016


Jean, marido da Georgethe informa que apareceu em sua residência  no condomínio no bairro da Copacabana uma cadela que deve estar sendo procurada pelo dono. Se alguém souber de alguma informação, avisar a um ou outro. 

PROGRAMAÇÃO DA EXPOACRE 2016


 
Foto: A gazeta

SÁBADO – Dia 23 de julho
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
20h00min – SUPERCROSS - Show de velocidade e manobras
radicais, na Arena de Rodeio. (Entrada franca)
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

DOMINGO – Dia 24 de julho
09h00min – Saída da Cavalgada da Expoacre 2016, do Calçadão da
Gameleira. Desfile pela Via Chico Mendes.
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
20h00min – BICICROSS, corridas e manobras em bicicletas
especiais, na Arena de Rodeio.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

SEGUNDA – Dia 25 de julho
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
19h00min – Leilão Comercial/ Criadores do Acre (Esteios Leilões),
no Tatersal Alemão.
20h00min – Solenidade de Abertura das Provas de Rodeio – Rodeio
V5 e Cia. de Rodeio Cuiabana, na Arena de Rodeio. (Entrada franca)
21h00min – Início das provas classificatórias do Rodeio da Expoacre
2016 – Qualify. (Entrada franca)
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

TERÇA – Dia 26 de julho
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
19h00min – Leilão de Elite/ Leilão Integração (LeiloMarca), no
Tatersal Alemão.
21h00min – Final das Provas do Rodeio, com premiação dos
vencedores do Rodeio da Expoacre 2016, na Arena de Rodeio.
(Entrada franca)
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

QUARTA – Dia 27 de julho
16h00min – Circuito de Provas do Laço, na Arena de Rodeio.
(Entrada franca)
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
19h00min – Leilão da Raça Girolando/ Fazenda Santa Terezinha
(LeiloMarca), no Tatersal Alemão.
23h00min – Show da MARÍLIA MENDONÇA, na nova Arena de Shows.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

Foto: Juruá on line

QUINTA – Dia 28 de julho
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
18h00min – Circuito de Provas do Team Penning, na Arena de
Rodeio. (Entrada franca)
19h00min – 10º Leilão Comitiva da Amazônia (Esteios Leilões/
Moares), no Tatersal Alemão.
20h00min – Show Evangélico, com a dupla Gospel Sertanejo ANDRÉ
& FELIPE, na nova Arena de Shows.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

SEXTA – Dia 29 de julho
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
18h00min – Circuito de Provas dos Três Tambores, na Arena de
Rodeio. (Entrada franca)
19h00min – Leilão de Elite/ 10º Nelore Star (Esteios Leilão/
Bovinos), no Tatersal Alemão.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre.

SÁBADO – Dia 30 de julho
16h00min – Leilão de Elite/ 20º Leilão da Fazenda Sinuelo 2R
(Esteios Leilões/ Bovinos), no Tatersal Alemão.
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposição, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016 ao público.
23h00min – Show com a dupla sertaneja JADS E JADSON, na nova
Arena de Shows.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento de todas as atividades do dia na
Expoacre 2016.

DOMINGO – Dia 31 de julho
12h00min – Leilão de Elite/ Fazenda Brasil (LeiloMarca), no Tatersal
Alemão.
18h00min – Abertura ao público dos estandes de exposições, dos
setores de gastronomia e das atividades de negócios e
entretenimento da EXPOACRE 2016.
23h00min – Show de encerramento da Expoacre 2016, com a dupla
sertaneja MARCOS & BELUCCI, na nova Arena de Shows.
24h00min – Fechamento dos estandes de exposições.
03h00min – Encerramento da EXPOACRE 2016.